Moda

Athleisure: um estilo aliado ao conceito de moda híbrida

O estilo athleisure traz a potência do toque casual, com uma aparência muito chique e sofisticada

clothing apparel person human overcoat coat sunglasses accessories accessory
Foto: Reprodução/Instagram @melly.mood

Se formos buscar no dicionário, descobriremos que moda é também sinônimo de costume; sendo assim, ela é muito mutável e ao mesmo tempo muito fiel à nossa rotina. O mais rico é que não se prende a nada, viabiliza uma infinidade de possibilidades, sem limites. O que vestimos pode demonstrar nossa forma de pensar, agir e levar a vida, assim uma tendência muitas vezes se revela muito mais que isso e pode virar até um estilo permanente com o passar dos anos. Este fenômeno parece estar acontecendo com a moda Athleisure, que cada dia ganha mais adeptos e variações nos looks de homens e mulheres que não abrem mão do conforto no dia a dia.

Foto: Reprodução/Instagram @vanessamferraiolo

Tendência de roupas esportivas

Os números não mentem: atualmente, o mercado de roupas esportivas está em expansão, com um crescimento anual de 25%, quase o dobro do índice de crescimento das marcas de vestuário comuns. As opções vão muito além do básico, com tênis, calças, casacos, blusas e uma infinidade de looks luxuosos possíveis a partir destes itens.

O sucesso da moda Athleisure está relacionado a muitas questões, como o maior interesse das pessoas por um estilo de vida onde a atividade física é protagonista. A saúde e a vida social se misturaram, se integraram, em um casamento que levou o consumidor a buscar além do básico e incluir as peças em outras composições.

Foto: Reprodução/Instagram @luxeleopardlovers

Esmiuçando o conceito

Athleisure é uma moda com conforto, e o termo surge da junção de atlético com lazer, e não tem nada de básica. O estilo tem um toque casual, mas pode ter uma aparência muito chique e sofisticada. 

Foto: Reprodução/Instagram @luxeleopardlovers

Mania de gente chique

A união das roupas esportivas com a moda casual é sucesso entre as famosas, que, seguindo a tendência, lançaram peças no estilo ou associaram suas imagens a marcas esportivas nos últimos anos. Grandes referências como as musas Beyoncé, Rihanna, Selena Gomez, Kate Hudson, Heidi Klum, Rita Ora e Gigi Hadid fazem parte desta lista. 

Dentre as famosas, Kate Hudson foi uma pioneira na moda Athleisure, quando desenhou peças esportivas em parceria com a marca que é cofundadora, a Fabletics. A iniciativa tem o objetivo de preencher uma lacuna existente no mercado de roupas esportivas: roupas esportivas de luxo. A grife oferece o que nenhuma outra fazia na ocasião: roupas elegantes, com alto padrão e preço acessível. Em entrevista à Vogue britânica, a atriz disse que foi motivada pela escassez de boas opções no mercado que agreguem moda e performance atlética de uma vez só. Para ela, a existência de peças esportivas mais elegantes é capaz de motivar mulheres a se tornarem mais ativas e a praticarem esportes.  

Foto: Reprodução/Instagram @fabletics
Foto: Reprodução/Instagram @fabletics

Expansão do mercado

A moda Athleisure se retroalimenta da moda geral, pois não foi apenas a melhoria e a evolução na qualidade das ofertas de roupas de ginástica que proporcionou a tendência, mas também uma mudança de hábito do consumidor. O estilo mudou a forma como as pessoas se produzem para a academia, trabalho e passeios casuais. O conforto chegou com tudo na moda, principalmente após o confinamento pós-Covid-19; é o casamento perfeito  do fitness com o fashion, sem precisar abrir mão de nenhum dos dois. 

O céu é o limite

Para além de academia, yoga, pilates e corrida, as roupas esportivas são muito interessantes para o dia a dia. As leggings valorizam o corpo da mulher e são mais frescas, enquanto as calças de moletom são confortáveis e combinam com looks mais casuais. As regatas e camisetas produzidas em tecidos inteligentes facilitam a ventilação e evitam a proliferação de bactérias, ideais para quem tem um estilo de vida movimentado. A variedade não para por aí, ainda tem os tênis, que já foram promovidos à moda casual há tempos, além dos tops, shorts e casacos térmicos. A calça legging hoje, por exemplo, está em alta, enquanto o jeans está em queda. As roupas esportivas ganharam voz e são uma declaração de moda e estilo de vida saudável, são o novo casual.

Foto: Reprodução/Instagram @pace_active
Foto: Reprodução/Instagram @bodbyrachaelfinch

Hora de montar os looks

O conceito de híbrido entrou na moda também após a pandemia, e as roupas de ginástica são fortes representantes deste conceito. Com a mistura de trabalho, casa e lazer, as roupas casuais ganharam mais voz e espaço no dia a dia das pessoas. 

No momento de montar o look, a variedade é o ponto forte. As blusas básicas em tecidos tecnológicos são curingas, pois normalmente possuem tons sóbrios, que combinam com roupas casuais e até sociais, e facilitam a ventilação e deixam a pessoa mais fresca e ventilada. Para quem sai de casa cedo para o trabalho e só volta à noite, são opções muito práticas. Além disso, na saída do trabalho, basta tirar a calça social, colocar a legging e correr para a atividade física.  

A transparência é muito forte na moda Athleisure, com detalhes que mostram a pele nos tops e nas leggings, assim como os modelos de saia com short por baixo, perfeitos para a prática de esportes e corridas.

Os tênis são um capítulo à parte, e faz tempo que eles não se restringem mais à academia. Chegaram aos locais de trabalho, combinados com calças jeans, bermudas, roupas sociais, saias e até vestidos. Quanto mais confortável, melhor, principalmente quando tem uma aparência casual e urbana, como o Air Jordan, da Nike, por exemplo.

Foto: Reprodução/Instagram @sammy.space
Foto: Reprodução/Instagram @taylachantelle_

Inspirações

A evolução do Athleisure trouxe versatilidade e transformou as roupas de ginástica em uma demonstração de estilo, versatilidade, riqueza, luxo e estilo de vida ativo. Está presente no look das famosas, nos vídeos do TikTok e é sucesso entre formadores de opinião. Para quem gosta de se inspirar em estilos mais arrojados, as redes sociais da diva Beyoncé são uma aula de moda, além das brasileiras Grazi Massafera, Rafa Brites, Giovanna Antonelli, Flávia Alessandra, Isis Valverde, Deborah Secco, Sabrina Sato e Scheila Carvalho, que utilizam a moda Athleisure com muita personalidade.

Foto: Reprodução/Instagram @weareivypark
Foto: Reprodução/Instagram @carolpeixinho

Tags

Posts recomendados