Qual o único título que o príncipe Andrew não perdeu?
O príncipe Andrew se envolveu em graves polêmicas e além de ser afastado de suas funções perdeu quase todos seus títulos reais.
O príncipe Andrew, conhecido por muitos como filho favorito da Rainha Elizabeth, já não estava mais representando a coroa e também perdeu todos seus títulos reais. A decisão aconteceu por conta de diversas polêmicas e acusações de abuso sexual que Andrew estava envolvido. Em um recém comunicado histórico, o Palácio de Buckingham afirmou: “Com a aprovação e o acordo da rainha, os patrocínios militares e reais do duque de York foram devolvidos à rainha. O duque de York continuará a não assumir nenhuma função pública e está defendendo o caso como cidadão privado”.
Desde 2019, o príncipe enfrentava uma batalha judicial com Virginia Giuffre, que relatou ter sido obrigada a ter relações sexuais com Andrew quando tinha 17 anos. Por sua vez, o membro da realeza negou as acusações e seus advogados tentaram a anulação do processo, mas a justiça de Nova York não aceitou o pedido. O caso agora foi encerrado com uma negociação milionária feita longe dos tribunais, mas Andrew continuará totalmente afastado do núcleo da realeza.
Apesar da humilhação de “devolver” todos os títulos para a mãe, Andrew ainda detém um único título, o de vice-almirante da Marinha Real Britânica, que recebeu como designação honrosa pelos seus serviços nas Forças Armadas de Sua Majestade durante a Guerra das Malvinas em 1982. Na ocasião, o príncipe atuou como piloto de helicóptero e recebeu a honraria após a vitória dos britânicos. Arrasado por perder sua posição, segundo amigos relataram para tabloides britânicos, Andrew ainda se sentiu ainda mais oprimido por um dia ter sido o membro da realeza com mais condecorações.