Fernanda Motta e a filha Chloe se divertem como modelos em fotos
Fashionista como Fernanda Motta, a pequena Chloe se divertiu muito brincando de ser modelo
Hoje, Fernanda Motta não consegue imaginar a vida sem sua filha, que chegou após 14 anos de casamento. “A Chloe veio para somar ainda mais nas nossas vidas, dar um significado maior, que nem imaginávamos. É um amor inexplicável”, diz a mãe com a voz mergulhada em afeto. Ela conta que hoje tem muito orgulho da relação das duas. “É lindo vê-la crescer e ser uma mocinha tão responsável, carinhosa comigo e com todos que estão à sua volta.” A seguir, ela fala à L’OFFICIEL sobre maternidade e sobre como prepara sua Chloe para o século XXI.
L’OFFICIEL: O que a maternidade mudou na sua vida?
FERNANDA MOTTA: Muita coisa. Além do amor imensurável, vem também a responsabilidade de criar a minha filha para o mundo para ser forte, livre, gentil e corajosa. Ao mesmo tempo que aprendemos diariamente sobre a maternidade, também ensinamos com cuidado, afeto, amor… mostrando que a vida tem momentos de alegrias e dificuldades. Eu passei a ver a vida diferente com a minha cura [Fernanda teve câncer de mama em 2019], e aproveito muito mais meus momentos com a Chloe.
L’O: Chloe tem 8 anos. Como ela foi transformando você? Como era a Fernanda antes de Chloe e como é agora?
FM: A maternidade nos molda de forma genuína, são muitas as mudanças: gestação, parto, nascimento, responsabilidade, cuidado, rotina, amor. O corpo muda, as prioridades se reorganizam e a vida se transforma. Nós aprendemos a administrar nosso tempo muito melhor e nos tornamos mais dinâmicas, maleáveis e também pacientes. Quando você vira mãe, entende que seus exemplos são seguidos por seus filhos. Cuidar de você para ser exemplo para seu filho também é necessário. O filho nos transforma para melhor.
“A MATERNIDADE NOS molda DE FORMA GENUÍNA, SÃO MUITAS AS mudanças: GESTAÇÃO, PARTO,
NASCIMENTO, RESPONSABILIDADE, CUIDADO, ROTINA, amor."
L’O: Como é ser mãe de menina?
FM: É uma delícia. Chloe é minha parceira, muito companheira, temos muita cumplicidade. Agora ela está na fase de querer entender mais sobre a minha profissão, às vezes fala que gosta de moda… Não incentivo, a deixo livre para experimentar. Dia desses ela, do nada, começou a desfilar em casa. Morri de rir. Chloe é muito divertida, sensível, carinhosa.
L’O: Como é a relação dela com a mãe que é modelo e personalidade, uma mulher que ama seu trabalho?
FM: Ela começou a descobrir mais sobre a minha profissão. Dia desses me perguntou: “O que é ser modelo?”. No dia a dia, ela não tem essa dimensão de ter uma mãe personalidade. Porém
ela entende, desde cedo, que seus pais são trabalhadores, dão duro, viajam a trabalho. Fica com os avós, tios, dindos, amigos, quando preciso me ausentar.
L’O: Como mantém a privacidade dela, em tempos de alta exposição nas redes sociais?
FM: Sou muito cuidadosa, até mesmo com a exposição nas minhas redes sociais, pois a minha vida já é um tanto exposta por conta do meu trabalho. No caso da nossa capa aqui conversei com ela, que gostou da ideia de ser fotografada comigo, mas tudo precisa ser natural, e conversado também.
L’O: Qual o terreno em comum de vocês duas? O que gostam de fazer juntas?
FM: Em abril, fomos juntas a Paris. Foi uma delícia curtir com a Chloe, passeamos muito, fomos a museus, parques, restaurantes. Aqui em São Paulo, adoramos passear juntas, acompanho a Chloe todos os dias nas idas ao colégio, e na volta conversamos sobre suas aulas e atividades.
L’O: Sustentabilidade, feminismo e equidade são temas fortes dos nossos dias. O que tenta passar para ela?
FM: O mais importante é construir uma relação de conversa e confiança com seu filho. Nos dias de hoje, há muitas questões para serem discutidas que antigamente não se falavam abertamente. E também são muito mais os desafios: sexualidade, tempo em frente às telas, sustentabilidade, consumo consciente, por exemplo. No meu grupo de amigas, conversamos bastante sobre descobrir o caminho de cada criança, e estar do lado delas e de suas escolhas e principalmente respeitar caminhos e decisões futuras. Quero que ela continue sendo uma menina livre, sem preconceitos, sabendo dos nossos valores, do amor e do respeito desde sempre. E eu também respeitando a individualidade dela.
TEXTO: Karina Hollo.
FOTOS: Tavinho Costa.
DIREÇÃO DE MODA: Alexandra Von Bismarck.
MODELOS: Fernanda Motta e Chloe.
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro.
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Rômulo dos Santos.
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Raul Sampaio.
BELEZA: Patrick Guisso.
ASSISTENTE DE BELEZA: Thais Arrua.
NAILS: Sonia Lima.
STYLING: Pedro Arthur Lopes.
PRODUÇÃO DE MODA: Cinthia Arnoni.
RETOUCH: Imagetouch.
CAMAREIRA: Wal Porto.
AGRADECIMENTO: HOTEL UNIQUE