Moda

Slip dress: a evolução da peça na moda

Peça feita para dormir teve seus significados modificados como resultado do movimento sufragista e da criatividade de estilistas ao longo da história. Saiba tudo sobre o slip dress:

clothing dress formal wear evening dress beachwear person pants standing
(Créditos: Instagram @lynnkelly_)

É um fato, as tendências variam de acordo com a época em que vivemos, com as atualizações no mundo da tecnologia e, também, do mundo artístico – são vários os fatores que influenciam nos estilos de vestimenta e, consequentemente, no que está em alta na moda. 

Dentre as que ganharam muita popularidade nos últimos tempos, sem dúvidas, é o slip dress. Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas com certeza já viu alguém vestindo uma peça do tipo. Afinal, além de dominar as passarelas, ele nada mais é do que um vetido similar às camisolas, de cetim ou seda, caimento fluido e absolutamente versátil.

(Créditos: Instagram @davidlesage_stylist)

Para ter uma noção, vestidos nesse estilo foram destaque na passarela da Armani Privé, da Fendi e da Miss Sohee. Com diferentes cortes, cores e estampas, as múltiplas versões de slip dress sem dúvidas ganharam os olhos e o gosto da alta-costura de Paris.

Mas isso não significa que o slip dress está restrito apenas para as passarelas chiques e de grandes grifes. Cada vez mais popular, hoje já é possível encontrar diversas opções para se inteirar dessa tendência. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o slip dress e dicas de looks para vestir!

(Créditos: Instagram @aimeejohnson)

Origens do slip dress

A ideia de sair de casa vestindo peças que parecem pijamas pode soar estranho. Mas, na realidade, esse é um movimento comum da moda ao longo do tempo: as camisetas estilo t-shirts, por exemplo, também já foram consideradas “roupas íntimas” ou roupas “de ficar em casa”. Com o slip dress, tem acontecido o mesmo, inclusive essa mudança já vem acontecendo há algumas décadas.

No século XX, durante o movimento das sufragistas pela luta política ao direito feminino de votar, as mulheres começaram a ressignificar o uso das roupas íntimas. Essa reivindicação tinha a intenção de ser um símbolo de liberdade, e as mulheres passaram a usar camisolas para sair de casa.

Uma vez que as roupas femininas eram mais pesadas e limitantes de movimentos, essas roupas eram mais leves e permitiam que a mulher se movimentasse à vontade, sem nenhuma amarra ao corpo. Paul Poiret e Gabrielle Coco Chanel, por exemplo, em apoio à tendência, passaram a substituir o espartilho por roupas leves e folgadas.

(Créditos: Instagram @chiararitz)

Com o passar dos anos, o slip dress foi se incorporando na moda – até que, em 1993, Kate Moss apareceu no red carpet com uma camisola comprida e de alcinha, além de ser de um tecido transparente.

(Créditos: Reprodução, Rex Features)

O visual voltou com tudo nos anos 90 até os anos 2000, quando o vestido tomou conta do pedaço novamente, mas não por muito tempo; Marc Jacobs, estilista norte-americano, criou uma coleção de inverno apenas com pijamas vintage, lingeries e slip dress para a Louis Vuitton. E, desde então, a moda está cada vez mais popular.

O slip dress, como dito anteriormente, é uma camisola. E, assim como todas as roupas para dormir, essa peça é confortável, traz um toque suave na pele e costuma ser bem soltinha para que o sono não seja atrapalhado por uma roupa desconfortável.

(Créditos: Instagram @chichailou)

Inclusive, é essencial que as roupas de dormir sejam leves e soltas para não causar também muito atrito do tecido com o colchão. Mas, usando uma roupa como o slip dress e outros pijamas do tipo, com um colchão casal Castor e travesseiros confortáveis, por exemplo, o bom sono é garantido. E o slip dress tem essa função: ser uma peça confortável.

Mas, afinal, como montar looks com o slip dress para cada ocasião? Confira dicas a seguir!

Montando looks com slip dress

Para explorar o slip dress, vale muito a pena experimentar para estar sempre bem vestido(a) para as diferentes ocasiões. Uma das composições mais básicas para esse tipo de peça é combinar com casacos e outras peças ou acessórios mais extravagantes de destaque.

(Créditos: Instagram @denimrush)

Slip dress + casaco

Essa dica é ótima especialmente para o outono e inverno, quando o tempo está mais frio. O casaco serve como uma sobreposição do slip dress, e você pode combinar com as mesmas cores ou que sejam de cores complementares. 

Aqui, vale usar e abusar das texturas dos tecidos, como usar um slip dress e uma jaqueta de couro, ou de sarja, cashmere ou outros tecidos que sejam do seu gosto e do contexto do local onde vai vestir as peças.

(Créditos: Instagram @denimrush)

Slip dress + meias-calças e botas

Da mesma maneira que os casacos sobrepõem-se ao slip dress, as botas e as meias-calças também complementam muito bem a peça. A meia-calça protege as pernas do frio, e é uma boa usá-la quando não está tão frio assim; as botas de cano longo até o joelho também preenchem o visual.

Aqui vale a mesma dica de combinações que anteriormente: texturas e cores devem estar casando e se complementando no look.

Slip dress + acessórios

Especialmente para os dias mais quentes, o slip dress deixa o colo bastante à mostra, e, por isso, vale muito a pena preencher esse espaço com um acessório mais chamativo de destaque. Colares em cores mais quentes e grandes, por exemplo, ganham a atenção e completam o look.

Como o slip dress tem uma abertura nas costas também, vale apostar em colares de costas para que a peça fique ainda mais valorizada.

(Créditos: Instagram @manuela_southafrica)

Slip dress como destaque

Por ser uma peça bastante versátil, o slip dress também pode ser usado como peça única, sem complementos e adereços. A depender do contexto em que será usado, então, ele traz ainda mais elegância. Jantares, casamentos e outros eventos sofisticados, sobretudo em dias de calor, por exemplo, combinam bastante com a peça.

Aqui vale apostar em estampas lisas principalmente, para ter um ar mais refinado. Mas nada impede de também procurar por um slip dress com desenhos geométricos, estampas de animais ou ainda com cores diferentes para compor o look.

(Créditos: Instagram @styledbyshineongrl)

Tags

Posts recomendados