Moda

Por que a moda vintage virou sinônimo de luxo?

Ter uma peça vintage e com história virou uma tendência poderosa

Moda vintage
Moda vintage

Este ano, a Vestiaire Collective, a maior plataforma de moda de segunda mão e vintage, comemora seus 10 anos. Com uma comunidade global de mais de 9 milhões de membros, incluindo Cara Delevingne, Emma Watson , Kim Kardashian e Olivia Palermo, a gigante francesa do luxo se estabeleceu no mercado como referência.

As razões para esse sucesso? De acordo com um estudo realizado pela própria plataforma sobre as motivações de seus membros para investir no mercado de segunda vintage, vários critérios se destacam: a satisfação de vender e abrir espaço no seu guarda-roupa da maneira Marie Kondo, mas também de fazer bons negócios, investir em peças icônicas para poder revendê-las mais caras ou até a variedade de roupas disponíveis para compra ... Mas se o mercado de segunda mão continuar atraindo sempre mais seguidores, é especialmente por dois aspectos que se tornaram centrais para os fashionistas: primeiro, encontrar peças de edição única ou limitada que há muito desapareceram das lojas; o segundo fator, é de consumir moda de maneira sustentável.

Sophie Hersan , co-fundadora da Vestiaire Collective deixa sua opinião: " A vida útil média de uma peça é estimada em apenas 3,3 anos. Vender ou comprar em segunda mão possibilita reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados, mas também preservá-los e reduzir os efeitos nocivos da indústria da moda sobre o meio ambiente " .

Moda vintage

Luxo final? A singularidade

Se esses dois critérios se distinguem, é porque eles ecoam o conceito de luxo definitivo: ter uma peça única, impossível de encontrar. Tudo isso respeitando o meio ambiente, quando você sabe que a moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo.

Para François Bresmal , especialista em fotografia de moda e grande consumidor de moda em segunda mão, "o vintage é um luxo em vários níveis. Considero que salvar o planeta é um luxo. Também é uma raridade encontrar uma peça que não é mais produzida, ou uma edição limitada, ou que pertencia a alguém que admiramos. A maioria das peças que eu comprei tem décadas, as roupas são sempre impecáveis, materiais e cores se sustentam. Se você quer roupas dessa qualidade hoje em dia, tem que recorrer ao luxo e, portanto, a um grande orçamento. Eu gosto da ideia de ter roupas realmente qualitativas por um preço acessível".

Moda vintage
Moda vintage

As peças vintage mais cobiçadas?

" A icônica Kelly Vintage Box da Hermès e a Saddle Dior em jeans " , diz Sophie Hersan. Mas para Loud Milla e François Bresmal , são as criações da Chanel que se destacam. Enquanto o primeiro gostaria de encontrar " uma bolsa Chanel única ", o segundo diz: " Adoraria encontrar um lindo broche Chanel vintage. Ou óculos" . 

 

 

Moda vintage
Moda vintage
Moda vintage
Moda vintage

Tags

Posts recomendados