Moda

Crochê fashion: a nova cara do handmade

Paula Corrêa, diretora criativa da Pou, fala sobre identidade e novas possibilidades das técnicas manuais com peças e acessórios cheios de personalidade

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Foto: Divulgação

Há algum tempo, o crochê e o tricô marcam presença em várias peças e se reinventa a cada temporada. Em estilos diferentes e com novas técnicas, a roupa feita à mão conquistou seu lugar cativo no guarda-roupa em que até os acessórios se renderam à tendência.

Pensando nisso, conversamos com a diretora criativa da marca Pou para entender como o fenômeno aparece em peças de valor único. Paula Corrêa fundou a etiqueta em 2021 e se diferencia por sua autenticidade e por romper com os padrões convencionais. Em peças ousadas, a marca faz uma nova leitura do handmade com criatividade e atitude para os dias de hoje. Confira a entrevista!

 

Uma das grandes tendências nas passarelas e nas ruas é a roupa feita a partir de técnicas manuais. Para você, a que se deve esse fenômeno na moda hoje?

Esse fenômeno das técnicas manuais tem se dado justamente pela exclusividade que carregam, e pela necessidade de valorizarmos o trabalho de pequenos artesãos que é algo presente na nossa cultura. Porém, por muitas décadas, foram substituídos por máquinas para atender a uma necessidade de crescimento em escala da indústria têxtil. Na contramão disso, é perceptível que as técnicas manuais geram uma conexão pessoal muito maior com o cliente, que passa a enxergar o produto com outro olhar, seja pelo toque ou pelas texturas. É como sentir o carinho do artesão que se dedica para fazer a modelagem impecável. Isso agrega valor ao produto, pois cada peça é única e atrai o olhar de clientes que buscam cada vez mais originalidade e exclusividade. Sou apaixonada pelo trabalho manual e, apesar de já ter feito peças com diversos tecidos e técnicas, sem dúvidas, aquelas feitas de crochê são as minhas preferidas da coleção. Além disso, lançamos uma bolsa feita à mão com cordas náuticas recentemente. É tão lindo ver o processo e, principalmente, a individualidade de cada peça.

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Foto: Divulgação

Boa parte das suas peças traz esse aspecto manual na confecção. Como você traduz o handmade na sua concepção criativa?

Acredito que o handmade imprime valor à peça e a torna única. Para mim, é muito diferente daquela confeccionada por uma máquina. É arte e transmite personalidade e autenticidade. Uma peça feita à mão sempre terá uma diferença, mesmo que imperceptível. Ela é exclusiva, produzimos em pequenas quantidades e, muitas vezes, sob demanda. A produção é morosa e exige muito cuidado. Além disso, uma peça handmade é praticamente impossível de ajustar. Por exemplo, o crochê. Caso não fique perfeito no corpo da cliente, precisamos refazer a peça inteira, pois ela é produzida fio a fio. Se um único fio desmanchar, todos os outros também se perdem. Por isso, o desenvolvimento deve ser muito bem pensado e estudado para ter o caimento perfeito no corpo.

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Foto: Divulgação

Ao longo de sua trajetória, quais são as suas principais inspirações para conceber uma coleção? As técnicas manuais sempre estiveram no seu radar?

Sempre fui apaixonada pela alta-costura e nunca tive dúvidas de que sempre quis seguir esse caminho. Amo marcas como Balmain, Julie Macdonald, Saint Laurent, Nicolas Jebran, Hassidriss, pois possuem identidades parecidas com a minha marca em alguns desfiles e coleções. Por amar esse universo, sempre fui muito curiosa e brinco que “respiro moda”, pois, em grande parte do meu dia, eu me dedico a pesquisas de referências. É através desse estudo de percepções - desde streetstyle, passando por desfiles, tendências e meus gostos pessoais - que desenvolvo as minhas coleções. Sou extremamente observadora, e já me baseei em obras de arte para desenvolver modelagens de vários produtos. Quanto à técnica manual, por eu ter um carinho ímpar e enxergar o valor em cada peça, sempre procuro manter na coleção. Mas, por observar as necessidades das minhas clientes em outras linhas mais casuais, optei por explorar também outras matérias-primas como o couro e a seda, além de novas cores que, em breve, estarão na nova coleção.

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Foto: Divulgação

O que devemos observar em uma peça de tricô ou crochê para valorizar a silhueta feminina?

Nossas peças de crochê são muito bem pensadas para marcarem o corpo, deixando as curvas femininas bem acentuadas. Todos os vestidos possuem modelagens mais justas. Por isso, o desenvolvimento é muito bem pensado, desde a composição do fio e de qual tipo devemos utilizar. Para mim, fios mais grossos, por exemplo, não transmitem delicadeza e “sensualidade”, que são o DNA da marca. Optamos por pontos mais justos e estruturados para não adicionar volumes nas peças. Um detalhe muito importante é que o crochê, por si só, possui transparência, ou seja, dá um toque mais sensual à peça. Portanto, a somatória desses detalhes é muito bem pensada para atingirmos a modelagem e o caimento perfeitos. 

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Foto: Divulgação

Os acessórios também incorporaram técnicas que imprimem exclusividade às peças, como o trançado e outros detalhes. Como eles podem arrematar um look?

Com certeza, os detalhes são a parte mais importante e o que diferem uma marca de outra, e o acessório carrega muito o nosso estilo pessoal e interesse visual. Para o Paris Fashion Week, fizemos um vestido - modelo Biarritz - que é inteiro em crochê com fios que formam uma trança desde o decote do colo até a calda. Utilizamos, em uma única peça, 13 cones de fiação e 11.700 metros de fios de crochê. O vestido pesa 4 quilos. Para mim, não é apenas um vestido. É uma obra de arte. Isso faz o cliente perceber o valor, pois cada detalhe é pensado com muito cuidado para que fique impecável. Outro detalhe, que se tornou uma característica única, foi usar as medalhas com tásseis [pingentes de franjas] que trazem aquele toque mais “descolado” e diferente. São esses detalhes que tornam a identidade da minha marca única.

 
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