Rainha Camilla usará essa joia para a coroação do rei Charles III
Camilla Parker Bowles havia se tornado a rainha consorte com a morte da rainha Elizabeth II
Começou a contagem regressiva para a coroação do rei Chares III, marcada para 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres. Com a confirmação do Palácio de Buckingham, o monarca será coroado ao lado de sua esposa, a Rainha Consorte Camilla Parker-Bowles, que usará a histórica Coroa da Rainha Mary no evento quebrará uma tradição com a escolha.
Um anúncio do palácio em 14 de fevereiro revelou que 'A coroa da rainha Mary foi removida da exibição na Torre de Londres para reformas antes da coroação de Sua Majestade o Rei e Sua Majestade a Rainha Consorte no sábado, 6 de maio de 2023. Rainha A Coroa de Maria será usada para a Coroação da Rainha Consorte na Abadia de Westminster."
“A escolha da Coroa da Rainha Mary por Sua Majestade é a primeira vez na história recente que uma coroa existente será usada para a Coroação de uma Consorte em vez de uma nova comissão sendo feita, no interesse da sustentabilidade e eficiência. Algumas pequenas alterações e acréscimos serão realizados pelo Joalheiro da Coroa, de acordo com a tradição de longa data de que a inserção de joias é exclusiva para a ocasião e reflete o estilo individual da Consorte."”
“Essas mudanças prestarão homenagem em particular a Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, já que a Coroa será redefinida com os diamantes Cullinan III, IV e V. Os diamantes fizeram parte da coleção pessoal de joias da Rainha Elizabeth II por muitos anos e eram frequentemente usados por Sua falecida Majestade como broches.
A Coroa da Rainha Mary foi feita por Garrard para a coroação de 1911 e foi encomendada pela bisavó do Rei Charles III, a Rainha Mary, esposa do Rei George V. O Palácio revelou que o design 'foi inspirado na Coroa da Rainha Alexandra de 1902' e assim diadema, 'pode ser usado sem os arcos na forma de um diadema real, que a Rainha Mary usou para a Coroação de seu filho, o Rei George VI, em 1937.' A coroação em maio marcará a primeira vez que a coroa da rainha consorte será reutilizada desde o século 18, quando a rainha Caroline, esposa do rei George II, usava a coroa de Maria de Modena.