Grandpacore: "estilo vovô" é tendência para o inverno em 2024
A estética aparece em sua versão 2.0 e propõe uma releitura moderna de peças de outras gerações. Descubra tudo sobre o grandpacore!
Se você quer estar por dentro da moda em 2024, a aposta para o próximo inverno é o grandpacore. A proposta explora a linha retrô, porém, diferente dos últimos anos em que já foram resgatadas roupas e acessórios das décadas passadas, a tendência aparece agora em uma versão 2.0.
'Core' expressão que do inglês indica uma estética, é utilizada para nomear “microtendências”. Já 'grandpa' significa vovô, diante disso, no próximo inverno a sensação será o "estilo do vovô": um conceito que une conforto e autenticidade ao repaginar o visual com peças do guarda-roupa das gerações passadas.
A seguir, é possível compreender melhor essa abordagem e conferir dicas valiosas de como aderir à tendência que já conquistou ícones fashion como Gigi e Bella Hadid, Harry Styles, Kendall Jenner, Pharrell Williams e outros famosos e influenciadores renomados.
Como surgiu o grandpacore 2.0?
Recentemente, o grandpacore tem aparecido entre as trends do Tik Tok, mas essa é uma expressão que já havia sido utilizada anteriormente pelos estilistas para designar vestimentas e adornos que passam uma imagem dos avós dos anos 60, 70. A ideia do 2.0 é adotar esse estilo de uma forma diferente, em que o intuito é mesclar essa estética vintage com itens mais modernos.
Os elementos que compõem o estilo são aqueles mais aconchegantes, como tricô, xadrez e trajes oversized.
Para essa moda, os bazares e brechós são grandes aliados, pois nesses estabelecimentos são encontrados muitas peças antigas que podem ser reutilizadas. Assim, adotar o estilo, além de estar por dentro das tendências, incentiva-se o reaproveitamento na indústria têxtil.
7 peças-chave para resgatar do guarda-roupa do vovô
Existem peças estratégicas que podem ser adicionadas no guarda-roupa e, a partir daí, usar a criatividade para incorporar vários looks de inverno. Nos tópicos a seguir, estão itens essenciais que valem a pena o investimento:
- Blazer oversized:
Para a tendência do ano, uma ótima sacada é abusar dos blazers maiores e com ombros mais largos, adicionando uma dose extra de elegância, sofisticação e atitude no visual, ao mesmo tempo que passa um ar despojado.
Além disso, esse item vai bem com - praticamente - tudo, permitindo inúmeras combinações.
- Colete de tricô:
Uma das maiores apostas para esse estilo, são os coletes de tricô sem manga. Essa é uma peça coringa que pode ser usada de diversas maneiras, sobreposto em camisas sociais, camisetas ou até mesmo sozinhos.
No Grandpacore, os fashionistas têm apostado em coletes maiores, com uma pegada mais over, mas, isso não é regra.
- Alfaiataria:
Além dos blazers, outros trajes em alfaiataria podem ser acrescentados. Peças com referências sessentistas, como ternos, paletós, calças sociais e camisas formais, vestidos e saias são muito assertivas, atemporais e podem ser escolhidas para diversas ocasiões e em diferentes temporadas.
- Estampas em xadrez:
A próxima dica é investir no xadrez, uma estampa clássica que sempre esteve muito em alta nas temporadas de outono e inverno, e presente universalmente nos guarda-roupas. Elas podem dar um toque especial e trazer toda a essência da trend. São muitas possibilidades: boinas, casacos, coletes, saias e muitas outras opções para adicionar ao vestuário.
- Cardigan:
Os cardigans são os famosos casacos de vovô, quentinhos, aconchegantes e, por isso, muito úteis na estação mais fria do ano. A maioria é confeccionada com lã, algodão, cashmere e outros tecidos que trazem calorosidade e conforto. A sugestão é misturá-los a itens mais modernos para compor o visual.
- Meia ¾ :
A peça que também entrou para o grandpacore 2.0, foi a meia ¾. Ótimas para compor looks com vestidos, saias e shorts, elas combinam perfeitamente com a tendência.
Além da estética, meias altas podem trazer benefícios quando os modelos certos são escolhidos. A meia de média compressão é um ótimo exemplo, pode melhorar a circulação e aliviar dores e inchaços causadas por alguma condição relacionada à saúde ou por situações específicas, como viagens e rotina de trabalho.
- Mocassim:
Nos últimos anos, os mocassins apareceram modernizados, com solado mais alto e tratorado, trazendo uma vibe jovial. No grandpacore ele surge na sua versão tradicional, sem salto ou muitos detalhes, e também como uma ótima dupla para as meias ¾.
Então se você quer seguir a tendências, basta adicionar esses elementos ao guarda-roupa para o próximo inverno.
Uma dica extra é buscar inspirações de composições no Pinterest e no Instagram, para reproduzi-las ou reinterpretá-las com uma expressão mais individual e se permitindo explorar a própria criatividade.