Tudo que você precisa saber sobre Edward, o filho mais reservado da rainha Elizabeth
Enquanto os três irmãos se destacam por suas peculiaridades, príncipe Edward, o mais novo dos filhos da Rainha da Inglaterra, afastou-se dos escândalos que costumam cercar a família real britânica, sendo o único, por exemplo, a não ter passado por um divórcio. O conde de Wessex destaca-se ainda por seu estilo de vida marcado pela sensibilidade e pela aproximação com as artes.
Por estar longe na linha de sucessão, é provável que Edward, nascido em 10 de março de 1964, nunca tenha se preocupado em ocupar o trono. A despretensão lhe permitiu não ter um desempenho escolar tão satisfatório quanto o que se espera de um membro da família real- suas notas na escola eram medianas. Ao formar-se, passou por um período sabático na Nova Zelândia.
De volta à Inglaterra, formou-se em Cambridge com notas regulares. Após a conclusão dos estudos, voltou-se para a carreira militar, por conta da influência de seu irmão Andrew, e em 1986 começou a trabalhar junto aos fuzileiros navais reais. No entanto, essa ainda não era sua verdadeira vocação e, no ano seguinte, abandonou o trabalho. A desistência foi vista como sinônimo de fraqueza pela imprensa, que não poupou o príncipe de fortes críticas.
Tendo passado por esse difícil período, o caçula da rainha resolveu se aventurar na produção de musicais. O início dessa trajetória, entretanto, começou despretensiosamente, quando, em comemoração aos 60 anos da rainha Elizabeth II, Edward encomendou o musical Cricket como presente. Os produtores notaram o entusiasmo do conde de Wessex e o convidaram a trabalhar como assistente de produção em musicais.
O Fantasma da Ópera e Cats são alguns dos grandes espetáculos de que participou. Em 1993, o príncipe passou a administrar a produtora Ardent Productions, responsável pela criação de variados documentários. O Reino Unido não aprovou muito a escolha de Edward, que foi mais bem recebida nos Estados Unidos.
Foi também nesse período que a vida pessoal do conde de Wessex ganhou destaque. Em 1994, Edward conheceu Sophye Rhys-Jones, com quem se casou em 1999, em cerimônia relativamente simples, quando comparada às dos irmãos. O casamento não teve ampla repercussão midiática, visto que a atenção da imprensa ainda estava voltada à morte de Diana, há quase dois anos. A estabilidade do casamento é notável, não havendo nenhum escândalo associado aos condes de Wessex, pais de dois filhos: Louise e James Windsor.