Pets: como fica a audição dos cães com os fogos de artifício
Saiba como proteger a audição dos pets dos fogos de artifício neste final de ano
Com a audição muito mais sensível que a dos humanos, os pets sofrem principalmente agora com a chegada das programações para o Réveillon, festas e até mesmo em tempos dos campeonatos de futebol. O medo de fogos de artifício é muito comum nos bichinhos e principalmente nos cães, que ficam mais apreensivos com o estresse causado pelo barulho.
Mas, é possível contornar algumas situações com pequenos cuidados. Para nos ajudar a esclarecer e compartilhar algumas dicas, consultamos a médica veterinária e pesquisadora colaboradora do núcleo de pesquisa e desenvolvimento da DROGAVET Farah de Andrade, que explica como evitar o sofrimento dos cãezinhos principalmente agora no fim do ano. Vamos conferir?!
Por que o barulho dos rojões incomoda tanto os cachorros?
Os cães possuem uma audição muito mais sensível e aguçada do que a nossa. E os fogos de artifício e rojões causam barulhos de nível elevado, fazendo com que o animal fique agitado, se estresse e, muitas vezes, fique até traumatizado.
A audição dos cães é mais sensível que a dos humanos? Por quê?
A audição dos cachorros quando comparada com a dos seres humanos é diferente, sendo que a dos cães é bem mais abrangente. Portanto, sons a partir de 20.000 Hz (sons muito agudos), que nós humanos não somos capazes de ouvir, deve ser suficiente para que os cães já se sintam muito incomodados com o barulho.
Em períodos de festas de final de ano ou em dias de jogos de futebol, costumamos ouvir os famosos fogos de artifício e bombas, que incomodam os cãezinhos. O que pode ocasionar aos animais?
É muito importante que o animal não esteja sozinho no momento em que as queimas estiverem ocorrendo, pois o pet pode achar que está em perigo e pode tentar escapar de casa, podendo provocar machucados leves ou até profundos, acidentes e até mesmo levar a óbito. Os animais que apresentam epilepsia, por exemplo, o barulho pode servir de gatilho para desencadear uma crise.
Existe alguma forma de impedir que o meu animal sofra com o barulho dos fogos?
É muito importante que o tutor consiga ajudar a acalmar o pet e fazer com que ele se sinta seguro até que se finalizem as queimas. Como, por exemplo, não deixar o pet sozinho, criar um ambiente calmo onde o cão se sinta seguro, dar medicações quando necessário e sempre sob orientação veterinária.
Quais sinais são possíveis de serem notados quando o cão está perdendo a audição?
A perda de audição em animais de estimação é um problema que os donos devem estar atentos. Se no dia a dia, o seu pet não está respondendo aos seus comandos, está latindo ou miando alto demais ou não está notando a chegada de outras pessoas em casa, é o momento de estar em alerta e levar para uma consulta.
Nos cães, a surdez fica muito perceptível no dia a dia, com latidos frequentes e altos (muito comum em cachorros surdos), comportamento assustado ou agressivo quando o dono o toca, desobediência do chamado e falta de interação apenas pelo som da sua voz.
Qual é a melhor forma de melhorar a qualidade de vida dos animais que perdem a audição e quais adaptações podem ser feitas no dia a dia?
A surdez em cães pode causar algumas debilitações, porém, pode ser suprida quando aguçamos outros sinais. Por exemplo, o olfato dos cachorros é bem apurado, uma ótima ideia é estimular o pet a encontrar objetos específicos pelo cheiro.
Outra opção é estimular o campo visual dele com brincadeiras de cores, objetos e gestos, por exemplo, sempre que o cachorro faz algo positivo, faça um carinho e como recompensa, ofereça petiscos, essas são algumas formas de aguçar os outros sentidos do cão.
Nunca aborde o seu cachorro por trás, ele pode se assustar e acabar te machucando.
Como acostumar o cachorro ao barulho dos fogos?
Uma técnica muito útil para acalmar os pets na queima de fogos de artifício, é criar um ambiente onde eles tenham a sensação de segurança. Fechar portas, janelas e cortinas, além de colocar petiscos, comida, brinquedos e até feromônios, são uma boa opção para atrair o bichinho até o cantinho seguro, por exemplo.
Existem também alguns remédios que podem ajudar. Esses produtos não vão sedar o animal, mas vão ajudá-los a ficarem mais tranquilos para irem se acostumando ao barulho, no entanto, o tutor precisa consultar um veterinário de confiança para que ele possa avaliar qual é a melhor opção para cada caso.
Outra técnica que ajuda muito a acalmar os pets, é acostumá-los aos barulhos mais altos, expondo o animal a uma caixa de som, por exemplo, e ir distraindo o bichinho com petiscos e brinquedos. À medida que ele se acostuma, é possível, de forma lenta, ir aumentando o volume.
Dicas do que fazer na hora dos fogos:
A principal forma de proteger o cachorro dos fogos é não deixá-los sozinhos e mantê-los em um ambiente seguro e fechado para evitar acidentes. Além de condicioná-lo ao som alto, diariamente, pelo menos um mês antes das festas.