Kate Middleton se inspirou nesse estilo para seu retorno triunfal
Kate Middleton investiu em um look Preto & Brando para a aguardada cerimônia
Kate Middleton fez seu retorno triunfal no último sábado, 15.06, durante o Trooping the Colour 2024 ao lado de sua família e o Rei Charles III - essa foi a sua primeira aparição pública desde que anunciou que estava tratando um câncer no começo do ano. A princesa estava linda ao usar um vestido da britânica Jenny Packham, uma das estilistas favoritas de Kate na hora de se vestir para eventos reais. Mas os olhares mais atentos perceberam uma coisa: o visual da realeza se assemelhava muito com a Audrey Hepburn no filme “My Fair Lady” de 1964.
O "visual Doolittle" na moda refere-se ao estilo visual adotado por Eliza Doolittle, personagem da peça "Pygmalion" de George Bernard Shaw e da adaptação "My Fair Lady". Eliza, uma vendedora de flores da classe baixa, passa por uma transformação radical para se tornar uma dama da alta sociedade. Inicialmente, seus trajes são simples e desleixados, refletindo sua origem humilde, com vestidos de algodão desgastados e chapéus simples. Após sua transformação, ela adota roupas sofisticadas e elegantes, típicas da alta sociedade eduardiana, incluindo vestidos de noite elaborados, feitos de seda e cetim, com detalhes luxuosos como bordados e rendas.
O estilo pós-transformação de Eliza caracteriza-se por vestidos longos e estruturados que acentuam a cintura, cores clássicas como branco, preto e pastéis, e acessórios refinados como chapéus ornamentados, luvas e jóias discretas, mas de alta qualidade. A narrativa de ascensão social e transformação através do vestuário destacada pela história de Eliza influenciou profundamente a moda, mostrando como roupas podem alterar a percepção social e simbolizar status e identidade.
Essa dualidade e elegância do início do século XX inspiram designers e estilistas, mantendo o "visual Doolittle" relevante e apreciado. A transformação visual de Eliza Doolittle continua a ser um tema icônico, refletindo o poder das roupas em narrativas de transformação e refinamento social.