Amal Clooney assume novo cargo no Ministério do Exterior da Inglaterra
Amal Clooney foi nomeada pelo governo como enviada especial do Foreign e Commonwealth Office. Na sexta-feira (5 de abril), o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, anunciou que Amal se tornará seu enviado especial para defendar a liberdade da mídia.
Amal é uma advogada com um impressionante histórico de luta em casos de direitos humanos. Neste novo papel dentro do escritório estrangeiro, ela também presidirá um painel de especialistas jurídicos que terão a tarefa de apoiar os países a mudar as leis "ultrapassadas e severas demais".
O grupo examinará as iniciativas e políticas legais que podem oferecer conselhos aos governos que desejam melhorar a liberdade de imprensa, bem como cumprir as leis existentes que protegem os jornalistas.
O novo papel e painel foi criado depois que 2018 foi registrado como o ano mais perigoso registrado para jornalistas, com 99 repórteres mortos, 348 detidos e 60 mantidos como reféns.
Com seu novo trabalho, que será realizado de forma pro bono, Amal disse que ficou "honrada" por ter recebido o cargo. A experiência profissional dela na área inclui a representação de dois jornalistas da Reuters que haviam sido detidos em Mianmar enquanto informavam sobre a crise de Rohingya em 2018. Ela também trabalhou com sucesso para a libertação de dois jornalistas da Al Jazeera que estavam presos no Egito.