Joias

Bvlgari traz novos modelos de joias e relógios da Tubogas ao Brasil

A coleção Bvlgari Tubogas, inspiração da plataforma Bvlgari Studio no Brasil, traz novos modelos de joias e relógios todos em ouro amarelo

accessories adult female person woman jewelry bracelet
A coleção Bvlgari Tubogas, de joias e relógios - Foto: Bvlgari / Divulgação.

A coleção Bvlgari Tubogas, inspiração da plataforma Bvlgari Studio no Brasil, traz novos modelos de joias e relógios todos em ouro amarelo, material-símbolo da maison de Roma. Confira!

A Bvlgari anuncia a chegada de seu projeto global Bvlgari Studio ao Brasil. Essa plataforma criativa multidisciplinar, focada na colaboração de talentos inovadores, foi introduzida pela maison romana no início de 2024 com um evento em Seul, e desde então vem deixando sua marca em grandes metrópoles ao redor do mundo, como Nova York, mais recentemente, e, em breve, São Paulo. Nesse palco de cocriação, intercâmbio e experimentação, o espírito de inovação da Bvlgari encontra a criatividade de mentes contemporâneas para reinterpretar e elaborar a narrativa dos seus ícones mais emblemáticos. As iniciativas no Brasil terão como foco a nova coleção de joias Tubogas, feitas a partir da técnica artesanal histórica de elos sem soldas, mundialmente reconhecida pelas pulseiras envolventes e maleáveis dos relógios-joias Bvlgari Serpenti.

wristwatch accessories gold jewelry
A coleção Bvlgari Tubogas, de joias e relógios - Foto: Bvlgari / Divulgação.

Enraizada no savoir-faire de 140 anos da joalheria e destacando criações em ouro amarelo, a coleção Bvlgari Tubogas une herança e modernidade a uma abordagem visionária de estilo inconfundível. A técnica Tubogas foi, ao longo da história da joalheria romana, pioneira em uma nova visão estética, com seus elos de ouro flexíveis e elegantes. Foi em 1948 que a maison criou a pulseira maleável e envolvente de seu primeiro relógio-joia Serpenti. Seu nome veio do cano usado para transportar gás pressurizado na década de 1920 – e a técnica de joalheria instantaneamente se destacou pela integração perfeita entre funcionalidade e estética nos anos do design industrial. No entanto, foi na década de 1970 que o método se tornou um ícone. Em combinação com pedras preciosas coloridas, em variações essenciais e minimalistas, ou em versões de linhas icônicas da Bvlgari – como Monete, Serpenti, Parentesi e Bvlgari Bvlgari –, Tubogas se torna a expressão de um estilo. A maison romana celebra o lançamento dos novos designs marcantes de Tubogas com um evento especial para convidados no Bvlgari Studio, tendo a técnica e suas novas interpretações Tubogas como inspiração. Um novo relógio Bvlgari Tubogas destaca a identidade da maison como uma joalheria relojoeira pioneira. O relógio une a flexibilidade tubular da pulseira Tubogas com a gravação do logotipo duplo na caixa de ouro amarelo, inspirada nas inscrições redondas das antigas moedas romanas. “Tubogas é a assinatura inconfundível da Bvlgari. Fundindo linhas fluidas e design arrojado, ela simboliza o artesanato incomparável da maison e um dos designs mais icônicos do século 20”, fala Fabrizio Buonamassa, diretor criativo de relógios da Bvlgari. De fato, Tubogas é uma representação perfeita da capacidade da Bvlgari de misturar alta relojoaria com artesanato de alta joalheria. A técnica, originalmente nascida no mundo da relojoaria, oferece flexibilidade, versatilidade e uma estética arrojada que transcende disciplinas. “A fluidez da Tubogas permite que ela abrace o pulso, seja como um relógio, seja como uma joia, tornando-a uma escolha natural para ambos os reinos. Sua transição para joias é uma prova de como a Bvlgari funde tradição com inovação, ultrapassando limites ao aplicar técnicas consagradas pelo tempo a novos contextos”, continua ela.

accessories jewelry bracelet ornament belt
A coleção Bvlgari Tubogas, de joias e relógios - Foto: Bvlgari / Divulgação.

