Moda

Alexander McQueen explora prazeres terrenos

Baseada nos trabalhos mais famosos de Hieronymus Bosch, a coleção Primavera-Verão Alexander McQueen 2023 inspira com um tom renovado, vibrante e de outro mundo

blonde hair person adult female woman clothing dress pixie cut formal wear
Foto: Alexander McQueen / Modelo no dia do desfile Primavera-Verão 2023 em Londres.

Ao adotar uma nova sensualidade para a primavera, a diretora criativa da Alexander McQueen, Sarah Burton, transformou uma porção de looks sob medida, de couro e de brim, em silhuetas que abraçam (e às vezes mostram) os quadris. A calça bumster 2.0 e até mesmo o ocasional catsuit podem ser encontrados entre os ombros estruturados e os ótimos casacos que esperamos de Burton. Por mais que fosse difícil tirar os olhos de Naomi Campbell desfilando na passarela, o verdadeiro deleite da mais recente coleção de Burton foi uma série de encantadores looks bordados num azul marcante, tudo inspirado no pintor flamengo Hieronymus Bosch.

Cenas fantásticas da natureza foram bordadas à mão e aparentemente “coladas” em um vestido ombro a ombro com espartilho, em um body combinado com um cinto de couro drapeado e botas e em um catsuit. Os elementos de Bosch – morangos gigantes, peixes amarelos, flores azuis e rosa, pássaros e besouros – foram arrancados de três de suas mais notórias obras: O Jardim das Delícias, A Tentação de Santo Antão e O Juízo Final. Linhas metálicas e multicoloridas trouxeram vida a cada objeto, assim como Bosch havia feito com seu pincel uns 500 anos antes.

Não é a primeira vez que a casa faz referência ao mestre flamengo. Para aquela que, afinal, seria sua derradeira coleção, o próprio McQueen se valeu da iconografia religiosa e criou impressões douradas de outro mundo, compostas de anjos poéticos e demônios de Bosch. “Quando você olha para aqueles trípticos e outras pinturas, eles são tão lindos”, refletiu Burton nos bastidores do desfile de primavera. “Mas, quando você olha bem de perto, existe uma narrativa bastante sombria ali. É algo a que nós, na McQueen, sempre atentamos: vida, destruição, beleza.”

Foto: Alexander McQueen / Modelo no dia do desfile Primavera-Verão 2023 em Londres.

[ISTO] É ALGO A QUE nós, NA MCQUEEN,sempre ATENTAMOS: VIDA, destruição, BELEZA.

applique pattern cushion home decor pillow
clothing hosiery
dress fashion formal wear gown adult female person woman lady cape
Foto: Alexander McQueen / Bastidores do Primavera-Verão 2023 em Londres e Botas customizadas para Lizzo sendo produzidas no ateliê.

Sarah é conhecida por reforçar os códigos da casa McQueen a cada passo. Ainda assim, desta vez ela deixou na tela os demônios e as representações ferozes da humanidade de Bosch e focou na beleza tanto terrena quanto celestial geralmente observada na periferia de seus quadros. Ao notar que a humanidade e a natureza costumam entrar em discordância na obra do pintor, Sarah bordou vigorosamente roupas que ressaltam os elementos naturais que sobrevivem no despertar da destruição humana.

Foi então uma grata surpresa ver outra força da natureza, a inigualável Lizzo, usar um look customizado inspirado em Bosch, com botas de couro combinadas, em sua performance de dezembro de 2022 no People’s Choice Award e vencê-lo! A cantora disse no Instagram que sua roupa, de fato, era “perfeita para um McQueen”

Tags

Posts recomendados