Príncipe William tem o futuro da monarquia em suas mãos
O que será do futuro da monarquia? Segundo pesquisadores, tudo está nas mãos de Príncipe William, o segundo na linha de sucessão ao trono
Para os preocupados com o futuro da monarquia, fica cada vez mais evidente a atenção dada ao neto da rainha Elizabeth, que em breve comemorará seu 70º aniversário no trono britânico.
Os últimos anos foram conturbados para a família real, que passou por alguns escândalos, como o processo de abuso sexual contra Andrew, filho de Elizabeth, a investigação sobre possíveis irregularidades na principal instituição de caridade de Charles, além da decisão de Harry de abandonar a família real.
Dada a crescente preocupação com a saúde da rainha, que tem se afastado de compromissos públicos, é necessário um olhar crítico para o passado da monarquia, como também para as metas em um futuro próximo. Nesse cenário, William, segundo na linha de sucessão ao trono e sua esposa Kate são os mais populares entre o povo, depois da rainha. Pesquisas indicam, ainda, que os súditos com menos de 50 anos são mais ambivalentes sobre o regime monárquico.
Assim, para Matthew Dennison, biógrafo da rainha, o futuro da monarquia britânica depende de William. A surpreendente saída de Harry e Meghan, seguida de sua mudança para os EUA, amplia a pressão sobre William, de 39 anos, e sua família. Para Charles Era, ex-correspondente do jornal Sun, “William é a pessoa-chave, porque William será rei um dia. Ele é o último dos moicanos, basicamente. Acho que muito depende dos ombros de William para o futuro da monarquia.”