Moda

Moda muito além das redes sociais e dos “looks do dia”

Moda é diferente de roupa! Moda é expressão cultural e roupa é funcionalidade

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Chanel Spring 1985 Couture Runway Show - Foto: Getty Images.

Moda é uma expressão cultural envolvida em arte, contexto histórico e social, realidades, designers, indústria e relações políticas, com base nos ciclos da história da moda. As roupas e os famosos "looks do dia" estão inseridos no resultado final das narrativas da moda.

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Fotos: Julie Aagaard, Kseniachernaya e Ron Lach / Pexels.

A roupa precisa ser funcional, afinal, já imaginou o mundo sem as roupas? Ou até mesmo sem a indústria têxtil? A indústria da moda está presente em diversos (ou quase todos) setores, mas o embasamento e o que faz a moda ser a moda é uma relação maior que o cotidiano.

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Foto: Teona Swift / Pexels.

Um exemplo: o período de crises! Em muitos momentos a humanidade vivenciou guerras, conflitos políticos, crises financeiras e muito mais. E para destacar e contextualizar a importância do conhecimento da história da moda, durante a Primeira Guerra Mundial surgiu a necessidade de ter uma peça e design que assumisse a função de proteger os militares. Então, Thomas Burberry, fundador da grife Burberry, criou o tão queridinho das influenciadoras e fashionistas na atualidade, o trench coat. A icônica peça tem mais de 100 anos, e tornou-se um dos designs mais difíceis de produção, levando um ano para especialistas aprenderem a fazer apenas os pespontos do colarinho intrincado, específico do trench coat. 

Então a peça que foi desenvolvida pela necessidade tornou-se uma das mais das favoritas entre as tendências de Inverno que vão e vêm. A união da moda com relações sociais juntamente com as projeções do universo fashion dão o poder de transformação.

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Trench Coat Burberry - Fotos: Vlada Karpovich / Pexels e Divulgação.

Com isso, será mesmo que moda é apenas o "look do dia"? Será que uma blogueira do "look do dia" pode se declarar como especialista de moda? Para decifrar esses questionamentos, nada como a inesquecível cena de Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, do filme "O Diabo veste Prada" que aborda a visão de quem ver moda e quem ver apenas a funcionalidade. Ao comparar as diferenças das cores dos cintos questionados por Andrea Sachs, interpretada pela atriz protagonista Anne Hathaway, Miranda discursa a relação da moda com o consumo ao detalhar como as passarelas e grandes designs chegam até as lojas fast fashion e liquidação, de consumo mais comum do cotidiano. 

E assim como muitas vezes, trabalhos de diversas mãos por muito tempo são ignorados no momento que a roupa perde seu valor conceitual e artístico para ganhar o valor funcional e barato.

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"O Diabo veste Prada" - Foto: 20th Century Studio.
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Fotos: Michael Burrows e Nappy / Pexels.

Portanto, os "looks do dia" surgem de uma linha longa de diversos trabalhadores repletos de especialistas, estudos e histórias não relatados por ser crucial que haja apenas beleza. Assim, deixando claro que moda está muito além das redes sociais, e para vivenciá-la é necessário conhecer a cultura, que começa nas ruas diárias e estilos de vida. Afinal, contextualizada nas relações socioculturais em diferentes lugares, a moda está na valorização do ser cultural e artístico, no conhecimento e no profissional da área.

O design presente no funcional da roupa é o valor conceitual. Valorizar o profissional da moda é entender que vestir o “look do dia” é carregar a história da humanidade.

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Foto: Craytive / Pexels.

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