Príncipe William vai lançar documentário sobre projeto social
O herdeiro do trono inglês está nas filmagens da produção que mostrará a realidade da falta de moradia no Reino Unido
Nos últimos tempos, Príncipe William, 42, está diante das câmeras para mostrar um pouco mais dos bastidores de uma de suas iniciativas sociais mais relevantes.
Segundo o portal da Revista People, o herdeiro do trono inglês vai apresentar o programa Homewards cujo objetivo é acabar com a falta de moradia. O projeto será exibido por meio de um documentário dividido em duas partes que irão ao ar nas redes de televisão britânica ITV1 e ITVX nos próximos meses.
Prince William: We Can End Homelessness vai mostrar o primeiro ano de trabalho da iniciativa social que já atua há meia década. Através do documentário, o público terá a chance de acompanhar o cotidiano de príncipe William na busca por histórias de pessoas do Reino Unido que enfrentam a falta de moradia ou que já tiveram experiências parecidas. A produção também dará destaque aos esforços notáveis de defensores e líderes de projetos sociais que trabalham em locais importantes, como Aberdeen, Bournemouth, Christchurch e Poole, Lambeth, Newport, Irlanda do Norte e Sheffield.
Herdando o legado social de sua mãe, o compromisso de William em realizar os ideais da iniciativa remetem aos valores incutidos pela Princesa Diana. Desde jovem, a mãe do príncipe herdeiro sempre fez questão de expor seus filhos às realidades da vida fora dos corredores de Windsor. Ela acreditava na importância da compaixão, da empatia e, por isso, sempre levava William e Harry em visitas não divulgadas a abrigos para moradores de rua.
As experiências vividas pelo príncipe moldaram sua personalidade e seu propósito altruísta na realização de projetos sociais. Neste contexto, é notável a sua compreensão da falta de moradia e seu desejo por fazer a diferença na vida das pessoas. Como Diana, William se tornou patrono do Centrepoint, instituição de caridade para moradores de rua no Reino Unido.
A série encabeçada pelo príncipe William é comandada por Leo Burley, diretor premiado pelo British Academy Film Awards (Bafta) no ano passado. Em declaração à Revista People, ele explicou alguns detalhes do projeto em andamento. "No ano passado, passamos um tempo acompanhando o príncipe William e a The Royal Foundation durante o primeiro ano do programa Homewards. Ouvimos algumas histórias incrivelmente comoventes de pessoas em todo o país enfrentando a falta de moradia”.
Burley ainda explicou o enfoque que será dado no documentário. "Da falta de moradia nas ruas de Newport às famílias que vivem em acomodações temporárias em Sheffield, e jovens sem-teto em Aberdeen, o documentário faz um retrato da falta de moradia em todo o Reino Unido hoje, trabalhando com muitas pessoas que nunca esperaram experimentar a vida sem um lugar para chamar de lar”, disse ele. “Todos com quem filmamos entenderam os holofotes que o príncipe William e a Homewards estão colocando na crise da falta de moradia no Reino Unido”, revelou o diretor.
O Projeto
Fundado pelo Príncipe William e pela The Royal Foundation em junho de 2023, o programa Homewards tem o objetivo de fazer a falta de moradia se tornar escassa. Ao trabalhar com seis locais no Reino Unido, a iniciativa busca desenvolver soluções que podem ser dimensionadas em todo o país. Com a execução dos objetivos propostos, o desejo maior é impulsionar mudanças duradouras e acabar com o problema para sempre.
Anteriormente, príncipe William revelou que tem um diálogo aberto com seus filhos sobre o assunto. O Príncipe de Gales, pai de Príncipe George, 10, Princesa Charlotte, 9, e Príncipe Louis, 6, com sua esposa Kate Middleton — disse que fala sobre falta de moradia com os pequenos "no trajeto para a escola". “Falamos sobre o que vemos. Dirigindo [em Londres], costumávamos ver regularmente pessoas sentadas do lado de fora de supermercados e falávamos sobre isso”, declarou William ao jornal dominical britânico The Sunday Times.
O príncipe ainda disse à publicação que pergunta aos filhos: “Por que eles estão lá? O que está acontecendo?''. Ele acrescentou que as discussões são importantes para a sua família. “Acho que é do interesse de todos nós, é o certo a fazer, expor as crianças, no estágio certo, no diálogo certo para que possam entender a situação”, disse ele. “Eles [irão] crescer sabendo que, na verdade, alguns de nós são muito afortunados e outros precisam de ajuda. Existem aqueles que precisam fazer mais e ajudar os outros a mudarem suas vidas”, disse William.
Além do documentário, a Homewards está anunciando uma exposição inovadora, aproveitando o poder da arte para aprofundar a compreensão sobre o assunto e inspirar otimismo sobre o fim da triste condição social. A Saatchi Gallery, galeria de arte contemporânea de Londres, em parceria com o projeto Homewards e a Eleven Eleven Foundation, sediará Homelessness: Reframed nos próximos meses. A exposição de arte mostrará a complexidade da falta de moradia em todo o país e dará ao público uma oportunidade de se envolver com as histórias dos mais afetados.