Grife australiana retira coleção das lojas após acusação de apropriação cultural
O ano de 2021 começou agitado para a grife australiana Zimmermann. Isso porque a marca de luxo está passando por duras críticas após divulgar a sua coleção Resort Swim 2021 que, de acordo com os usuários do Twitter, uma das peças da linha está praticando apropriação cultural.
O vestido em questão foi o "Pictured, the Riders Panelled Tunic Dress & Wide Brim Boater", um vestido leve e fresco branco, com bordados coloridos e vibrantes que se destacam na produção. Nele, a estampa de flores e pássaros com tonalidades marcantes foi exatamente o detalhe poderoso que foi alvo de acusações. O motivo é pela semelhança incontestável com o trabalho feito por diversos artesãos em Oaxaca, uma cidade no sul do México.
O caso tomou uma grande proporção, e até mesmo o Instituto Oaxaqueño de Artesanato se pronunciou sobre a situação, pedindo uma posição da grife australiana. “Nós, de Oaxaca, estamos fazendo um forte apelo para a marca Zimmermann explicar os elementos iconográficos e técnicos das peças da coleção Resort Swim 2021. Pedimos também o reconhecimento do trabalho artesanal dos povos da região de Cañada e Papaloapan.”
A conta compartilhou também imagens com um pronunciamento explicando que “o bordado é feito com a técnica do ponto de cruz sobre o algodão. Nele estão representados diversos elementos simbólicos, como pássaros e flores, que refletem a natureza das suas comunidades, emoldurados por fitas coloridas que os distinguem de uma cidade a outra”.
O instituto finaliza seu pronunciamento dizendo que “o reconhecimento dos saberes ancestrais deve prevalecer com o respeito máximo para a convivência sã entre os povos originários, a nação mexicana e a comunidade internacional”.
Em uma publicação em sua conta de Instagram, a Zimmermann reconheceu que usou como inspiração o que “agora entendemos ser uma roupa tradicional da região de Oaxaca”. Então a marca se desculpa por toda a situação sem o devido crédito aos proprietários culturais e revela que “embora o erro não tenha sido intencional, quando foi trazido ao nosso conhecimento, o item foi imediatamente retirado de todas as lojas Zimmermann e de nosso site”.
A marca revela ainda que entrou em contato com o Instituto Oaxaqueño de Artesanato e que juntos eles estão trabalhando em uma “solução adequada”. O que você acha dessa situação?