O melhor Clube de Golfe do mundo adota práticas sustentáveis para eternizar o esporte
O suntuoso Golf Club de Cingapura está realmente focado em ter impacto positivo nas mudanças climáticas nessa nova década. Devido a relatórios ambientais sobre o esporte, ativistas do mundo inteiro tem atacado fortemente a prática. Afinal, os cambos exigem milhões de litros de água e toneladas de produtos químicos diariamente para manutenção.
Nomeado o melhor do mundo no World Golf Awards, o Clube de Cingapura desenvolveu um programa ambiental onde práticas sustentáveis e ecológicas vem sendo adotadas na rotina. A proibição do consumo e venda de garrafas de água feitas de plásticos nas dependências foi uma delas, agora todas são de matérias recicláveis - anualmente era consumido 150 mil garrafas por visitantes e jogadores nas dependências.
O clube também passou a utilizar apenas sacolas biodegradáveis e criou 40 colônias de abelhas. Outro detalhe importante é que parte da irrigação dos compos vem de 6 reservatórios que captam águas da chuva, diminuindo significativamente o consumo. Por lá, também foi introduziu o biochar, uma alternativa natural aos fungicidas e fertilizantes químicos que são aplicados nos gramados uma vez por semana.
Também foram instalados cinco baias de carregamento para automóveis, já que em 5 anos 60% dos carros de Cingapura vão ser elétricos e um novo sistema de ar condicionado com menor emissão de gases poluentes acabou de entrar em vigor em todo o espaço. Em constantes estudos, eles estão testando um digestor de resíduos que transforma resto de alimentos em um pó e que pode ser usado como fertilizante para os enormes gramados.
Os organizadores do Clube em Cingapura estão realmente dedicados nesse processo de sustentabilidade, pois acreditam que parte da vida do esporte depende dessa modernização e envolvimento com as questões ambientais do planeta. Diminuindo impactos e favorecendo opções mais ecológicas.