Joias

Bulgari: modernidade atemporal em alta-relojoaria

Para mostrar as horas, minutos e segundos com sutileza, mais do que simplesmente indicá-los, a Bulgari apresenta seus últimos lançamentos em alta-relojoaria

person human accessories accessory jewelry
Foto: Divulgação

O tempo é uma joia. A frase não poderia traduzir melhor o que nos demos conta nesses últimos dois anos enfrentando uma situacão nunca antes vivenciada - a pandemia. Passamos a entender melhor a preciosidade de cada minuto, de cada momento, de cada suspiro. E para elevar esse sentimento a outra dimensão e dar-lhe ainda mais significado, a alta-relojoaria da casa romana Bulgari se impõe desafios a cada criacão. 

Os novos modelos lancados na LVMH Watch Week 2022 são todos parte desse processo permeado por excelência e preciosidade. A Bulgari apresenta obras-primas de joalheria, inaugurando um micromovimento desenvolvido internamente. São as novas peças  Serpenti Misteriosi que incorporam aspectos de miniaturizacão associados à joalheria e à excelência da casa romana. Na LVMH Watch Week, a Bulgari lança quatro relógios secretos Serpenti, revisitando o design icônico dos anos 1950, todos equipados com o novo movimento automático Picolissimo, um dos menores do mundo, totalmente concebido e produzido internamente na fábrica da Bulgari, em Le Sentier. O calibre BLV 100 revive os mínimos motores automáticos que equipavam todos os relógios femininos até a começo dos anos 1970. A serpente que inspira infinitas reinvenções traz mais um capítulo - o relógio secreto Serpenti Misteriosi Romani de Alta Joalheria, uma peça única. Inspirado pela Roma clássica e com um toque dos braceletes de ouro usados pela classe mais alta, a criação é um dos relógios de ponta mais caros jamais feitos pela Bulgari. Contemplada pelo Júri do Grand Prix d'Horlogerie de Genève (GPHG) com o Prêmio de Joias de Relógios, em ouro branco, ela tem um enorme número de pedras preciosas - a cabeça da cobra traz uma safira do Sri Lanka de 10 quilates em lapidação almofadada e totaliza mais de 60 quilates de diamantes, e 35 quilates de safira formam o corpo e as escalas. Sensual, a braçadeira de punho apresenta uma cobra sinuosamente enrolada em torno dele, embelezado por escalas de diamantes em lapidação baguette para se ajustar totalmente ao design. Já Serpenti Seduttori nasceu para os momentos preciosos da vida diária de uma mulher de glamour contemporâneo.

Apropriando-se legitimamente do título de Mestre da Estetica della Mecanica, Bulgari equilibra o alto grau de savoir-faire e a estética inovadora dos relógios ultrafinos. Essa expressão da fusão única entre o design de ponta e a expertise técnica da fabricação de relógios suiça é um exercício de extrema complexidade. Graças à sua incontestável expertise nesta área, a marca mostra seu Octo Roma Emerald Grande Sonnerie e a edição Octo Roma Carillon Tourbillon blue, embelezando o tempo. A obra-prima mecânica que une a maravilha do som e as pedras preciosas. Não só o mecanismo Grande Sonnerie de quatro gongos representa o ápice da destreza em relojoaria, mas também o mostrador e a caixa agora vêm adornados com reluzentes esmeraldas em lapidação baguette e diamantes. A seguir, Antoine Pin, diretor-executivo da Divisão de Relógios da Bulgari, fala sobre como a marca faz a fusão entre Alta-relojoaria e Alta-joalheria, primando em excelência e inovação.

Foto: Divulgação

L'OFFICIEL A Bulgari é famosa pela preciosidade de suas joias e relógios. Essas duas vertentes parecem se fundir em uma única imagem no conceito "O tempo é uma joia". Como esse tema dialoga com o tempo que o mundo está vivendo?

