Hommes

Príncipe William se uniu a líderes no funeral do papa Francisco

Príncipe William esteve ao lado de chefes do estado sem Kate Middleton para prestar homenagem ao pontífice

lady person tie adult male man glove shoe hand people
Príncipe William | Getty Images

Neste sábado (26.04), Príncipe William compareceu sozinho ao funeral do Papa Francisco em Roma. Para a cerimônia de despedida do pontífice que reuniu chefes de estado, o filho mais velho do Rei Charles III não estava acompanhado da esposa Kate Middleton. Dias antes, o Palácio de Kensington havia confirmado a presença do monarca e a Princesa de Gales já não era esperada.

 

Segundo o Palácio em declaração recente à revista Vanity Fair, o motivo pelo qual o herdeiro do trono inglês esteve no lugar do rei Charles III é o mesmo que fez o atual rei representar sua mãe, a rainha Elizabeth II, no funeral do papa João Paulo II em 2005. Segundo o comunicado oficial, há um “protocolo e precedente que determina que o Soberano não compareça a funerais”.

Anos atrás, o então Príncipe Charles marcou presença na cerimônia sem a sua companheira, a conhecida, hoje, como rainha Camilla. O casamento de Charles e a rainha consorte precisou ser adiado em um dia devido ao funeral. Alguns dias antes, a esposa do monarca se juntou a Charles em um culto realizado na Abadia de Westminster em memória do Papa João Paulo II.

 
 

Autoridades no funeral

Além Príncipe William, diversas lideranças mundiais estiveram no funeral do papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano. A cerimônia de despedida do pontífice começou neste sábado (26.04), às 5h, no horário de Brasília (10h no horário de Roma).

De acordo com o portal CNN Brasil, mais de 250 mil pessoas, além de dezenas de chefes de Estado, compareceram ao rito fúnebre que durou 2 horas e 10 minutos.

 

O início ocorreu com a Missa de Exéquias, celebração dedicada aos fiéis que faleceram. Segundo a agência de notícias Reuters, a cerimônia deveria ser concelebrada por 220 cardeais, 750 bispos e padres perto do altar, além de 4 mil padres na praça. Muitos fiéis enlutados estiveram no momento para a despedida da figura religiosa.

Segundo o Vaticano, 130 delegações estrangeiras, incluindo cinquenta chefes de Estado, dez monarcas e outras lideranças confirmaram presença. As autoridades foram dispostas segundo o protocolo, com os presidentes da Argentina, terra natal de Francisco, e da Itália, na primeira fila. Depois, ficaram a realeza e demais presidentes sentados por ordem alfabética.

 

Entre os líderes e chefes de estado, estavam Lula, Joe Biden, Donald Trump, Volodymyr Zelensky, Emmanuel Macron, Javier Milei, entre outros nomes conhecidos.

 
 
 

Despedida

 

O papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Em cerca de 100 anos, a autoridade religiosa se tornou o primeiro pontífice a ser enterrado fora do Vaticano. O caixão foi fechado na última sexta-feira (25.04), em uma cerimônia fechada com cardeais. Um Livro dos Evangelhos foi colocado em cima do caixão fechado do papa Francisco que foi carregado pelos Cavalheiros de Sua Santidade que são mordomos ou criados do papa. O cortejo fúnebre levou o caixão para a igreja a pedido do próprio pontífice. Segundo informações divulgadas pelo portal CNN Brasil, 150 mil pessoas estiveram presentes.

De acordo com a Santa Sé, cerca de 250 mil pessoas estiveram no velório de Francisco e se despediram do líder católico.

 

Tags

Posts recomendados