Audrey Hepburn: vestido de casamento icônico completa 56 anos
Audrey Hepburn escolheu vestido icônico de Hubert de Givenchy para casamento com Andrea Dotti
Audrey Hepburn, um ícone de estilo cujo legado ultrapassa décadas, também ditou moda no dia de seu casamento com Andrea Dotti, em 18 de janeiro de 1969. A cerimônia, realizada na cidade de Morges, na Suíça, foi discreta, contrastando com as grandiosas celebrações típicas de Hollywood. E o vestido de noiva, que completa 56 anos em 2025, revolucionou o cenário da moda por sua simplicidade e sofisticação, era tão único que nada semelhante havia sido visto antes.
A decisão de celebrar o casamento na Suíça refletiu a natureza discreta do casal. Audrey e Andrea queriam um evento privado, cercado apenas pelos familiares e amigos mais próximos. O ambiente tranquilo e reservado combinava perfeitamente com o estilo minimalista do vestido escolhido por Audrey, que tinha um corte inspirado no modelo coquetel.
Para esse momento único, Audrey recorreu a Hubert de Givenchy, seu amigo e colaborador de longa data. Foi ele o responsável por criar um vestido que traduzia perfeitamente a elegância natural da atriz. Em vez de seguir as opções românticas típicas da época, a peça se destacou por suas linhas puras e modernas, alinhando-se com as tendências vanguardistas da moda.
A atriz, grande admiradora do designer, fez questão de conhecê-lo 15 anos antes de seu casamento com Andrea Dotti. "Somente nas roupas dele me sinto eu mesma. Ele é muito mais do que um estilista, é um criador de identidade", dizia Audrey Hepburn sobre Givenchy.
Os dois se conheceram 15 anos antes do casamento dela com Andrea Dotti. Na ocasião, Audrey queria que ele fosse o responsável pelos figurinos de Sabrina (1954). Inicialmente, Givenchy não reconheceu o nome da atriz e a até a confundiu com Katharine Hepburn, mas depois de alguma resistência, aceitou o convite. O trabalho lhe garantiu um Oscar de Melhor Figurino e deu início a uma sólida amizade entre o couturier e a atriz britânica, que se tornaria sua musa eterna.
Então, era óbvia a escolha de Audrey de escolher o amigo para criar o vestido de noiva do segundo casamento dela. A peça foi confeccionada em um um delicado tecido de lã rosa pastel (inicialmente confundido pela imprensa como branco marfim). Na época, o que chamou atenção foi o comprimento comprimento "mini", que refletia a modernidade e o espírito ousado dos anos 60.
O vestido trazia ainda um colarinho alto, corte império e linhas simples e elegantes, que representavam perfeitamente o gosto de Audrey pela sobriedade e pela sofisticação, contrastando com as tendências de casamento da época, que eram marcadas pelo uso de rendas e babados.
Audrey Hepburn completou o visual de noiva com acessórios igualmente icônicos e à frente de seu tempo. Ao invés do tradicional véu, ela escolheu um delicado lenço de tule que emoldurava seu rosto, criando um contraste de leveza e modernidade. As longas luvas brancas, que chegavam até os cotovelos, trouxeram um toque de sofisticação clássica ao conjunto.
Já a maquiagem, natural e discreta, combinado com o característico cabelo escuro preso em um coque simples, destacavam sua beleza serena e inconfundível de Audrey Hepburn. Para os pés, ela optou por scarpins brancos de bico fino e salto baixo, complementados com meias da mesma cor, criando um visual delicado e elegante, perfeitamente alinhado ao estilo da atriz.
Icônico e um marco na moda!