Rolex e Wimbledon: uma história de tradição, respeito e excelência
O torneio de Wimbledon acaba de começar, e é claro que a Rolex não poderia ficar de fora dessa!
É um fato: os campeonatos de Wimbledon são um compilado de pura excelência desde sua criação, em 1877. O torneio de tênis é o mais antigo do mundo e, junto de sua tradição, não poderíamos esperar parcerias menos tradicionais.
O Wimbledon ocupa um lugar especial entre as colaborações esportivas da Rolex, marcando o início de seu relacionamento com o tênis mais de 40 anos atrás. Assim, claro, a 136ª edição de Wimbledon, que será disputada de 3 a 16 de julho, tem a Rolex, mais uma vez, presente como sua cronometrista oficial.
O palco da quadra central já sediou muitos duelos épicos na história do jogo e um jogador particularmente sinônimo de seu gramado sagrado é Roger Federer que, além de profissional é um Rolex Testimonee.
Com um recorde de oito títulos individuais masculinos, ele comemora o 20º aniversário desde seu primeiro triunfo em 2003 - uma vitória que iniciou sua era de domínio no jogo moderno, no qual conquistou 20 títulos de Grand Slam individuais. Refletindo sobre seu sucesso excepcional em Wimbledon, Roger Federer disse: “É muito especial ganhar oito títulos. Wimbledon sempre foi meu torneio favorito e sempre será meu torneio favorito. Meus heróis caminharam pelos terrenos aqui. Por causa deles, acho que me tornei um jogador melhor e manter o recorde de mais títulos individuais masculinos obviamente significa muito para mim. Fazer parte da história de Wimbledon é realmente incrível.
Os campeonatos também foram uma rica fonte de sucesso para Björn Borg, que conquistou cinco títulos consecutivos entre 1976 e 1980. Comentando sobre sua afinidade com Wimbledon, Björn Borg disse: “ Sempre foi meu sonho jogar em Wimbledon. Em 1972, joguei a final júnior de Wimbledon na quadra dois e, depois de vencer, corri para a quadra central para assistir ao set final da final masculina. Foi uma experiência inacreditável e eu disse a mim mesmo: 'Um dia vou jogar nesta quadra'. Quando meu sonho se tornou realidade e eu joguei na quadra central, foi a coisa mais maravilhosa e a maior da minha vida como tenista. Wimbledon é o torneio que todo mundo quer ganhar. ”
Outros membros da família Rolex que triunfaram em Wimbledon incluem Rod Laver, que reinou supremo em quatro ocasiões (1961, 1962, 1968, 1969) e Chris Evert, que ergueu o prato Venus Rosewater três vezes (1974, 1976, 1981). Esses jogadores escreveram a lenda de Wimbledon, abrindo caminho para a geração moderna seguir seus passos. Entre aqueles que buscam imitar suas façanhas este ano está Carlos Alcaraz, que perdeu por pouco para o também Depoimento Jannik Sinner em um confronto pesado na quarta rodada em 2022. Taylor Fritz também buscará aprimorar seu desempenho impressionante no torneio do ano passado, no qual ele chegou às quartas de final.
No jogo feminino, Iga Swiatek espera somar seus quatro títulos de Grand Slam e conquistar seu primeiro na grama bem cuidada da quadra central, tendo já demonstrado seu domínio no saibro e em quadras duras. As outras embaixadoras Coco Gauff, que se tornou a mais jovem qualificada para o sorteio de simples feminino aos 15 anos de idade em 2019, e a 5ª do mundo Caroline Garcia também estarão competindo por uma sequência de sucesso.
Embora em constante mudança, as regras de Wimbledon permanecem imersas na tradição, destacando o desejo dos organizadores de manter os mais altos padrões de etiqueta. Os jogadores prestam respeito inabalável às regras do torneio e à rica herança, e buscam ganhar o respeito de seus colegas e do público do tênis por meio de suas ações na quadra. Com uma superfície de jogo excepcional, respeito pela tradição e um passado histórico decorado pelos grandes que fizeram seu nome nas quadras do All England Lawn Tennis & Croquet Club, Wimbledon é o templo do tênis.