Marchesa entra em nova crise, após polêmica com Harvey Weinstein
Keren Craig está saindo da Marchesa, a marca de moda que ela co-fundou com Georgina Chapman há mais de uma década. A designer de 43 anos anunciou terça-feira (25.06) que decidiu deixar a empresa para buscar novos empreendimentos criativos. O Resort 2020 será sua coleção final como parte da equipe Marchesa.
“Embora tenha tomado a difícil decisão de me separar da Marchesa, tenho um tremendo orgulho na empresa, na equipe e nos muitos sucessos alcançados. Marchesa sempre será a realização de um sonho ”, disse Craig em um comunicado ao "WWD".
“Os últimos 16 anos foram uma jornada profissional incrível e gratificante. Estou animada para começar a explorar novas oportunidades criativas e impulsionar meu potencial como designer em novas direções. ” completou.
Chapman e Craig lançaram sua marca em 2004, criando alguns dos vestidos mais memoráveis nos tapetes vermelhos. Desde a sua criação, a marca cresceu e começou apostaram em joias, alta-costura e noivas
Marchesa enfrentou por tempos difíceis desde que as acusações de má conduta sexual contra o ex-marido de Chapman, Harvey Weinstein, apareceram nas manchetes em outubro de 2017. Na época, membros da indústria se perguntavam se a marca poderia sobreviver às consequências, particularmente considerando os boatos de que Weinstein obrigava atrizes a usarem Marchesa no tapete vermelho. Toda a polêmica foi o gatilho para todos na indústria adererirem ao movimento #MeToo, em que todas as mulheres pudessem falar de assédios sofridos no trabalho.
As alegações também supostamente prejudicaram o relacionamento de Chapman com Craig. "Eles quase se separaram devido a Harvey - a maneira como ele promoveu apenas Georgina para a imprensa e a colocou em 'Project Runway'", disse uma fonte ao "The Post".
Scarlett Johansson foi a primeira celebridade a usar a marca depois que o escândalo Weinstein se tornou notícia internacional, defendendo sua escolha de usar os designs de Chapman para o Met Gala de 2018 em um comunicado: “Eu usava Marchesa porque suas roupas fazem as mulheres se sentirem confiantes e bonitas. Tenho o prazer de apoiar uma marca criada por duas designers femininas incrivelmente talentosas e importantes. ”
Uma fonte familiarizada com a situação acrescentou que os fãs da marca não precisam se preocupar: “Marchesa segue em frente. Tudo está bem na marca. ”