Pierre Balmain: os figurinos de cinema mais icônicos da marca
Nascido em uma pequena cidade da região de Savoie, na França, Pierre Balmain sempre soube que queria se dedicar à moda, porém, foi estudar arquitetura em Paris. No final dos anos 1930, ele lançou sua primeira coleção como aprendiz do designer Lucien Lelong. Seus designs consistiam em cortes retos, linhas simples e padrões clássicos que logo cativaram os olhos das mulheres em todo o mundo.
Ao longo de sua carreira, Balmain construiu relacionamentos valiosos com a elite de Hollywood, vestindo atrizes proeminentes dentro e fora das telas. Os designs glamorosos de Balmain são homenageados em filmes como The Millionairess, com Katharine Hepburn, e Her Bridal Night, com Brigitte Bardot. O designer passou a ganhar créditos de figurino para mais de 50 filmes.
Hoje, ele é lembrado como um dos primeiros costureiros franceses que influenciou a forma como percebemos a alta costura. Em comemoração do que teria sido seu 107º aniversário, L'OFFICIEL reúne o trabalho mais icônico do designer no departamento de figurinos para algumas das estrelas mais brilhantes da Velha Hollywood.
Brigitte Bardot
Her Bridal Night (1956) segue a história de ChouChou, uma country girl que é descoberta por uma revista de moda. Estrelado pela atriz francesa Brigitte Bardot, o filme apresenta designs requintados e atemporais de Balmain. Em uma cena, Bardot usa um vestido de noiva lindamente feito com apliques e tule.
Bardot e Balmain se reuniram novamente em 1956, And God Created Woman. A atriz francesa foi amplamente aclamada por seu papel como Juliete Hardy no filme romântico. Embora o filme apresentasse looks mais casuais e diurnos, Balmain foi o figurinista por trás dos macacões e vestidos inteiros usados por Bardot.
Vestindo Bardot mais uma vez, Balmain criou os figurinos para Love Is My Profession (1958), no qual a atriz interpreta uma mulher encrenqueira que é acusada de roubo e se vê envolvida em um romance com seu advogado.
Katherine Hepburn
Fiel à amizade deles, Balmain fantasiou Katherine Hepburn para seu papel na peça de 1952 The Millionairess, que funcionou por 10 semanas no New Theatre no West End de Londres. Um de seus looks mais icônicos é um vestido lindamente bordado desenhado por Balmain, com luvas bordadas para combinar.
Sophia Loren
Quando uma adaptação cinematográfica da peça foi feita, Balmain foi novamente escolhido para os figurinos. Sophia Loren estrelou a versão cinematográfica de The Millionairess usando um emblemático vestido Balmain rosa. O estilista vestiu a estrela italiana com looks extravagantes combinados com joias deslumbrantes para encarnar sua personagem Epifania, a mulher mais rica do mundo.
Rita Hayworth
Para alguns projetos de filmes, Balmain foi convocado para criar os figurinos de um personagem específico. Nesse caso, ele vestiu a protagonista Rita Hayworth para o filme de comédia e crime The Happy Thieves (1961). Seu visual consistia em separações com a alfaiataria de Balmain.
Cyd Charisse
A tendência de Balmain para o glamour estava em plena exibição nos trajes de Cyd Charisse em Two Weeks in Another Town (1962). Do amarelo arrojado ao verde retrô, a paleta de cores da atriz se destacou na tela. Um look inesquecível com contas pingando combinadas com um lindo colar de pérolas.
Jane Fonda
Balmain adotou uma abordagem descontraída, porém elegante, para os figurinos de Joy House, um thriller de mistério francês. No filme, Jane Fonda interpreta Carlotta, uma das duas mulheres ricas que possuem uma villa onde um pequeno crime acontece. As roupas da atriz envolvem o estilo francês chique de Balmain.