Príncipe Philip será homenageado por centenário
O príncipe Philip morreu aos 99 anos em 9 de abril, poucos meses antes de completar seu centenário que seria comemorado em 10 de junho. Para marcar a ocasião duas exposições foram planejadas: uma no Castelo de Windsor e outra no Palácio de Holyroodhouse, ambas intituladas de "Prince Philip: A Celebration"
O Castelo de Windsor - onde Philip passou os últimos meses de sua vida ao lado da Rainha Elizabeth - será explorado como parte da homenagem. Sua mãe, princesa Alice de Battenberg, nasceu no local em 1885 e entre os objetos em exibição estará um diário da Rainha Vitória observando como ela era um bebê bonito. Além disso, vão estar expostas às vestes e joias que Philip usou na coroação de sua esposa em 1953 e o trono que foi feito após a ocasião para ele. A exposição em Windsor também terá foco em contar sobre o trabalho do príncipe na restauração do castelo após o incêndio de 1992.
Enquanto isso no Holyroodhouse localizado em Edimburgo, capital escocesa, a homenagem terá ênfase na carreira naval do príncipe, que foi um herói da Segunda Guerra Mundial e teve que abondar sua promissora vida na marinha após a coração da esposa. Entre os itens expostos estão o diário de bordo de Philip, descrevendo a missão do HMS Valiant durante a Batalha do Cabo Matapan, o convite de casamento com Elizabeth e o cardápio do café da manhã das núpcias com a rainha em 1947.
Para continuar o legado de Philip na história, o Palácio de Buckingham anunciou que o Conde de Wessex cuidará do "Prêmio do Duque de Edimburgo", criado por seu pai em 1956. O prêmio oferece uma estrutura para jovens entre 14 e 24 anos de idade se desafiarem em uma ampla variedade de interesses fora da sala de aula. Desde oo seu lançamento, milhões de adolescentes foram ajudados a construir sua confiança e independência. No momento, mais de 40.000 jovens no Reino Unido e mais de um milhão em todo o mundo estão trabalhando envolvidos com o prémio.