Joias

Metal com vida: as criações orgânicas de Bia Daidone

Em formas orgânicas de estética minimalista, Bia Daidone cria peças intrigantes para mulheres de personalidade forte.
Bia Daidone
Bia Daidone

Tudo começou com um cinto. Quando Bia começou a fazer aulas de ourivesaria, no ateliê de Salvador Francisco Neto, foi a primeira coisa que decidiu criar. “Adoro fivelas de cinto, mas acho superdifícil encontrar modelos bacanas e diferentes. Por isso, foi a primeira peça que quis fazer”, diz.

Despretensiosamente, já em seu primeiro item desenvolveu a estética que ficaria reconhecida como sua assinatura: o metal trabalhado como numa dobradura de origami, conservando algo de orgânico em linhas minimalistas. O que começou como uma terapia, após decidir que a carreira no mercado financeiro não mais lhe servia, passou a hobbie e, há apenas um ano, tornou-se sua marca. 

Bia Daidone

Em latão, prata e ouro, Bia trabalha formas inspiradas em grandes nomes do design, arquitetura e escultura: dentre suas principais referências estão Ettore Sottsass, Max Bill, Frank Lloyd Wright, Calder, Magritte e Miró. 

Suas peças, sempre feitas à mão, não são pensadas especificamente para o dia ou noite, e Bia observa que as clientes assimilam o conceito, por vezes usando o mesmo brinco em um casamento e também com jeans, no dia a dia. “Não acredito em coleções, porque não acredito numa moda ‘descartável’. Sou adepta do slow fashione aposto numa slow life. Coisas feitas de um dia para o outro têm data de validade. Minha marca reflete a mudança que propus para minha vida.” 

Bia Daidone

Seu estilo pessoal é alinhado a essa filosofia: aposta em roupas confortáveis, duráveis e versáteis. “Sempre fui básica para me vestir – amo jeans vintage, por exemplo. Mas não sou básica quando se trata de acessórios”, diz.

Uma de suas preocupações é que, apesar de peça statement, os acessórios sejam sempre leves. “Acredito que aliar funcionalidade e beleza seja uma tendência, tanto na moda quanto na joalheria.”E, falando em tendências, fala de sua grande aposta para a moda atualmente: “Para mim, moda tem a ver com se conhecer. Você está bonita quando está bem consigo mesma”

Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone
Bia Daidone

Tags

Posts recomendados