Tom Davies criou mais de 100 pares de óculos para 'Cruella'
A vilã mais fashion da Disney consegue sua vez de ser o centro das atenções na ação ao vivo Cruella, nos cinemas e na Disney + com Premier Access hoje. A personagem principal, interpretada por Emma Stone, busca fazer seu nome no mundo implacável da alta costura, trabalhando no ateliê do intimidante Baronness von Hellman, interpretado por Emma Thompson. Acompanhando os trajes de alta-costura de Jenny Beavan, Estella (que se torna a notória Cruella de Vil) e a Baronesa se enfrentam em óculos personalizados criados por Tom Davies. O designer de óculos sediado em Londres fez as armações personalizadas, garantindo que os óculos usados pelas protagonistas fossem perfeitamente adequados às suas características - tanto fisicamente quanto em termos de seus personagens com inclinação para o drama.
Trabalhando com Beavan, Davies acabou projetando 120 óculos para o filme, não apenas criando um conjunto de armações para refletir a evolução de Estella para Cruella, mas também fornecendo armações para quase todos os membros do elenco. Os óculos cobrem perfeitamente os figurinos, que canalizam a revolução punk dos anos 70 que definiu o período do filme. De silhuetas de olho de gato retrô a óculos de sol de destaque, as armações fazem referência à época, mantendo um toque moderno.
Conhecido por seus óculos sob medida, que requerem medidas precisas para que os óculos se encaixem perfeitamente na pessoa, a atenção de Davies aos detalhes brilha nos óculos de Cruella. O designer criou pessoalmente uma série de frames para o filme e também inovou com uma prensa de acetato antiquada que lhe permitiu fazer as matérias-primas à mão, uma técnica que agora ele incorporou em seu processo de design.
Para acompanhar o lançamento do filme, Davies está realizando uma competição em que os competidores podem canalizar sua própria Cruella e enviar um design de óculos de sol para ser feito à mão por seu melhor artesão. Vinte finalistas também receberão um prêmio valioso na forma de óculos de sol usados por Cruella no filme.
Aqui, Davies fala com a L'OFFICIEL sobre como ele refletiu as personalidades dos personagens principais através dos óculos, como os óculos eram onipresentes na década de 1970 e muito mais.
L'OFFICIEL: Você criou vários pares de óculos especificamente para o personagem de Emma Stone. Como os frames refletiram sua transformação de Estella em Cruella?
TOM DAVIES: Tive o privilégio de ler uma versão inicial do roteiro e o que primeiro me impressionou é como Estella é simpática como personagem, especialmente no início. Sendo fã da Disney, imaginei que como filme original você não iria gostar desse personagem. Mas eu fiz e então optei por uma moldura redonda aberta e macia que é um pouco mais jovem, mais legal e acessível para quando passarmos um tempo com ela pela primeira vez. Existe uma inocência na forma. Conforme o filme avança e Estella começa a se tornar Cruella, os quadros se tornam um pouco mais pontiagudos como um olho de gato. Isso reflete sua confiança crescente, mas é uma mudança muito sutil. Alguns quadros que criei para sua caricatura estavam lá para ajudar a disfarçá-la, mas não quero estragar o enredo.
L'O: O que você criou para a Baronesa de Emma Thompson? Como você queria que os óculos dela justapor os de Estella / Cruella?
TD: A Baronesa foi a razão original pela qual fui chamado. Há uma sequência que pede um óculos de sol glamoroso e extravagante. Há uma foto de herói real que você pode ver no trailer, onde toda a tela é preenchida com esses quadros. Os óculos de sol precisavam ser épicos. A Baronesa é uma estilista mundialmente famosa e altamente criativa e as molduras necessárias para corresponder a isso. Eles gostaram tanto deles que me pediram para fazer mais armações para a Baronesa e instintivamente optei por armações de olho de gato bem pontiagudas e afiadas. Quando faço sob medida para um cliente real, sempre penso na emoção de uma moldura e com a Baronesa foi muito divertido ajudar a comunicar sua personagem através dos óculos. Conforme o filme avança, a Baronesa fica mais nervosa e seus óculos refletem isso, ficando mais severos e exagerados.
L'O: Como foi colaborar com a figurinista Jenny Beavan?
TD: Tudo o que mencionei sobre a jornada de ambos os personagens principais foi liderado por Jenny. Ela é uma designer ganhadora do Oscar por um motivo e essa era sua visão para os personagens. Jenny é alguém que realmente entende o poder dos óculos para comunicar e aprimorar personagens. Ela também sabe quando não usar. Há muitos óculos neste filme por causa de Jenny, mas se eu tivesse meu caminho, todos os personagens estariam de óculos [risos]. Eu definitivamente fiz parte da equipe de Jenny e assumi sua liderança. Foi uma honra trabalhar com ela.
L'O: O filme se passa em Londres nos anos 70 - qual era o significado dos óculos durante esse período? Quais foram os estilos populares?
TD: Eu estava procurando por imagens de arquivo da loja de departamentos Liberty dos anos 1970 em busca de inspiração. Fiquei surpreso com a quantidade de clientes usando óculos nas fotos. Na década de 1970, não havia lentes de contato, nem cirurgia a laser e, portanto, quase todas as pessoas com mais de 40 anos e pelo menos metade das pessoas de 30 anos usavam óculos. Eles estavam muito mais na moda do que você vê hoje. Tantas peças de referência de todas as formas e tamanhos. As armações de olho de gato mais nítidas foram vistas principalmente em mulheres mais velhas, como as armações continuaram desde a década anterior. As mulheres mais jovens usavam óculos grandes e grandes, que têm mais em comum com os óculos de sol de hoje . Me apaixonei pelos óculos dos anos 1970 e isso já influenciou minha coleção de 2021.
L'O: Algum dos frames do filme entrará em produção com sua marca ou eles são únicos?
TD: Alguns dos frames do filme foram baseados em estilos da minha coleção, então sim, você já pode comprá-los. No entanto, a maioria foi feita sob medida para os personagens e o período.
L'O: Você trabalhou em outros filmes em que os óculos foram fundamentais para os trajes dos personagens, como Clark Kent em Superman V Batman: Dawn of Justice - o que diferencia galsses de outros acessórios / moda na criação da identidade visual de um personagem?
TD: Óculos definem você. Eu digo isso para meus clientes tanto quanto para diretores de figurino. Existem tantas sutilezas que seu cliente não conhece, mas ajudam a comunicar emoções e personalidades de uma forma que nenhuma peça de roupa pode fazer. Os filmes não estão dispostos a ceder nisso como a maioria das pessoas. Seu cérebro pode e coloca instantaneamente um personagem com base em como eles estão vestidos e, especialmente nos filmes, os óculos são uma parte importante disso. O tipo de óculos que as pessoas geralmente usam reflete sua personalidade, então acertar em um filme é fundamental. O que era incomum em Cruella é que a princípio os óculos não estavam na agenda, mas depois de algumas reuniões com Jenny, ela concordou comigo que seria uma oportunidade perdida de não abraçar os óculos como parte da aparência geral do filme.