Moda

Estilista Milene Sirotsky e MOS comemoram 10 anos de moda praia

A estilista Milene Sirotsky comemora dez anos da MOS abrindo caminho para ações sociais e sustentáveis, além do crescimento da marca dentro e fora do país

Milene Sirotsky
Foto: André Ligeiro

Era início dos anos 2000 quando o Brasil começava a ser reconhecido mundialmente pela sua moda praia que une sensualidade, beleza, qualidade e design. Nesse boom, o setor se profissionalizava e mirava praias para além de suas fronteiras. No fim da primeira década, a calcinha com modelagem maior e pegada retrô virava tendência batizada de hot pant, enquanto o crochê voltava à cena no rastro do resgate da estética da década de 1970. Foi nessa época que a estilista gaúcha Milene Sirotsky decidiu transformar em marca uma paixão pelo sol e surfe nos verões passados no litoral no sul do país.

Ela havia cursado design de moda na Parsons School of Design, em Nova York, e trabalhado na Geoffrey Beene, ao lado de Alber Elbaz, quando engravidou da primeira filha e a família decidiu voltar para o Brasil. Depois do nascimento do segundo bebê, o desejo de retornar ao mercado de trabalho a levou à moda praia. “Foi assim que lancei a MOS, My Own Summer, em 2012”, explica, acrescentando que a sigla também dialoga com seu nome.

Milene Sirotsky

Desde o início, contextualiza a estilista, a proposta foi a de criar peças que pudessem transitar para outras agendas. Apaixonada pela arquitetura e seus detalhes, transferiu referências para o design das peças. O primeiro ateliê, montado em Osasco, em São Paulo, trouxe desafios e aprendizagens tanto como empreendedora quanto como designer. “Mão de obra especializada era escassa. Foram erros e acertos até chegarmos a modelagens e acabamentos perfeitos”, recorda. São desse início algumas de suas peças preferidas, como o top com babado recortado a laser, que está em linha de produção até hoje, e um maiô com recortes. Maneiras criativas de trabalhar a lycra, incluindo trabalhos feitos à māo por artesãs talentosas como o macramê, e tecidos de alta qualidade, englobando seda para o pós-praia estão no DNA da marca. As criações de Milene, com estilo único e design sofisticado, passou a ser referência na moda beachwear e a influenciar o setor, contribuindo para elevar a moda praia ao patamar de beach couture. Dona de um design sempre inovador, a estilista já fez private label para marcas que são mundialmente famosas, como Martha Medeiros e Arezzo.

Durante a pandemia, a designer viu crescer o e-commerce e, também, as vendas das suas peças em lojas multimarcas de 12 cidades brasileiras que ainda não comercializavam suas coleções. A sua expertise como empreendedora fez desse enorme desafio um momento de grande oportunidade para consolidar sua marca em outros estados.

As coleções da MOS não se limitam ao Brasil e se estendem a Colômbia, Estados Unidos, Ilha de Malta, Panamá, Nicarágua e Alemanha. A marca também já esteve presente em outros países, como França, Portugal, Caribe, Porto Rico, Egito, St. Barthelemy, Canadá, Costa Rica, Ilhas Caimã, Grécia, Finlândia, Trinidad e Tobago e Bahamas. As vendas para esses destinos resultaram de participações ao longo de dez anos em feiras internacionais, como a Swim Show, em Miami, e Coterie, em New York City. Os stands da MOS, decorados com as estampas exuberantes da estilista, costumam atrair lojistas e convidados, motivo que tem rendido convites para importantes exposições mundiais, como o Salon Mode City em Lyon na França. 

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Se durante muito tempo a exportação exigia modelagens bem maiores do que as nacionais, hoje o cenário está diferente. “Só ajustamos para as cidades norte-americanas do interior, como Texas, que são mais conservadoras. Para todo o restante mantemos os formatos daqui”, comenta Milene, observando que na última década as brasileiras passaram a usar calcinhas maiores e as estrangeiras, menores. No radar da designer está, agora, a adequação da grife a processos mais sustentáveis e a responsabilidade social. Já em funcionamento estão a redução do descarte, com o reaproveitamento interno de tecidos, e, também, a doação do excedente. 


“Durante a pandemia, fizemos 20 mil máscaras para a Secretaria Municipal da Saúde, o que também ajudou a manter as costureiras ativas, trabalhando em suas casas”, pondera. Foi nessa época que a estilista resgatou outro de seus talentos, ao trocar o formato clássico de campanhas pelo desenho com traços realistas e que se aproxima da fotografia. O resultado fez tanto sucesso entre as clientes que passou a ser adotado mesmo pós-pandemia. “Faz parte do meu compromisso através da MOS contribuir continuamente com ações mais sustentáveis para a preservação do meio ambiente. ”, avalia. Para os dois próximos anos, Milene tem projetos arrojados que prometem causar ainda mais impacto na moda praia. Os dez anos à frente da MOS deram à Milene maturidade empresarial e certamente solidificaram a sua posição no mercado beachwear de luxo.

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