Alta Costura: o que é, quem faz e outras curiosidades
Semana de Alta Costura 2023 começa nesta segunda-feira (23)
Começou nesta segunda-feira (23) a semana de Alta Costura de Paris. É um momento que a moda mais exclusiva que existe estão aos olhos do mundo, tanto para quem tem conhecimento sobre o assunto, quanto para os curiosos. Mas o que é uma moda de Alta Costura?
É nada mais que a criação em escala artesanal de modelos exclusivos feitos sob medida, especialmente para eventos de gala ou black-tie. As peças são feitas à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é couture é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture).
E apesar dessas características citadas, para alçar o status de moda de Alta Costura é preciso seguir regras rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um staff em tempo integral de 15 pessoas, fazer peças sob encomenda e com ao menos uma prova de roupa. As coleções são apresentadas duas vezes por ano.
A Alta-Costura, atualmente, está muito mais relacionada à técnica do que ao preço. Com poucos clientes, esse tipo de moda é utilizado como forma de posicionamento e para mostrar as habilidades técnicas e criativas.
O valor de um vestido de alta-costura assinado por um estilista não custa menos do que 100.000 dólares, mas o preço já atingiu 800 mil dólares, como vestidos black-tie de Yves Saint Laurent ou, peças da coleção "Madame Butterfly" do estilista John Galliano, para Christian Dior, em 2007.
Ainda segundo a Federação Francesa de Alta Costura as casas Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiela, Valentino, Givenchy, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, Jean Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Ulyana Sergeenko, Fendi, Giorgio Armani Privé, Alexis Mabille, Maurizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Ralph & Russo, Franck Sorbier e Iris Van Herpen são responsáveis por fazer e propagar a Alta Costura.
E assim como a Alta Costura, os clientes também são limitados. Estima-se que cerca de quatro mil pessoas tenham acesso e consumam esse tipo de moda. Outro consenso entre as marcas é que a idade compradora está diminuindo.
Com o "boom" da internet, a Alta-Costura passou a ser mais acessível aos olhos, mas também passou a ser vista como uma fantasia de moda sem limites, onde tudo o que vem dos sonhos pode ser realizado, fugindo de tendências corriqueiras.
A semana de Alta Costura começa nesta segunda-feira (23) e segue até quinta (26) com desfiles de Schiaparelli, Christian Dior, Chanel, Valentino e outras grifes.