O apelo atemporal de Tubogas está na sua modernidade e adaptabilidade. Seu design elegante e suave complementa facilmente qualquer look, desde trajes casuais para o dia até mais sofisticados, para a noite. “As linhas limpas e o enrolamento distinto dão a ela um tom de vanguarda, enquanto sua estrutura garante conforto. O fato de a Tubogas ser uma técnica artesanal e um design icônico fala de sua versatilidade – ela se adapta ao estilo e ao humor de quem a usa, sempre fazendo uma declaração de luxo discreto.”

As peças dessa coleção são todas em ouro amarelo, material que incorpora o espírito e a herança ousados e mediterrâneos da Bvlgari. “Seu calor e sua riqueza realçam perfeitamente a fluidez do Tubogas, destacando a elegância e a beleza atemporal do design. O ouro amarelo também é um material que reflete a luz lindamente, adicionando um toque radiante a cada peça”, diz Buonamassa. Ao escolher o ouro amarelo, a Bvlgari homenageia suas raízes romanas ao criar peças que são clássicas e modernas, uma espécie de assinatura dupla da maison. “Tubogas representa a inovação e a criatividade da marca, enquanto o ouro amarelo simboliza a rica herança e conexão da Bvlgari com Roma. Juntos, eles formam uma combinação poderosa que incorpora a essência da maison – uma fusão de tradição e modernidade, artesanato e design arrojado.”

accessories adult female person woman jewelry blouse necklace ornament head
A coleção Bvlgari Tubogas, de joias e relógios, tem raízes no savoir-faire de 140 anos da maison romana. Seu nome deriva do cano usado para transportar gás pressurizado na década de 1920 - Foto: Bvlgari / Divulgação.

Nos relógios dessa coleção, os principais códigos da Bvlgari – como audácia, inovação e elegância atemporal – estão totalmente expressos. As linhas elegantes do relógio refletem o icônico design Serpenti, outro símbolo da história da Bvlgari. “E, claro, o uso do ouro amarelo se alinha com o amor duradouro da marca por materiais ousados e luxuosos que resistem ao teste do tempo. Criar um relógio-joia como esse é um processo intrincado e altamente qualificado. De uma perspectiva de design, requer encontrar um equilíbrio entre a estética da alta joalheria e a funcionalidade da relojoaria fina. A técnica Tubogas em si exige um nível excepcional de artesanato, garantindo que cada bobina seja precisa, fluida e confortável de usar. Integrar o relógio a esse design sem comprometer sua beleza ou praticidade é um verdadeiro feito de engenhosidade, mostrando a experiência da Bvlgari em ambas as áreas”, finaliza Buonamassa.

BVLGARI STUDIO EM SÃO PAULO

Como parte das iniciativas do Bvlgari Studio e para marcar a introdução de Tubogas no mercado brasileiro, a Bvlgari convidou o artista multimídia brasileiro Leandro Vigas para desenvolver um projeto de grande escala inspirado na coleção. “A engenhosidade da Bvlgari em ressignificar uma antiga técnica industrial para desenvolver um produto de arte e design, como Tubogas, se conecta muito bem com meu trabalho”, diz o artista catarinense com formação em design gráfico e cinema, que atua profissionalmente no universo de arte desde 2010, usando instalações de luz, projeções 360 graus e performances ao vivo. Sua obra dedicada à Bvlgari, que inclui elementos interativos de luz e movimento, contará com um sistema sensorial inovador, desenvolvido especialmente para o projeto. Esse recurso interativo vai captar os movimentos do público para criar efeitos dinâmicos de luz, resultando em um diálogo marcante entre obra e espectador, no qual o visitante passa a fazer parte da construção da experiência artística. A instalação fica em exposição no espaço Cidade Jardim Home & Design de 6 de novembro até o fim de dezembro. Com essa colaboração, Vigas se une ao time de criativos globais que vêm contribuindo com suas visões artísticas para o legado de inovação da maison, incluindo, entre outros, o DJ e produtor ítalo-americano Anyma, o multi-instrumentista jamaicano Masego, o artista alemão Christopher Bauder, a bailarina Isabella Boylston, o designer gráfico Antoni Tudisco, responsável pela campanha digital do projeto, e o coreógrafo francês Sadeck Berrabah, famoso por suas performances focadas nos movimentos dos braços e das mãos. A seguir, Vigas conta mais sobre a parceria com a Bvlgari.