ANTOINE PIN Essas duas forças parecem se fundir em uma única imagem: o tempo é uma joia, o tempo é precioso. Há também essa noção de que devemos aproveitar a vida. Os relógios Bulgari são modernos mas são também eternos. Mesmo antigos, voltarão a funcionar assim que você colocá-los em movimento, como quando novos. É claro que queremos que eles sejam modernos. Mas há uma verdadeira sensação de atemporalidade, ainda mais no caso das joias - estamos falando de pedras originadas há milhões de anos, há uma sensação de imortalidade. Acho que essa excelência e preciosidade é o que nos move.

Foto: Divulgação

LO: O relógio Serpenti, ícone da Bulgari, agora funciona com a tecnologia Picolissimo. Na prática, o que isso significa para a evolução do produto e do consumidor?
AP: Ele é uma joia. Serpenti é provavelmente o epitome do que podemos fazer como joalheiros e em termos de artesanato, somado à mais alta expressão de desempenho mecânico. Ele é adaptável a vários tamanhos de punho e assim, estamos falando de igualdade de gênero. Também é possível escolher usar o relógio no braço direito ou esquerdo, ou seja, os clientes podem escolher o que quiserem. Queremos trazer o melhor em tecnicidade, E, de certa forma, o estúdio mecânico está impulsionando ou até desenvolvendo a relojoaria - porque o design cria a função, as restrições para a engenharia

LO: O conceito "O tempo é uma joia" é particularmente importante para o novo Octo Roma Grande Sonnerie. Você pode comentar sobre este lançamento?
AP: Esta é uma nova experiência sobre a expressão do tempo e, claro, para nós é absolutamente grande e criativa. Nós não abordamos todos os elementos da relojoaria. Por um lado, temos relógios encantadores. Do outro, pessoas talentosas e extraordinárias. Há muito poucos fabricantes de relógios que podem fazer o mesmo. E no final do dia, as pessoas só querem que você repita o que fez no passado para ir além. Com certeza, ele não é um relógio clássico.

LO: Qual é o seu item favorito desta coleção e por quê?
AP: É Serpenti, por muitas razões. Primeiro porque para mim é um marco importante na vida como relojoeiro. A beleza. O acabamento da peça. Mas há também uma maneira muito pragmática de desenvolvê-lo. Nós o idealizamos para que o relógio seja destacável para você poder usar tanto no braço direito como no esquerdo. Se você puxar a coroa para que ela fique sempre protegida, ela estará na parte de trás do seu pulso. Então, é muito conveniente, muito fácil de usar. Eu amo esta peça porque é uma conquista. É uma afirmação, mas também está abrindo as portas para muita criatividade. Quero dizer, é surpreendente. É basicamente o que eu acredito que você deveria chamar de marco: está fechando uma era e está abrindo uma nova.

accessories accessory jewelry outdoors
Foto: Divulgação

LO: A Alta-relojoaria sempre foi um misto de joia e relajoaria. Mas você consideraria que agora há uma tendência de relógio com aparência de joia?
AP: Talvez seja, sim, uma tendência. Quero dizer, é como se estivéssemos cansados das reuniões por Zoom. Queremos nos encontrar, estar juntos. Se eu disser para você vir para a Suíça e conhecer nossos joalheiros e nossos relojoeiros, eles dirão como são apaixonados pela maneira como trabalham. O que é importante por trás deles? A capacidade do ser humano de propor criatividade. Pense no artesão desenhando um relógio, na energia do trabalho que está por trás disso e nos esforços que as pessoas fizeram por você. Quando você tem um iPhone nas mãos, tem um nível ilimitado de informações a seu alcance. Mas as escolhas não são tão extremamente racionais - nós somos pessoas com emoções. Somos pessoas que querem sentir.

LO: Minha percepção é que há um resgate do relógio (diariamente ou em momentos especiais) como tendência. Na sua opinião, as pessoas podem se cansar de ver a hora em seus smartphones?
AP: Eu não tenho tanta certeza. Penso nos novos produtos. Digamos que os relojoeiros estão fazendo um tamanho menor, mas querem propor o mesmo design - porque são famosos por ele. Há muito mais especialização.

sphere
wristwatch
Fotos: Divulgação

Tags

Posts recomendados