Tendências cada vez mais efêmeras dominam o momento
Devagar, porque temos pressa! Da estética que deixa a discrição de lado para abraçar o maximalismo ao culto ao descanso e às relações, e o décor que combate o aquecimento global, o que as tendências cada vez mais efêmeras trazem para o front.
Na era das redes sociais, as trends são muitas – e em alta velocidade. E é por isso que, para poder brincar minimamente com a moda no sentido pop da palavra – o conjunto de opiniões, gostos, modos de agir, viver e sentir coletivos – é preciso anteceder o que vem por aí. Não à toa, os bureaux de tendências e plataformas de inspiração como o Pinterest soltam relatórios de previsões estéticas e de comportamento para o ano. E as da temporada parecem não querer passar despercebidas. Para começar, parece ter caído por terra o minimalismo discreto e silencioso. Segundo o Pinterest, os looks vêm grandiosos – basta reparar na trend mob wife, que foi além das roupas e pegou de jeito os penteados – quanto mais volume e ousadia, melhor – e as joias e acessórios nada básicos. “Inspirada na estética das esposas da máfia italiana, essa tendência é marcada pelo glamour e sensualidade, com peças como vestidos justos, saias lápis e acessórios chamativos em tons escuros e profundos”, conta Gabi Rosa, consultora de imagem e de estilo. Brilho pouco vai ser bobagem — nos acessórios, nas unhas, nas roupas e nos móveis de alumínio, assim como laços, que surgem como detalhes delicados ou em looks inteiros que roubam a cena, cheios de feminices. “Em contraste com o minimalismo, o maximalismo abraça a exuberância na moda, com estampas ousadas, cores vibrantes e sobreposição criativa de acessórios para produzir looks dramáticos e impactantes. Laços e fitas vêm como elementos decorativos, adicionando um toque romântico e feminino aos visuais, podendo ser encontrados em diversas peças de roupa e acessórios.” E o futuro vem pelas lentes dos óculos de grau dos avôs, com geração Z e boomers criando looks que misturam peças vintage, jeans, conforto e bom humor – é a granpacore. “Essa tendência combina elementos vintage e tradicionais adaptados para o contexto moderno, valorizando qualidade e conforto em peças como cardigãs, suéteres e calças de cintura alta”, observa Gabi.
A trend máxi e over toma até o setor das finanças: os objetos que rodeiam o dinheiro vêm trabalhados no design, como cartões de crédito, antes meio sisudos, ganham cores ao gosto do freguês (no banco digital C6, já é assim) e até ganham adesivos.
Azul a mil
Outra aposta, na paralela do Peach Fuzz, cor do ano segundo a Pantone, o azul está no ar – na sombra para os olhos, nas sobrancelhas, nos cabelos e nas unhas, independentemente do gênero. Uma estética que você vai começar a ver por aí é a das águas-vivas. Transparentes, elas vão ser inspiração para cabelos, maquiagem (destaque para o blush viral da marca americana digital Milky) e roupas, passando pela decoração.
Corpo a corpo
Autocuidado e skincare continuam fortes, mas não ficam mais restritos ao rosto e ganham o corpo todo, incluindo a geração Z e os boomers, que acreditam que rituais dignos de spa merecem espaço na rotina de cuidados. Entre a limpeza, a hidratação e o protetor solar, ainda vai sobrar tempo para relaxar. Os produtos corporais com pegada de wellness de Selena Gomez, em sua Rare Beauty, recém-chegados ao Brasil, já surfam a onda. O descanso, aliás, tende a ser valorizado, a proposta vai ser pegar leve, curtir a preguiça, ficar de bobeira, a qualquer hora e em qualquer lugar, com direito a rituais de relaxamento para fazer em casa, viagens e passeios. Ainda segundo o Pinterest, millennials e geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais para se conectar aos clássicos do jazz. A alfaiataria de brechó cantada pela WGSN vem reimaginando o dress code urbano para a nova geração, misturando estilo e identidade profissional para renovar a moda escritório: blazers, gravatas, riscas de giz e ombreiras dos anos 1980 com cara de brechó se misturam em uma alfaiataria renovada. De acordo com a WGSN, looks de escritório de segunda mão vão formar o guarda-roupa de trabalho da Geração Z – o mercado global de roupas de segunda mão deve crescer três vezes mais rápido do que o mercado global de vestuário, muito impulsionado pela nostalgia, pela crise do custo de vida e pelo desejo de viver momentos de alegria. A tendência já ganhou até um apelido, “Thrift-dult”. “Há uma mudança de mentalidade na geração Z em direção aos brechós, impulsionada por preocupações com sustentabilidade, acessibilidade financeira, busca por originalidade e consciência social. Essa tendência está transformando a maneira como os jovens consomem moda, valorizando aspectos como sustentabilidade, acessibilidade, originalidade e engajamento social”, fala Gabi.
Decor funcional
Dizem os relatórios da WGSN, voltam as cortinas não só para delimitar espaços e ter uma função estética, mas fundamentais para a economia de energia e o isolamento térmico. Além disso, novos materiais com mudança de fase vão proteger da temperatura extrema causada pela crise climática. E é no sossego do lar onde vão surgir conversas sobre temas profundos para aumentar a intimidade e a conexão.