Nova competição para chegar à lua: saiba tudo sobre a polêmica
A NASA nomeou duas empresas privadas para desenvolver pousos lunares que transportarão astronautas para a lua em 2024. As duas equipes - Blue Origin e Space X - foram encarregadas pela Agência Espacial Americana de construir seus próprios sistemas de pouso lunar e que possivelmente vão ser utilizados para futuras expedições.
É claro que essa nova corrida espacial envolve dois poderosos bilionários! A Space X é de propriedade de Elon Musk, empreendedor, filantropo e que possui uma fortuna de mais de 210 bilhões de reais. A Blue Origin é liderada pelo visionário Jeff Bezos, fundador da Amazon e que possui um patrimônio de 700 bilhões de reais. Em 2018 o magnata investiu 1 bilhão em pesquisas e testes na empresa.
O anúncio da NASA sobre os novos contratos dizia "Esta é a primeira vez desde a era Apollo que a NASA tem financiamento direto para um sistema de pouso humano, e agora temos empresas contratadas para fazer o trabalho para o programa Artemis. Com esses contratos, a América está avançando com o passo final necessário para levar novamente astronautas na Lua em 2024"
As empresas também se manifestaram por comunicado. A Blue Origin afirmou: "Este será o próximo grande marco na história dos vôos espaciais humanos, e estamos honrados em fazer parte disso. É hora de voltar para a Lua, desta vez para ficar". Já a Space X mostrou todo seu empenho dizendo que irá concentrar esforços e pesquisas em seu veículo espacial "Starship", que também está sendo desenvolvido para ajudar a colonizar Marte.
A NASA disse que trabalhará com as duas equipes nos próximos 10 meses, avaliando o progresso à medida que os sistemas de pouso forem desenvolvidos. Nesse ponto, a agência decidirá qual equipe terá permissão para executar missões de demonstração iniciais. Dessa forma, a NASA decidirá qual das duas deverá prosseguir para testes mais avançados e, finalmente, qual veículo servirá como o módulo de aterrissagem lunar.