accessories jewelry ornament necklace bangles
A coleção Bvlgari Tubogas, de joias e relógios, tem raízes no savoir-faire de 140 anos da maison romana. Seu nome deriva do cano usado para transportar gás pressurizado na década de 1920 - Foto: Bvlgari / Divulgação.

L’OFFICIEL Como diria que o seu trabalho se conecta à técnica ancestral que viabiliza Tubogas? 

LEANDRO VIGAS Eu vejo uma similaridade na forma de pensar o meu trabalho, que é buscar, no âmbito industrial, técnicas e referências que possam ser aplicadas de maneira inovadora. Isso permite a criação de uma nova linguagem com essas técnicas. Tenho pesquisado sobre esse tema há bastante tempo, especialmente sobre projetos que utilizam elementos industriais. Encontrei essa identificação na Bvlgari, onde se percebe um olhar apurado sobre a indústria, aplicado de forma única. No caso deles, essa abordagem resultou em produtos que se tornaram uma marca registrada da própria marca.

 

L’O Como as peças de Tubogas inspiraram você? 

LV Quando recebi o convite da Bvlgari, comecei a pesquisar sobre o processo de desenvolvimento, e foi uma experiência muito interessante. Encontrei uma similaridade na forma e na técnica, que se alinha a muitos dos projetos que já realizei anteriormente. Isso trouxe uma sensação de familiaridade que foi muito positiva. A textura criada nas peças da Bvlgari remete visualmente a uma técnica que eu já utilizo em meu trabalho, o que gerou uma conexão incrível.

 

L’O Além de luz e movimento, seu projeto para Bvlgari Studio envolve um sistema sensorial. Conte um pouco mais sobre ele. 

LV A obra é de grande escala, e o público poderá interagir diretamente com ela. As pessoas vão se posicionar dentro da instalação, o que permitirá uma interação direta com a luz presente na obra. Os movimentos serão mapeados por um sistema específico, gerando uma resposta imediata aos gestos e movimentos. Assim, os visitantes podem criar movimentos com os braços ou com o corpo, e cada movimento resultará em uma resposta diferente da obra.

 

L’O Qual o significado de ter sido escolhido por Bvlgari para fazer parte desse projeto tão especial? 

LV Para mim, é uma grande honra, pois venho acompanhando o trabalho do Bvlgari Studio, que seleciona artistas renomados mundialmente, muitos dos quais são referências e inspirações para mim. Estar no mesmo patamar que esses artistas é algo muito especial. Tenho certeza de que juntos vamos criar uma obra tão marcante quanto as dos artistas que admiro.

L’O Seus projetos de arte colocam o espectador no centro. É essa uma das grandes características na arte no século 21 – gerar experiências únicas? Diálogo entre obra e espectador, que se torna parte da experiência artística? 

LV Sim, vejo que o espectador está cada vez mais buscando novas experiências. O público que visita a obra não está ali apenas para observá-la passivamente, mas para interagir com ela. Acredito que, no nosso dia a dia, estamos cada vez mais imersos em tecnologias, e a arte, especialmente quando aliada à tecnologia, oferece esse poder ao espectador. Ele não apenas assiste à obra, mas faz parte dela, interagindo e gerando novas camadas de significado. Isso cria memórias muito mais profundas para o público, tornando a experiência ainda mais marcante.

lamp butter food tape
person sitting adult male man hair curly hair face head
O artista catarinense Leandro Vigas participa da plataforma Bvlgari Studio, em São Paulo - Foto: Claus Lehmann.

AGRADECIMENTOS: ZIPPER GALERIA E WENTZ.

Tags

Posts recomendados