Moda

O legado de Virgil Abloh

Após sua triste e repentina partida, o legado de Virgil Abloh seguirá como grande referência para a moda mundial

face person human suit clothing coat overcoat apparel home decor
Foto: Getty Images

A moda está de luto! Todos fomos pegos de surpresa neste último domingo, 28 de novembro, com a notícia do falecimento do designer de moda Virgil Abloh. 

O diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton e CEO da marca Off-White, nos deixou aos 41 anos em decorrência de um angiossarcoma cardíaco - um tumor raro no coração - que tratava há dois anos, em silêncio, assim como sempre manteve sua família e vida privada, distante dos holofotes.

clothing apparel person human jacket coat shoe footwear face

Um homem genuinamente simples, que gostava de ouvir as pessoas. Me lembro bem quando o conheci. Eu colaborava com a Jimmy Choo internacional e estávamos organizando o lançamento da parceria com a Off-White, em NY. Algo me chamou muita atenção sobre ele e, quando começamos a conversar, perguntei sua opinião e suas expectativas sobre a colaboração. Foi quando ele me disse: “Eu quero ouvir a sua opinião antes” – Eu nunca havia visto tal acessibilidade e tal atitude humilde como essa, ainda mais de alguém vindo do alto escalão da moda - um ambiente de, também, altos egos, onde só escutamos os “gênios” e obedecemos (ou obedecíamos).

Virgil com sua simplicidade conseguiu conquistar a todos e quando digo todos, me refiro aos consumidores, seus superiores, celebridades, gente simples. Então, sim, ele ultrapassou todas as probabilidades e possibilidades de uma mente cheia de ideias e pouca formação na moda, alcançando gloriosamente um lugar que poucos pretos alcançaram. 

clothing apparel sunglasses accessories accessory person human bonnet hat home decor
Foto: Instagram/Reprodução @virgilabloh

Mas, por que a perda de Virgil é tão relevante? Ele foi o primeiro diretor criativo negro do maior conglomerado de luxo do mundo, a LVMH. Atualizando, assim, um sistema que pedia por isso há muito tempo. Outros poucos pretos, como Olivier Rousteing, Telfar Clemens, Patrick Kelly, Stella Jean, Dapper Dan e Kanye West, tiveram espaço e reconhecimento na moda de luxo como ele. Virgil não tinha portas secretas - os famosos contatos - no mundo da moda. Tampouco era herdeiro ou tinha educação formal na área. Com amigos fiéis que acreditaram e apoiaram o seu trabalho, forte networking e muito talento, ele mostrou verdadeiramente como se faz a mudança e como quebrar barreiras e padrões através da arte. 

Virgil foi um dos precursores de um movimento que reverberá para sempre: a democratização do luxo, através do streetwear. Ele abriu a moda, a arte, o design, a música e, claro, os negócios, para os olhos de uma nova geração. Conseguiu aproximar o luxo das ruas, através da sua missão de abrir portas para os outros e de criar caminhos para a igualdade e diversidade, mesmo tendo que lidar com grandes contradições. Muitas vezes seu discurso sobre representatividade da comunidade negra na moda foi confrontado, questionado e duvidado por conglomerados bilionários e valores altíssimos. Virgil admitia que essa batalha era interna - o que está, inclusive, na base de muitas de suas ações. 



Virgil Abloh (Foto: Reproducão/ Instagram @virgilabloh)
Foto: Instagram/Reprodução @virgilabloh

Nascido em Illinois, nos EUA, filho de pais ganeses, seu primeiro contato com a moda foi através de sua mãe, uma costureira. Formou-se em engenharia civil pela Universidade de Wisconsin-Madison, em 2002, para já em 2006 concluir seu mestrado em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois. Casou-se em 2009 com Shannon Sundberg, que conheceu no ensino médio, em uma escola católica.

Sua carreira na moda começou, de fato, em 2009, quando inscreveu-se em um programa de trainee da grife italiana Fendi. Anos depois, em 2010, assumiu a direção criativa da agência Donda, do rapper Kanye West. A amizade com o cantor era de longa data. Desde 2002 Virgil co-produzia as capas dos discos, merch e cenários de Kanye. Seu primeiro grande sucesso - e que lhe rendeu uma indicação ao Grammy - foi com o álbum Watch the Throne, uma parceria de Kanye com Jay-Z. 

Pyrex Vision, fundada em 2012, foi sua primeira grife. A marca, que durou apenas um ano, consistia na customização de itens de outras maisons. Lá, pela primeira vez, a icônica frase da Off-White: “The youth will always win” (a juventude sempre vencerá), foi usada. Segundo Virgil, Pyrex era apenas um experimento, o que precedia seu verdadeiro amor. A Off-White. 

Fundada em 2013, em Milão, a Off-White revolucionou o mundo da moda. A marca que carregava seu forte DNA criativo, era vista por ele como um movimento de resgate e democratização do streetwear. Virgil no mundo da Off-White teve sacadas geniais, como as aplicações brandalistícas, as aspas em suas logos e os lacres de segurança vermelhos. 

A ascensão da marca foi rápida. As coleções masculinas e femininas foram apresentadas no ano seguinte, na Paris Fashion Week. Em 2015 foi finalista no prêmio LVMH. Já em 2016, abre sua primeira flagship em Tóquio. Ao longo dos anos, as parcerias foram diversas, algumas mais marcantes como Nike e Jimmy Choo. 

Em 2018 Virgil assumiu o cargo de diretor artístico das coleções de roupas masculinas da Louis Vuitton, sendo o primeiro estilista e o primeiro diretor criativo negro a ser contratado pela marca francesa e, também, com humildade e genialidade, foi um dos pioneiros a levar o streetwear, de forma disruptiva, para o luxo - o que era impensado há algumas décadas. 

clothing apparel person human sunglasses accessories accessory sleeve
Foto: Instagram/Reprodução @virgilabloh

Não há dúvidas de que Virgil Abloh se tornou um dos mais influentes nomes da moda. Sua partida nos deixa de coração partido e certos sobre a triste falta de personalidades que realmente causem impacto e que sigam com as mudanças tão necessárias no universo da moda. Virgil era um cara raro em um mundo de rasos. Esperamos que seu legado abra portas para outros gênios de visão e que a revolução na moda siga acontecendo. Aqui, reconhecemos e agradecemos por tudo e por tanto. Gigante Virgil!

sunglasses accessories accessory person human face clothing apparel
Foto: Instagram/Reprodução @virgilabloh

Posts recomendados