Moda

Rayssa Leal em entrevista exclusiva fala sobre moda e olímpiadas

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser escolhida “Friend of the House” da Louis Vuitton

accessories bag handbag purse clothing sleeve blouse face head smile
Skate e moda: entre manobras como flips e ollies, Rayssa Leal se tornou embaixadora da Louis Vuitton - Foto: Leo Faria.

Influência em tempo real! Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser escolhida “Friend of the House” da Louis Vuitton

O universo esportivo sempre fez parte das coleções da Louis Vuitton, seja em peças de prêt-à-porter, criação de baús sob medida como o Malle Vestiaire, em parceria com Dan Carter, jogador de Rugby Union, e a parceria como fabricante oficial dos cases de troféus de grandes torneios como Grand Prix de Mônaco, NBA e Copa do Mundo FIFA. Ainda sob a direção criativa de Virgil Abloh (considerado por muitos o responsável pela aproximação entre alta-costura e street wear desde que aportou na LV), foi apresentado o skate da Louis Vuitton com a assinatura do jamaicano Lucien Clarke, um dos nomes do skate com mais proximidade ao mainstream da moda, que fez parceria com Abloh para projetar o primeiro tênis de skate da Maison. O modelo tinha uma silhueta que remete aos tênis de skate do início dos anos 2000, construído com materiais próprios para o uso do tênis na lixa do board. Em 2017, a marca francesa havia lançado uma collab de shapes com a Supreme.

Na paralela, a Maison trabalha com mulheres fortes, de diferentes perfis e atuações. Na linha feminina sob o comando do diretor criativo Nicolas Ghesquière, a escolhida foi a brasileira Rayssa Leal, que, com apenas 16 anos, está há boas temporadas em evidência no cenário mundial do skate. Aos 11 anos, ela foi a skatista mais jovem a vencer uma final feminina do Street League Skateboarding World Tour. Em 2021, foi vice-campeã nas Olimpíadas de Tóquio. Sua trajetória é inspiradora e única, valores que estão conectados com a Louis Vuitton desde a história de seu fundador, Louis Vuitton. E foi assim que a Maison anunciou Rayssa como a primeira brasileira “Friend of the House”, ansiosa por acompanhar os próximos passos da estrela em ascensão.

 

Já próxima da Casa há algumas temporadas, Rayssa esteve entre os convidados de Nicolas Ghesquière, no desfile Women’s Fall-Winter 2023 e no desfile Women’s Spring-Summer 2024, que aconteceram em 2023 e mais recentemente no desfile Women’s Fall-Winter 2024, em março deste ano, em Paris. A seguir, ela fala das expectativas para 2024, ano de Olimpíadas em Paris, e da relação com a Maison.

 

L’OFFICIEL O que significa ser a primeira brasileira escolhida “Friend of the House” pela Louis Vuitton? 

RAYSSA LEAL É uma honra! Eu sempre me identifiquei com a marca. Em 2021, eu combinei com a minha mãe que, para cada campeonato da Street League Skateboarding (SLS) que eu ficasse em primeiro lugar, ela ia me dar de presente uma peça da marca – e naquele ano, eu ganhei todas as etapas! Eu já tinha ido a dois desfiles da Semana de Moda em Paris a convite da marca e tinha adorado. Então, a minha agente me ligou e disse que tinha uma surpresa para mim e me contou sobre o convite. Nossa, eu fiquei tão feliz! Quero representar a marca com muita autenticidade. Usar do meu jeito, nos meus momentos. E isso, para mim, acontece naturalmente porque eu gosto muito das peças. Moda tem muita conexão com o skate, faz parte da nossa cultura.

L’O Como a personalidade de Louis Vuitton e a sua dão match? 

RL O trabalho que o Virgil fez com a marca, trazendo o skate de forma autêntica, trouxe essa conexão natural comigo e com muitos skatistas também. Como eu já disse, a moda faz parte da cultura, do nosso lifestyle. É um match natural.

 

L’O O que a moda tem em comum com o esporte? 

RL O mundo da moda é algo que desperta o meu interesse e os eventos são sempre incríveis. Montar um look para o campeonato é um ponto de atenção. Se você olhar, grande parte dos skatistas estará usando peças que são tendências de moda naquela temporada.

L’O Como a moda faz parte da sua vida? Quais são as peças-chave do seu guarda-roupa? Como isso vem mudando? 

RL Eu, particularmente, tenho um interesse grande por moda por causa da influência da minha mãe. Quando eu viajava só com o meu pai, ela mandava na mala as bolsinhas com os looks separados. Sempre me ajudou a montar meus looks, escolher o que levar nas viagens. Ela sempre teve esse cuidado e esse olhar para moda. Posso dizer que minhas peças-chave para o dia a dia são: um cinto da Louis Vuitton, um tênis da Nike bem legal e uma calça. Para andar de skate, é isso, e um boné ou touquinha.

sleeve adult female person woman brown hair long sleeve wheel face black hair
Rayssa Leal - Foto: Leo Faria.

L’O Imagino que você viaje bastante – a trabalho – participando de competições. Como você faz essa mala? 

RL Minha mãe me ajuda, montamos juntas. Escolhemos o look diário. Eu tento manter o meu estilo. Para andar de skate, eu preciso considerar outras coisas, como usar uma calça mais grossa para as quedas que eu vou levar na rua, o boné ou a touquinha para o meu cabelo não me atrapalhar durante as manobras... Coisas desse tipo.

L’O Quais seus projetos para 2024? Como estão as expectativas para as Olimpíadas de Paris? 

RL Ainda faltam algumas etapas para a classificação para os Jogos, então é um passo de cada vez. Mas, eu me classificando, vou ficar muito feliz em poder representar o Brasil na minha segunda Olimpíada! E depois, eu tenho planos de começar a filmar a minha video Part viajando com os meus amigos e andando de skate.

FOTOS: Leo Faria. 

DIREÇÃO DE MODA: Lucio Fonseca.

POR: Karina Hollo. 

Tags

Posts recomendados