Royal Ascot: Por que a família real usa chapéus tão extravagantes?
Tradição da família real tem mais de 300 anos e segue código de vestimenta rigoroso
Quem acompanha a família real sabe que na época de Royal Ascot os membros da realeza sempre usam chapéus maiores. A tradicional corrida de cavalos segue uma tradição de 300 anos, com regras rigorosas de vestimentas para a monarquia britânica.
O evento é um dos mais amados do Reino Unido, e cabe à família real também usar as roupas mais memoráveis. Este ano, alguns membros da realeza já compareceram ao evento, como Kate Middleton, Príncipe William, Príncipe Charles, a duquesa de Cornualha, Camilla Parker Bowles, Princesa Anne, entre outros. E é notável que a tradição se mantém.
Tudo começou em 1917, quando a Rainha Anne iniciou o evento e impôs um código de vestimenta rigoroso para o traje de cada convidado. A seleção é feita a partir de qual recinto eles são membros: Royal, Queen Anne, Village e Windsor.Ao longo dos anos, algumas evoluções ocorreram, mas ainda é profundamente enraizado na tradição britânica.
O Royal Enclosure, que inclui a família real, exige que mulheres usem um chapéu com pelo menos 4 polegadas de base. Elas também são obrigadas a usar vestidos e saias acima do joelho ou mais longas, além de calças ou macacões em um esquema de cores monocromáticas.
Os homens também são obrigados a seguir as tradições e usar uma cartola, apenas em preto ou cinza. Para vestir, é obrigatório o uso de colete, gravata, e sapatos pretos com meias.
Os recintos Queen Anne e Village seguem o mesmo código de vestimenta, exigindo que as mulheres usem chapéu, capacete ou fascinator e usem roupas adequadas para uma “ocasião formal”. Os homens não são obrigados a usar cartola, mas devem usar um terno completo em cores correspondentes, gravata e meias com sapatos.
Já os membros do recinto Windsor, não tem um código de vestimenta específico, mas homens e mulheres são incentivados a usar "roupas de dia inteligentes" e, claro, com o chapéu ou fascinator.
Este ano, a família real optou por chapéus e fascinators com enfeites florais para o dia de abertura do Royal Ascot. E para quem não é da realeza, é possível usar roupas menos tradicionais, fugindo do código de vestimenta e trazendo chapéus com modelos diferentes.