Entenda a estética da febre Y2K e aposte sem erro
Você com certeza já deve ter reparado que os 00’s style anda subindo no termômetro da moda, graças, mais uma vez ao tiktok, que vem aquecendo a hashtag #y2k que já acumula mais de 2 bilhões de visualizações nos últimos meses. Nela podemos ver conteúdos de que trazem um revival das tendências que fizeram parte da nossa juventude e contribuiram com a moda. Mas afinal, você sabe o que essa sigla representa?
ENTENDA A SIGLA Y2K
Em meados de 90’s para os anos 2000, rumores de que uma pane afetaria todos sistemas -que ficou conhecido como ‘’bug do milênio”- assombrava os usuários da internet. Eis que o fenômeno foi nomeado pela sigla y (ano) 2(dois) k (mil). Na moda, a virada do milênio refletiu diretamente nos avanços tecnológicos dos tecidos; metalizados, brilhantes e com um quê de futurista. Não à toa, com certeza só de ler você já deve estar pensando num outfit inspirado no filme Matrix.
A ESTÉTICA COM AS REFERÊNCIAS Y2K
Existe uma teoria que comprova ser natural do comportamento do consumidor a retomada nostálgica a cada 20 anos. Especialmente agora, acredito que estamos sendo mais afetados emocionalmente pelo momento pandêmico, saudades de sair pelas ruas usando a boca cheia de gloss, livre das máscaras, como nos anos 2000. Aliás, essa é só mais uma das trendy eternizadas pelo filme Meninas Malvadas. O conjunto Juicy Couture de veludo da Regina George ou os cardigãns, preferencialmente na cor rosa às Quartas, uniforme do grupo de garotas que influenciaram a moda. Das telinhas também há referências Lizzie McGuire, personagem da série homônima feita por Hillary Duff, Sharpey de High School Musical e Carrie Brandshaw, da série “Sex and the City”. O boom nas vendas das bonecas Bratz também impactou diretamente na popularização do Y2K style, com suas sandálias plataformas, chokers e minissaias.
DAS TELAS PARA A VIDA REAL
Não demorou muito para que os grupos de garotas mais populares dos anos 2000 - Spice Girls e as Destiny's Child- aderissem a essa estética. Do showbuzz para a vida real, Britney Spears e o duo Paris Hilton e Nicole Richie traziam o mood para o street style. Atualmente, nomes como Dua Lipa, Lizzo, Megan Thee Stallion, Bella Hadid, Kylie Jenner, Hailey Bieber e a brasileira Anitta são as maiores referências para ficar de olho. Vale lembrar que o aparecimento de Beyoncé - eterna Destiny Child- com o modelo vintage Saddle da Dior, fez o modelo voltar aos holofotes e receber releituras que tornaram a it bag um must-have no closet de qualquer fashionista nessa temporada.
ESSENCIAIS PARA UM LOOK Y2K
Dobradinha de Denim
Usar conjuntos jeans está entre os clássico da moda, no Y2K style a silhueta pode ser oversized, cropped ou cintura baixa. Combine com tops de amarração frontal ou baby looks basiquinhas.
Conjuntos de veludo
Os conjuntinhos de veludo voltaram repaginados é agora aparecem em shapes cropped. Explore a paleta monocromática para dar o tom Y2K.
Logomania
A logomania é uma das características mais fortes da estética Y2K. Desde os anos 90, os monogramas fortalecem a ideia de que combinar logotipos na produção é très cool.
Acessórios Fun
Os acessórios são parada obrigatória do estilo Y2K. A pegada cool é o que embala presilhas em formatos clips, borboletas, emojis e o que mais sua personalidade permitir ousar. Tente trazer um mix harmônico de acessórios e soltar a imaginação nas novas formas de usar.
Bolsa Baguette
O modelo foi popularizado por Carrie Bradshaw em Sex in the City e inspirou uma legião de fãs fashionistas que consideram o modelo perfeito para usar no dia-a-dia. Para experiência nostálgica de verdade, aposte nos monogramas ou nas memoráveis collabs com Takashi Murakami.
Lentes transparentes
As lentes transparentes estão de volta aos holofotes com aquela vibe em que o óculos traz uma pegada statement para o lookinho que dá match com bandanas e chockers que carregam a essência do estilo da virada do milênio.