Joias

Chanel traz liberdade, audácia e alta costura para alta relojoaria

Em uma coleção de alta relojoaria que evoca os signos de alta-costura da Maison, Chanel traz liberdade a audácia a peças multifuncionais

accessories jewelry necklace head person face skin
Première Charms Couture - Foto: Chanel / Divulgação.

Couture O'Clock! Em uma coleção de alta relojoaria que evoca os signos de alta-costura da Maison, Chanel traz liberdade a audácia a peças multifuncionais – que são também cintos ou colares – em incríveis edições limitadas. Confira!

Arnaud Chastaingt trabalha para a Chanel há mais de dez anos – foi nomeado diretor do Chanel Watchmaking Creation Studio em 2013 – e em uma deliciosa conversa em uma sala reservada no booth de Chanel na Watches & Wonders, em Genebra, me contou que já conhecia toda a história e o legado da Maison muito bem, mesmo antes de fazer parte da marca. Ainda assim, sempre se surpreende ao descobrir coisas novas. “Temos muita sorte de ter um patrimônio lindo em Paris e uma grande equipe responsável por ele. No meu tempo livre, adoro ir a leilões ingleses, amo peças vintage. E vez ou outra encontro criações de Chanel.” Quando Arnaud projetou o relógio caixa de música da coleção de alta relojoaria 2024, Chanel Horlogerie Couture O’clock Capsule Collection, estava obcecado. O mecanismo foi desenvolvido pela Reuge, fabricante suíça de autômatos e caixas de música, com uma cena que sugere a eterna corrida contra o relógio da qual o mundo da alta-costura não está isento – e o som que ele tocaria rapidamente entrou na conversa. “O ateliê perguntou: que tipo de música você quer? Acabei descobrindo que Gabrielle vivia cantando uma canção quando estava no ateliê e pensei: é ela [My Woman, de Al Bowlly]! Imagine, eu não conhecia essa história. Todos os dias descobrimos coisas novas sobre a vida dela.” Arnaud acredita que mais do que os códigos antigos que todo mundo conhece, o grande presente entregue por Gabrielle Chanel para sua equipe é a liberdade da criação, a audácia. “O patrimônio é maravilhoso e realmente contemporâneo, clássico. Mas a liberdade que ela nos deu é o que torna tudo tão especial.”

face head person photography portrait shirt adult male man neck
Arnaud Chastaingt, diretor do Chanel Watchmaking Creation Studio - Foto: Chanel / Divulgação.

L’OFFICIEL Como o seu conceito de tempo evoluiu ao longo dos anos na Chanel?

ARNAUD CHASTAINGT Sou o tipo de designer que precisa ter uma história na cabeça antes de começar a esboçar. Este ano, grande parte da coleção está na “hora da alta-costura”. Além disso, tentei explorar diferentes facetas do mundo relojoeiro. Temos um relógio em um colar, em um cinto, em um anel. E um autômato. Tudo isso graças a Chanel. Ela me deu a oportunidade de explorar diferentes facetas dos relógios. Para mim, ler as horas não se trata apenas de relógios de pulso – me recuso a colocar a visão de tempo de Chanel na caixa de um relógio de pulso. Chanel é sobre liberdade – inclusive a de explorar diferentes partes do corpo para ter as horas ou de criar um objeto, como caixa de música. Os relógios podem ter outras funcionalidades e às vezes serem um anel, um colar ou um cinto. E não devemos esquecer também que antes do relógio ser usado no pulso, ele era de bolso para os homens. E as mulheres usavam uma espécie de pingente que marcava as horas. Hoje, provavelmente 99% dos relógios da Watches & Wonders são de pulso. Mas relógios podem ser muito mais do que isso.

accessories strap bracelet jewelry belt
Première Ruban Couture - Foto: Chanel / Divulgação.

L’O Qual a maneira Chanel de fazer alta relojoaria? 

AC Temos uma definição muito pessoal de alta relojoaria. Na definição clássica ou tradicional, ela é o território do relojoeiro, é apenas um ponto de vista do movimento. Para Chanel, é muito maior e além disso. Sempre digo que entre a alta-costura e o alto luxo só há uma palavra de diferença. Quer dizer, a alta-costura é um território incrível de criação. Na alta relojoaria, é a mesma coisa. É um território incrível de criação no qual as peças contam com a expertise de muito savoir-faire. Quando crio uma coleção de alta relojoaria, posso me beneficiar do savoir-faire do relojoeiro, dos bordados, da escultura… Acho que nossa definição está mais próxima disso. É um território incrivelmente mais amplo.

accessories jewelry necklace
Première Sautoir-Belt Watch - Foto: Chanel / Divulgação.

L’O E como a alta-costura da Maison se traduz em alta relojoaria? 

