Moda

Law Roach: conheça o nome por trás dos looks de Zendaya

Stylist americano percorreu trajetória ao lado de estrelas e já tem um livro publicado sobre seu trabalho

blazer coat jacket formal wear suit adult female person woman fashion
Law Roach e Zendaya | Foto: Reprodução/ Instagram @luxurylaw

Ser alguém conhecido em Hollywood não é uma tarefa fácil. Se o sucesso vem dos bastidores mais concorridos do mundo, a dificuldade é dobrada. Responsável pela construção da imagem da atriz Zendaya e de outras famosas, o stylist americano Law Roach, 46, vem roubando a cena até depois de declarar sua aposentadoria em marco do ano passado.

 

Ajudando a construir ícones da cultura pop, como Zendaya, Anya Taylor-Joy, Lindsay Lohan e Hunter Schafer, Roach se denomina “arquiteto da imagem”, título que se tornou a sua marca registrada. Em seu trabalho com celebridades, ele não cria roupas, mas as escolhe como ninguém. Atendendo agendas disputadas, o stylist vive ao redor do mundo, como Los Angeles e Paris. Em 2021, foi homenageado com o prêmio Stylist do ano, pela revista The Hollywood Reporter. No ano seguinte, também foi considerado Stylist do ano pelo Council of Fashion Designers of America Fashion Awards.

Law já causou alvoroço nas redes sociais ao declarar sua aposentadoria. “A política, as mentiras e as narrativas falsas finalmente me pegaram”, escreveu ele em seu perfil oficial no Instagram. “Vocês venceram…estou fora”, disse o stylist premiado na época. Segundo a imprensa internacional, o episódio ocorreu depois dos insultos que sofreu ao chamar a atriz Priyan­ka Chopra Jonas de gorda. Especula-se que outro motivo para o stylist sair de cena foi um ataque de estrelismo por não ter ficado ao lado de Zendaya na primeira fila do último desfile da Louis Vuitton, em Paris.

 

Aos 46 anos, Law Roach nasceu em Chicago. Foi criado por uma mãe solteira que o abandonou na adolescência. Roach teve de ir à luta desde cedo. Mais tarde, foi acolhido pela avó e, com ela, diz ter sido “enfeitiçado pelo estilo”, ao observar como se vestia. Segundo o profissional da imagem, ela frequentava brechós e foi onde ele descobriu o dom de encontrar peças valiosas ou, em suas palavras, “diamantes brutos”, disse ele à imprensa internacional. No final dos anos da década de 1990, ele abriu a loja Deliciously Vintage com a amiga Siobhan Strong. Nesse período, ganhou fama ao ter uma peça comprada pelo rapper Kanye West para sua então namorada, a modelo Amber Rose. Em 2011, recebeu o telefonema que mudaria sua vida. Do outro lado da linha era um dos agentes de Zendaya, uma atriz adolescente da Disney com quem construiria uma sólida relação de trabalho.

 

Ao longo dos anos, Roach vestiu Zendaya e a reposicionou no mercado do entretenimento de Hollywood. Ele foi responsável por inúmeros tapetes vermelhos, capas de revistas e looks que viralizaram nas redes sociais. Depois de sua declaração polêmica sobre a aposentadoria, ele voltou para vestir Zendaya para o baile do Metropolitan Museum of Art de Nova York em maio deste ano. A noite mais badalada da moda contou com a presença da atriz – já conhecida pelas produções estonteantes assinadas pelo stylist – e, dessa vez, o vestido azul cobalto roubou a cena na noite de gala.

“Eu estava apenas cansado”, justificou Roach ao New York Times. Segundo o jornal americano, o stylist também estava enfrentando o luto pela morte do sobrinho de 3 anos que caiu do 17º andar. “Não tive tempo nem de lamentar”, disse ele à publicação.

adult female person woman fashion dress formal wear male man bride
flower flower arrangement plant flower bouquet adult bride female person woman rose
Zendaya | Getty Images

Neste mês, de volta à cena fashion a qual está acostumado, Law Roach lançou o livro How to Build a Fashion Icon — Notes on Confidence from the World’s Only Image Architect. A obra é uma espécie de guia para se tornar confiante, com dicas, truques e histórias de um fenômeno que passou de outsider à estrela da indústria do entretenimento.  “Eu queria algo tangível, fácil, com itens de ação que eu achava que poderiam realmente ajudar o leitor”, contou Roach ao The Hollywood Reporter. “Honestamente, a aposentadoria me deu tempo para fazer isso, mas eu também estava procurando por algo que me desse propósito, para ser criativo, mas também sinto que tenho servido as pessoas por tanto tempo de uma certa maneira, e agora eu queria servir de uma maneira diferente”, explicou ele.

 

Law Roach também contou à publicação americana como começou a relação com Zendaya e a construção do ícone fashion. O livro é dedicado aquém ele chama de "minha irmãzinha, minha musa, minha colaboradora próxima e minha maior defensora: Zendaya Coleman". Roach trabalha com a atriz de Euphoria e Duna desde 2011, quando ela era uma garota de 14 anos do Disney Channel que compareceu à estreia do single Never Say Never, de Justin Bieber, em Los Angeles.

Em uma das passagens do livro, o stylist contou como ajudou a transformar a jovem estrela em uma sensação viral nas redes sociais. "Ouvimos o obturador das câmeras. Eu sussurrei no ouvido dela: 'Eles não estão fotografando você porque você é uma celebridade. Eles estão fotografando você porque você é bonita'", ele escreveu. “Eu não estava mentindo para ela, e nunca mentiria — era a verdade, e era importante que ela soubesse disso! Quatro fotógrafos viraram seis; seis viraram dez. Eu a vi ficar um pouco mais alta, e a elegância que nós dois sabíamos que ela possuía se tornou um pouco mais proeminente. Os fotógrafos viraram uma turba que voltava dia após dia pelo resto daquela semana, fotografando tudo e qualquer coisa que ela vestisse”, explicou ele.

 

Roach não desenha modelos debruçado em uma folha de papel ou nas telas de um computador. Ele imagina visuais, cores, proporções e estilos. A excelência e o sucesso do que faz, sempre com estrelas, pode ser comparado a outros momentos da historia da moda. A parceria com Zendaya nos remete a Hubert de Givenchy (1927-2018) com a atriz Audrey Hepburn (1929-1993), ou de Jean-Paul Gaultier com Madonna, Bob Mackie e Cher. Assediado para inúmeros trabalhos, pelos quais cobra cachês disputados, ele se dá ao luxo de negar com frequência. “Tenho dito não a muitas pessoas. Exceto Zendaya”, afirmou ele ao The Hollywood Reporter. E Taylor-Joy, Lohan e Schafer, confessou ele. 

A partir de agora, se alguma estrela de Holllywood estiver deslumbrantemente bem vestida, é bem provável que o nome de Law Roach esteja na etiqueta.

 

Tags

Posts recomendados