Joias

Cartier celebra a icônica coleção Panthère

A pantera está presente há mais de 100 anos no universo da Cartier como um símbolo irreverente da Maison e do legado de Jeanne Toussaint. Descubra tudo sobre a linha!

blonde person adult female woman sleeve sitting neck formal wear dress
Foto: Divulgação

É época de celebrar os ícones da Cartier! Ao mergulharmos na história da maison, é impossível não citar a coleção Panthère e, claro, Jeanne Toussaint. Mas qual a ligação entre as duas? 

Pioneira e ícone de estilo da cena criativa e social de Paris no século XX, foi Troussaint quem estabeleceu a pantera como um ícone da marca. Ela conheceu Louis Cartier antes da Primeira Guerra Mundial e, em 1913, iniciou sua trajetória na Maison como diretora do departamento de bolsas, acessórios e objetos. Anos depois, em 1933, Toussaint  foi nomeada diretora criativa do Rue de la Paix Studio em 1933 - sendo a primeira mulher a exercer este posto na Maison entre 1933-1970 - impulsionando uma nova geração feminina na indústria da joalheria. Sua inteligência afiada, determinação feroz e ousadia lhe renderam o apelido de “La Panthère”. 

Mas quando a pantera, de fato, apareceu em uma criação?

O ano de 1914 assinala a primeira aparição do felino em um design ainda figurativo: um relógio com uma camada de ônix e manchas retratadas com diamantes. Posteriormente, em 1917, Louis Cartieère r presenteou Jeanne Toussaint com uma cigarreira na qual foi desenhada a figura de uma pantera. Anos depois, em 1948, Jeanne cria para a Duquesa de Windsor um broche com uma pantera de ouro apoiada em uma esmeralda de 116,74 quilates. No ano seguinte, a Duquesa encomenda o famoso broche de pantera numa safira de 152,35 quilates.

Os membros da família real britânica não foram os únicos a renderem-se aos encantos deste felino. Personalidades como Daisy Fellowes, Nina Aga Khan, Barbara Hutton, Elizabeth Taylor, María Félix e Monica Bellucci são alguns dos nomes que compartilham um senso de feminilidade e audácia transmitidas a quem usa estas joias. 

finger person photography portrait clothing glove leaf plant bracelet dancing
clothing dress evening dress formal wear person photography portrait accessories blonde hair
adult female person woman hair pixie cut

Peças emblemáticas da linha Panthère

Bracelete: A linha lançada em 2022 é comporta por braceletes, colares e anéis articulados graças a um sistema invisível desenvolvido pela Maison e que acrescenta ainda mais magia ao savoir-faire. Criações que abraçam o corpo graças ao seu design magnético e sinuoso, tal como o animal emblemático de Cartier, que a Maison exibe num fabuloso tête-à-tête. Em duas versões, a coleção é apresentada em ouro amarelo com as manchas octogonais em laca preta ou em ouro branco pavimentado com diamantes e ônix.

Relógio: Figura icônica da linha, o relógio Panthère celebra, este ano, 40 anos. Em 1983, ele nasceu como um relógio jóia, e sua aura sexy e glamourosa conquistou mulheres do mundo todo imediatamente - e nas décadas seguintes. Com sua estrutura ultraflexível, ele está disponível nos modelos pequeno e médio em ouro amarelo, branco e rosé. O modelo foi revisitado algumas vezes, sempre mantendo os tradicionais mostradores prateados com numerais romanos, o bisel com cantos arredondados e os ponteiros azulados em formato de espada.

Bolsa: A bolsa Panthère de Cartier é uma personificação tridimensional de Panthère: urbana, elegante, destemida. Assim como as criações de joalharia, cada detalhe é executado de acordo com os mais elevados padrões. Com metal facetado e acabamentos em dourado ou em paládio, a cabeça de pantera no fecho da bolsa confere ainda mais personalidade à peça que, quando aberta, revela um mini espelho que é assinatura das bolsas Cartier. A bolsa pode ser encontrada em diferentes cores nas versões pequena e média.

Perfume: Mathilde Laurent, perfumista da casa, propõe uma harmonia inédita combinando uma flor e uma sensação: uma fragrância floral felina. Para expressar a feminilidade, ela optou por explorar a beleza de uma gardênia radiante, sensual e delicada. Para dar um toque selvagem, imaginou um almíscar suave e aveludado. Dentro do frasco, uma escultura retrata a majestosa e fascinante pantera.

Tags

Posts recomendados