Moda

Frankie Amaury ganha reedição carinhosa 20 anos depois

Frankie Amaury, marca-ícone da bagunça da moda carioca dos anos 1980, ganha reedição carinhosa, 20 anos depois da morte do seu principal criador

adult female person woman clothing hat hugging face head
Alexia Dechamps, uma das divas da marca nos anos 1980, volta como garota-propaganda da nova versão - Foto: Lucio Luna / Divulgação.

A virada dos anos 1970 para os 1980 foi um momento único para a história da moda carioca. Vivendo um boom de atenção e criatividade, a capital fluminense viu surgir grande elenco: da importada Fiorucci, capitaneada por Gloria Kalil, à nacionalíssima Yes Brazil de Simão Azulay, passando pelo início do beachwear de Lenny Niemeyer, os jeans da Dijon com suas musas, como uma iniciante Luiza Brunet, e as mochilas que eram febre teen da Company.

head person photography portrait accessories glasses blouse coat jacket earring
Momentos da história de Frankie e Amaury ao lado de Alexia - Foto: Arquivo Pessoal.

Nesse burburinho, uma dupla de namorados apareceu para dar um remelexo na high society da cidade: o brasileiro Amaury Veras e o argentino Frankie Mackey. Donos de personalidades distintas, o primeiro, discreto na criação, e o segundo, estridente cuidando do RP, criaram causos lendários com clientes famosas, discussões públicas, cenas de cinema, desfiles-show e uma moda essencialmente focada no couro. Agora, passados 45 anos da criação da marca e 20 anos da morte trágica do brasileiro (o ex-sócio, acusado pela polícia como autor do caso e foragido na Argentina, faleceu em 2015), a Frankie Amaury marca um retorno súbito. Ideia da sobrinha de Frankie, Renata Veras, herdeira da marca, que já chegou a desfilar no finado Fashion Rio e, hoje, está radicada na Espanha.

coat jacket adult female person woman fashion shorts face skirt
Yasmin Brunet babyface para a marca no Fahsion Rio - Foto: Arquivo Pessoal.

“Existe um imenso valor afetivo por quem viveu aquela época, era cliente e conviveu com os dois naqueles tempos disruptivos, tão politicamente incorretos — que hoje não seriam possíveis, mas absolutamente divertidos”, define ela. “Eles foram protagonistas, aqui no Brasil, do processo que transformou a moda em espetáculo, retirando o trabalho dos estilistas do gueto dos endinheirados para dar-lhes visibilidade equivalente à dos pop stars.”

adult female person woman male man baby face portrait book
Campanha com Fatima Muniz Freire nos anos 1980 - Foto: Arquivo Pessoal.

A entrada de relançamento da marca vem por conta da reedição da mochila de couro, ícone da época, e de uma bolsa saco. Frutos de uma pesquisa de acervo quase inexistente. “Praticamente não havia mais nada, muito se perdeu”, conta. “Quando a Frankie Amaury acabou, em 2004, nada estava digitalizado. Sobraram apenas fotografias e croquis. Foi preciso matriciar de novo todas as ferragens personalizadas, fechos e maxi-ilhoses.” 

clothing coat jacket face head person photography portrait accessories
Silvia Pfeiffer na passarela, na década de 1990 - Foto: Arquivo Pessoal.

Na busca pela reencarnação, Renata cercou-se de gente que dividiu parte da história do tio, como o diretor criativo Alexandre Schnabl, que trabalhou com a dupla, e musas da marca da época: Silvia Pfeifer, Fátima Muniz Freire e Alexia Dechamps. “As três não só fazem parte dessa narrativa como participaram ativamente, no convívio com os dois, da consagração de uma moda em couro urbana e deluxe no país, em uma era de excessos, quando as supermodelos começavam a despontar como musas no cenário global e elas passaram a ocupar a pole position no mercado nacional”, define Schnabl. Para Silvia, os dois “trouxeram a roupa de couro com caimento bonito e toque sensacional. Era moderno e antietário. Foram pioneiros. Isso não pode cair no esquecimento”.

accessories sunglasses glasses face head person smile photography portrait man
Momentos da história de Frankie e Amaury com Vera Fischer - Foto: Arquivo Pessoal.

Enquanto a versão 2.0 da Frankie Amaury se garante nos acessórios — à venda na filial carioca da multimarcas Pinga — e deixa na vontade reedições da moda de Veras, parte desse histórico deve ganhar luz em outros dois projetos em breve. Alexandre prepara uma biografia sobre a marca, pesquisando no acervo mantido por Renata, a ser editado pela Luste Editores. E um longa biopic, rodado por José Henrique Fonseca (diretor de Bom dia, Verônica) sobre os bafos da dupla, que vão muito além da ficção. 

clothing sleeve adult female person woman fashion face shorts dancing
Gianne Albertoni - Foto: Arquivo Pessoal.
face person photography portrait adult male man glasses romantic coat
head person face adult male man sunglasses pants jeans photography
person accessories jewelry necklace tribe face head
Momentos da história de Frankie e Amaury - Fotos: Arquivo Pessoal.
face person portrait adult male man art glasses drawing people
face head person photography portrait adult bride female woman people
Momentos da história de Frankie e Amaury - Fotos: Arquivo Pessoal.

Tags

Posts recomendados