AC Ela é uma inspiração. Entramos no mundo da relojoaria em 1987. E o interessante é que quando Chanel decidiu lançar seu primeiro relógio, foi a liberdade que definiu a lógica. O Première foi muito inovador: a caixa foi inspirada na tampa do perfume No 5. A pulseira era uma corrente inspirada na icônica bolsa Chanel. Era muito diferente dos relógios clássicos. Para mim foi mais um ato criativo, a obsessão do designer daquela época. Esse relógio absolutamente não nasce de um briefing de marketing. Absolutamente não! Jacques Helleu estava obcecado por este design que descobriu ser absolutamente indispensável no pulso de uma mulher com o encanto Chanel. Foi por isso que ele criou este relógio. O importante para toda a criação e todo o produto que temos na Chanel, é que quando desenhamos um novo objeto, a excelência da fabricação está na equação. É indispensável. Para um designer, é natural pensar que você pode sonhar com coisas malucas. Mas em Chanel, sempre é feito com esta excelência de fabricação. A mesma coisa para Olivier Polge, em Parfums ou Virginie [Viard]. Se ela sonha com um vestido, sabe que no ateliê será usada a melhor construção, o melhor material – um verdadeiro presente que Chanel nos deu.

wristwatch arm body part person machine wheel
Boy.Friend Skeleton X-Ray Pink Edition - Foto: Chanel / Divulgação.

L’O Qual é a sua peça favorita desta coleção? 

AC Três pessoas hoje à tarde me fizeram essa pergunta, e a resposta é impossível para mim. Cheguei ao estande antes de todo mundo e, pela primeira vez, vi toda a coleção na mesma sala. Claro, você tem uma projeção, mas nunca sabe se as peças estão conectadas ou não. E foi muito emocionante, porque sim, elas estavam interligadas. Hoje, estou trabalhando na coleção de 2026 ou 2027, para daqui a três ou quatro anos. Para o autômato, foram cinco anos entre os primeiros esboços e a peça final. Por isso é tão difícil escolher. Porque já estou no futuro processo criativo. Posso dizer que estou muito orgulhoso dessa coleção porque ela é lúdica, e traz alegria quando você a vê. Sempre fiquei fascinado pela forma como Gabrielle Chanel eleva objetos por vezes muito simples. O botão, por exemplo. Ele é algo muito simples, uma espécie de ferramenta. A única função do botão é fechar a jaqueta. Gabrielle Chanel fez esse objeto tão simples se tornar uma joia. Há uma coleção de botões da Chanel e você nunca encontrará o mesmo botão duas vezes. Nunca. Você tem uma coleção de botões, o que é incrível, e é sempre uma obra de arte. O mesmo vale para o tweed, que era um material muito pobre – e Chanel transforma o tweed talvez em um dos materiais mais preciosos. Gosto dessa ideia de usar objetos bem simples e elevá-los.

accessories pendant long sleeve necklace adult female person woman sweater dress
Bust Long Necklace Couture - Foto: Chanel / Divulgação.

L’O Em um mundo no qual o tempo está sempre ao nosso alcance porque temos smartphones, qual é o poder de um relógio? 

AC Acho que um relógio diz muitas coisas sobre você, assim como uma bolsa ou sapato. Quando olho um relógio em alguém, adoro fazer este exercício: como usa o relógio (no pulso? sobre um pulôver? de cabeça para baixo? grande? pequeno?). O relógio é uma espécie de assinatura. E sob a visão fascinante de Chanel, é uma assinatura indispensável.

wristwatch accessories arm body part person jewelry
Première Cuff Watch - Foto: Chanel / Divulgação.
accessories jewelry ring treasure diamond gemstone
Bobbin Cuff Couture - Foto: Chanel / Divulgação.

Medidas do tempo Musical Clock Couture (foto abaixo): 

sob uma cúpula de vidro com uma reprodução em miniatura do lustre do apartamento da Rue Cambon, cinco manequins de alta-costura brancos estão posicionados e entrecruzados por linhas de couro preto. Cada um deles tem uma composição de diamantes que evoca uma peça de roupa em construção. O pedestal — pavê com centenas de formas de ônix produzindo um motivo matelassa - do— abriga um autômato que faz os manequins subirem, descerem ou girarem em seus tripés, uma caixa de música e um movimento de relógio. As horas e os minutos são indicados na fita métrica que contorna a base, com uma fileira de diamantes em lapidação baguete e uma pérola natural. Esta peça única é enrolada por uma chave em forma de borla (inspirada na chave da escrivaninha de madeira de Gabrielle Chanel). Pode ser usado como um colar longo, em uma corrente intercalada com pérolas e diamantes.

lamp person
Foto: Chanel / Divulgação.

Tags

Posts recomendados