Princesa Diana: joias usadas antes de sua morte serão leiloadas
As peças usadas por Princesa Diana têm uma história incrível para contar
A Princesa Diana era conhecida por seu estilo elegante e sofisticado e possuía uma coleção de joias impressionante, incluindo peças icônicas, como o seu anel de noivado com o diamante azul de 12 quilates. Suas escolhas sempre foram acompanhadas de grande atenção da mídia e do público em geral, tornando-a uma figura icônica no mundo da moda e das joias. Agora, um conjunto usado semanas antes de sua morte, em 1997, será leiloado.
O conjunto em questão é feito com diamantes e pérolas, e foi usado pela realeza para assistir ao Lago dos Cisnes no Royal Albert Hall em 3 de junho de 1997. Logo, seu nome ficou conhecido como "Swan Lake Suite". Na mesma noite, ela estava elegante com um vestido azul pastel inteiro bordado da marca Jacques Azagury e sapatos estilo escarpin da Jimmy Choo.
As peças foram desenhadas pela própria Diana e feitas por Garrard, o joalheria que costumava fornecer joias à coroa e que também está por trás de peças historicamente importantes, como a tiara do dia do casamento da princesa Elizabeth e a coroa de Santo Eduardo, que desempenhou um papel vital na coroação do rei Charles III. Alguns relatos sugerem que as joias foram um presente de Dodi Fayed.
O conjunto apresenta um total de sete pérolas do Mar do Sul de 12 mm – uma das pedras preciosas favoritas da princesa Diana – que formam a peça central do design do colar e combinam com os brincos de diamante. O colar apresenta um total de 178 diamantes, incluindo 14 diamantes marquise. Há mais 36 diamantes cravados nos brincos.
As joias foram um sucesso absoluto e as fotos da noite estamparam revistas e jornais de todo o mundo. No entanto, poucos dias depois, Garrard solicitou o colar de volta, pois precisava de retoques finais nos brincos. "Durante o verão daquele ano, os brincos, contendo muito mais diamantes e pérolas, foram realmente finalizados", explica o leiloeiro responsável. "Infelizmente, no entanto, quando o joalheria da coroa estava prestes a apresentar a suíte completa a Diana, ela foi tragicamente morta."
Quase dois anos depois, as joias foram vendidas pela Guernsey's e uma parte dos lucros foi dedicada ao UNICEF e seus esforços para banir as minas terrestres, uma causa próxima ao coração da falecida princesa. Eles foram comprados pelo magnata James McIngvale, que vendeu a suíte uma década depois, após a crise financeira global. As joias foram compradas por uma importante família ucraniana que agora está vendendo as peças e uma parte das receitas desta venda será dedicada à reconstrução da Ucrânia. O leilão acontecerá no dia 27 de junho no Pierre Hotel, em Nova York. Nenhuma estimativa foi divulgada.