Papa na moda: quem foi o verdadeiro Papa fashion?
Ao longo dos anos, o Papa Francisco sempre seguiu um estilo minimalista e se distanciou de vestes oponentes e bordadas em ouro, como gostava seu antecessor, que era muito ligado em moda.
Papa fashion? Uma foto do Papa Francisco vestindo um casaco branco repercutiu nas redes sociais. A imagem, tida por alguns sites inicialmente como verdadeira, seria um marco na história, já que apresentava o pontífice usando uma peça muito diferente de suas vestes tradicionais. Porém, a imagem foi criada pelo artista Pablo Xavier, que usou inteligência artificial. Mesmo não sendo verdade, é importante lembrar que a moda sempre esteve presenta no Vaticano.
Ao longo dos anos, o Papa Francisco sempre seguiu um estilo minimalista e se distanciou de vestes oponentes e bordadas em ouro, como gostava seu antecessor Bento 16, que era preocupado com aparência e gostava de “produções” mais luxuosas.
Bento foi eleito papa em 2005 e seu interesse por moda já foi evidenciado no início de seu papado. Ao assumir, o Papa demitiu a equipe de Annibale Gammarelli, que pertencia à dinastia responsável pelas vestes papais desde 1792 e convidou para ocupar o cargo seu alfaiate, Alessandro Cattaneo e Raniero Mancinelli - especialista em roupas religiosas de luxo.
Outra polêmica que precisou até ser esclarecida até pelo jornal do Vaticano, foram os tradicionais sapatos vermelhos usados por Bento. Alguns afirmavam que eles eram da Prada, mas a questão foi desmentida em comunicado oficial, afirmando que o então Papa não usava calçados da famosa marca italiana.