Couro: como combinar suas peças com os looks do trabalho
Pode usar peças em couro no ambiente profissional? Consultora de imagem explica como é possível, confira!
Quando se fala nos tipos de looks no ambiente profissional, o que não falta são dúvidas do que é adequado usar, e o couro é uma delas. As peças de couro, seja ele ecológico, sintético ou até o legítimo, por serem associadas a um estilo mais sexy e por ficar mais justo ao corpo, acabam ficando de lado na hora de escolher o look para ir trabalhar. Mas, segundo a consultora de imagem e comportamento profissional Rachel Jordan, é possível sim usá-lo em ambientes profissionais sem erro.
"Foi-se o tempo em que o couro só era usado no inverno e não podia ser usado no ambiente de trabalho. Hoje em dia já não existe esse tabu, e ele pode sim ser usado em ambientes mais formais, basta saber fazer a escolha certa", diz a consultora.
Rachel também explica que é necessário considerar a formalidade do local e de certas profissões, que exigem um código visual mais rígido. E claro, contar com o bom senso de cada um. Confira!
1- Prefira modelagens soltas
Rachel explica que não é apenas o material couro que deixa o look com uma pegada sexy, mas também a modelagem. Desta forma, evite roupa justa demais, como vestidos e saias coladas.
"Sendo um material mais colado ao corpo, o couro automaticamente transmite mais sensualidade, e o que quebra esse padrão é saber buscar pelas modelagens corretas, principalmente as mais soltas", explica Rachel.
2- Aposte em peças-chave
Uma dica chave, segundo a consultora, é apostar em peças-chave que são mais compatíveis com o ambiente de trabalho, como saias mídis, blazers e calças clochard, que podem remeter a alfaiataria dependendo do corte do couro, sendo que quando o corte é feito a laser, ela pode transmitir mais formalidade. Outro truque para dar um toque mais formal é usar essas peças em conjunto com camisas de cores sóbrias.
3- Dispense muitos aviamentos
Detalhes bordados, tachas, botões, fechos e zíperes em excesso devem ser evitados no ambiente profissional, opte por peças lisas e mais sóbrias, sem muitos detalhes.
"Quanto mais aviamento você usa, mais informação o seu look tem, e no ambiente profissional muitas tachas, costuras ou recortes transmitem mais informalidade, o que pode ser um problema para alguns tipos de profissões", diz a Consultora.
4- Cuidado com fendas e decotes
Assim como looks de outros tecidos e materiais, decotes e fendas não são ideias para o ambiente profissional, sendo que quando combinadas ao couro, deixam o look com uma pegada ainda mais ousada, o que não é adequado para o ambiente de trabalho.
Dica plus: Para as combinações, Rachel explica que o couro combinado a peças como malha trazem mais casualidade ao look, enquanto a seda mais sofisticação, portanto, tenha em mente a mensagem que você deseja transmitir antes de montar o seu look.
Essa e muitas outras questões relacionadas a looks de trabalho, Rachel aborda em seu curso de Estilo Profissional. O curso acontece de maneira online nos dias 16 e 18 de agosto, com inscrições pelo site www.racheljordan.com.br