Helena Silvarolli comenta figurinos de filmes indicados ao Oscar
O Oscar 2024 acontece em breve, e como há moda em todo lugar, convidamos Helena Silvarolli para comentar as apostas de figurino dos filmes indicados
Com a temporada de premiações esquentando, os fashionistas só têm olhos para uma categoria: Melhor Figurino. Dentro da maior competição internacional na corrida para o Oscar 2024, cinco filmes foram destaque e receberam indicações. Para conhecer um pouco mais sobre a proposta de cada um, convidamos a influenciadora Helena Silvarolli, especialista em moda e viciada em cinema, para apresentar o que há de melhor no quesito figurino. Confira:
Napoleão, por Janty Yates e David Crossman
Por se tratar de um filme histórico, a reconstrução precisa ser fiel e ao mesmo tempo clara para que todos entendam o cenário do filme. “Napoleão” se passa entre os séculos XVIII e XIX, e o trabalho em conjunto de Janty e David é perfeito para isso. A primeira, que já ganhou uma estatueta pelo trabalho em “Gladiador” e fez um trabalho incrível de reconstrução em “Casa Gucci”, estabelece o tom histórico do figurino, enquanto David, que assinou “Batman” e filmes da franquia “Star Wars” acrescenta um mood mais heroico e fantasioso para o resultado final.
Barbie, por Jacqueline Durran
Um dos maiores sucessos de bilheteria do ano passado, “Barbie” chamou atenção por reconstruir em diversos momentos looks icônicos da boneca mais famosa do mundo. O figurino foi pensado por Jacqueline Durran, que já venceu nessa mesma categoria por “Anna Karenina”, e é conhecida pelo trabalho mágico com “A Bela e a Fera” e “Spencer”. Ela foi capaz de transmitir no figurino tudo o que torna a Barbie e o Ken personagens tão marcantes e, ainda, refletir em cada peça o desenvolvimento do filme. Com certeza um dos favoritos para vencer!
Oppenheimer, por Ellen Mirojnick
Para alguns, recriar figurinos do século XX pode ser apenas alfaiataria, mas atenção aos detalhes é o que separa um look dessa época com um visual de hoje em dia. Ellen Mirojnick, que é praticamente uma especialista nesse estilo mais refinado por seu trabalho com “Wall Street”, “Um Assassinato Perfeito” e “Atração Fatal”, traz com perfeição a caracterização quase que replicada dos personagens da época, com destaque óbvio para os looks do protagonista, interpretado por Cillian Murphy.
Pobres Criaturas, por Holly Waddington
Holly Waddington fez um trabalho impressionante criando um figurino único para o universo fantasioso de “Pobres Criaturas”. Por mais bizarro que o filme possa parecer em diversos momentos, as roupas se comunicam perfeitamente com aquele ambiente e com o próprio desenvolvimento da personagem principal, que abusa de volumes e shapes bem diferentes. Como Holly tem experiência com essa vibe “de época” por conta da participação em filmes como “Lady Macbeth”, tudo acaba ficando lúdico e real ao mesmo tempo!
Assassinos da Lua das Flores, por Jacqueline West
Como todo bom filme de pegada western, o figurino é quase um personagem para fazer a ambientação da história. Jacqueline West, que tem uma versatilidade gigante no currículo — tendo desenhado as roupas de filmes clássicos como “O Curioso Caso de Benjamin Button” e até sucessos recentes, como “Duna” —, foi uma escolha inteligente: a designer sabe trabalhar muito bem a partir de qualquer referência, dando um toque de refinamento para concretizar qualquer ideia. Aqui, o velho oeste ganha uma cara única!