Moda

Chain Dress: a retomada das correntes nos vestidos

A moda se recicla com a inspiração em tendências do passado. Saiba tudo sobre o chain dress!

person human clothing apparel
Foto: Instagram @omutjewelry

O chain dress surgiu nos anos 90 quando o estilista Karl Lagerfeld o levou às passarelas pela Chanel. A marca de alta-costura lançou essa tendência ao elevar o vestido preto. Com correntes douradas, o design chamou a atenção da mídia e do público no corpo da modelo Christy Turlington. Fora das passarelas, o chain dress chegou às revistas vestido por Naomi Campbell em campanha pela Chanel.

O vestido preto carregava correntes de ouro e camélias. O caimento impecável em Christy Turlington ajudou o chain dress a ocupar o status que se seguiu. A assinatura da Chanel fazia com que os olhos estivessem voltados para qualquer peça que lançassem.

Foto: Instagram @girl_nostalgic

Ainda em 1996, o vestido alcançou as páginas da série de mangá Sailor Moon. Até mesmo personagens inanimados passaram a usar o chain dress. O vestido conquistou o mundo, inclusive o Japão. Setsuna Meioh ou Sailor Pluto, a personagem de Sailor Moon, aparece em uma das edições com o famoso vestido da Chanel.

O chain dress passou a ocupar diversos lugares através dos anos. No filme Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar, lançado em 2009, Penélope Cruz veste o modelo da Chanel quando se apronta para ir a uma festa já que o enredo se passa nos anos 90. No filme, ela faz o papel de uma atriz que se envolve com um milionário.

Já no Met Gala de 2019, a atriz Lily-Rose Depp vestiu o chain dress da Chanel no evento. O vestido com correntes continuou impressionando mesmo muitos anos depois de seu lançamento. O chain dress ocupa um espaço na moda e sobrevive ao passar dos anos. 

Foto: Instagram @itgirlenergy

Atualmente, o conhecido vestido da Chanel pode ser adquirido por preços que variam entre 10 e 25 mil dólares. Os preços ainda podem aumentar conforme os anos passam.Quem não tem esse valor para desembolsar, está usando o original como inspiração para suas criações. O chain dress explodiu no TikTok recentemente.

A peça icônica já se tornou item do guarda-roupa de diversas mulheres que procuram um look glamoroso. Para quem não pode ter a versão original de Lagerfeld, vale desenvolver os próprios vestidos com correntes. É o que a nova geração está fazendo. 

Foto: Instagram @manningcartell
Foto: Instagram @omutjewelry

O TikTok é um lugar virtual que reflete a moda e suas tendências, dando espaço para novos looks e criações. É possível encontrar uma série de vídeos com o chain dress protagonista. As jovens estão levando o vestido com correntes a bailes de formatura americanos mesmo com um baixo orçamento. Quem o veste se sente como uma supermodel e quer mostrar para todos. 

Foto: Instagram @imogenscloset_
Foto: Instagram @shopjaus

O estilo Do It Yourself (DIY) ou Faça Você Mesmo está trazendo a vibe dos anos 90 de volta. Os jovens usam inspirações do passado como o chain dress para criar sua própria moda. É comum incorporar o modelo no estilo hi-lo (high-low), por exemplo.

Esse estilo combina peças luxuosas com outros itens mais básicos e até esportivos. A tecnologia e o momento atual entram nos looks como com o uso de um smartwatch ou outros wearables em conjunto com peças de alta costura como o chain dress.

A liberdade para criar atrai essa nova geração que povoa em peso o TikTok mostrando as novas tendências da moda. Misturar um estilo esportivo com um de mais tradição apresenta um novo olhar sobre peças já conhecidas. A moda vai se reciclando, incorporando novos e antigos usos de peças. 

Foto: Instagram @omutjewelry

As correntes que chamaram a atenção do mundo da moda com o chain dress da Chanel tomam outras formas. Tanto homens quanto mulheres podem explorar esse universo em seu jeito de vestir.  

O chain dress inspira outros usos de correntes como o body chain. A moda de utilizar correntes pelo corpo também está de volta, seja ao redor da cintura, nas costas ou em outras partes do corpo. As correntes ombreiras, por exemplo, podem complementar um visual de festa com um pretinho básico. Uma peça delicada que com caimento nas costas já é uma joia a se considerar para um vestido de noiva com abertura na parte de trás.

Foto: Instagram @inheavenus
clothing apparel

A moda das correntes conquistou diversas celebridades como Kim Kardashian, Mariah Carey, Beyoncé e Madonna. Os looks servem de inspiração e as correntes vão das mais finas e delicadas até as grossas e mais imponentes. A moda é para todos e é importante que cada pessoa escolha o modelo que tem mais afinidade com sua personalidade.

Até os homens já estão aderindo ao look. O desfile do estilista Gareth Pugh, coleção de primavera de 2010, apresentava homens com correntes que chamavam atenção por seus visuais sombrios e descolados. Seu design cheio de personalidade conquistou as ruas.

Em Verdades Secretas 2, o ator Rômulo Estrela, caracterizado como o personagem Cristiano, veste uma peça de body chain. O tipo de colar que é vestido em seu torso aparece como surpresa e oferece uma pegada de ousadia ao personagem. É o caso também de outro personagem, Matheus, vivido por Bruno Montaleone na trama, que faz uso de uma peça com toque sexy.

Tags

Posts recomendados