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Ana Girardot em entrevista exclusiva para a L'Officiel Brasil

Enfant terrible! Ana Girardot escolheu ser atriz mesmo sem a aprovação dos pais. E, aos 33 anos, também diretora, colhe os frutos desta opção tão acertada

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Vestido, colar e luvas Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)

Nascida em 1 de agosto de 1988, em Paris, Ana Girardot é filha de atores, neta de pintores (ela é filha do ator francês Hippolyte Girardot e da atriz Isabel Otero, e neta dos pintores Antonio Otero e Clotilde Vautier). A arte faz parte da sua vida desde muito cedo. “Meus pais compartilharam comigo sua paixão pelas artes, cinema e arquitetura. Lembro-me de ir com eles desde cedo a museus, cinema ou teatro e fazer muitas perguntas sobre como uma tela era pintada e como um filme era feito. E ainda me surpreende”, diz. Mais tarde, quando visitava seus pais em um set de filmagem, se sentava em um canto e observava por horas como a equipe trabalhava em conjunto no processo de fazer o filme. “Desde que sou atriz, acho que uma parte de mim estava se sentindo um pouco frustrada por não estar envolvida no processo tanto quanto eu gostaria. Quando eu era adolescente, adorava pegar minha câmera e fazer filmes no meu quarto, usando meu gato e meus brinquedos como atores. É um sentimento forte em que você se torna viciado: ter algo em mente e torná-lo realidade é para mim um pequeno milagre de vida. Acho que esse sentimento circula na minha família. Todo mundo trabalha no cinema ou na arte.”

Trench, jumpsuit, colar e brincos Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)

Ouvi dizer que seu pai a aconselhou a não seguir a carreira de atriz. Por quê? Você imaginou fazer outra coisa com sua vida além de atuar e dirigir?
Acho que meu pai queria que eu fosse para a universidade. Mas eu não estava à vontade na escola, tudo que eu queria era sair de Paris e viver minha vida, ser independente. Eu não contei a ninguém que queria ser atriz até o meu ano de formatura. Mas foi naquele ano que conheci um professor incrível em Nova York e ficou claro, eu ia me mudar para lá para fazer aulas e me tornar atriz.

Como o trabalho de uma atriz influencia o de um diretor – e vice-versa?
Como ator, você tem uma enorme responsabilidade quando assume um papel. É através de você que o diretor será capaz de transmitir as emoções. Mas como diretor você tem uma responsabilidade ainda maior. Você precisa ser capaz de explicar essas emoções ao ator para que ele possa fazer bem o seu trabalho. Eu acho que um diretor deve sempre tentar uma vez atuar em um filme e o ator escrever um roteiro para que eles possam se entender. Quando dirijo, estou totalmente engajada no que faço, desde o momento em que acordo até dormir. Como ator, o ritmo vem e vai. Você compartilha emoções com seu personagem e os outros atores. Você passa por essa jornada de emoções. É totalmente diferente. Acabei de fazer um filme com uma diretora incrível, Anissa Bonnefont. Ela me envolveu desde o início da aventura, me tratou como uma parceira. Foi incrível!

Qual é a sua relação com a moda?
Eu sempre amei moda. Eu tive minha primeira paixão por moda através de filmes. Especialmente aqueles com Audrey Hepburn e todos os lindos vestidos dos longas de Hollywood dos anos 1950 e 1960. Os figurinos são para mim tão importantes no cinema. Dizem tudo sobre a personagem! Eu realmente amo explorar meu personagem com o figurinista. Ela se esconde ou gosta de ser vista? Ela gosta do corpo dela ou não? O que aquele suéter significa para ela? Amo desfiles de moda, é sempre um momento louco, que envolve o trabalho de tanta gente. O último que vi foi o Saint Laurent no Trocadéro! Eu estava alucinada! Eu amo me arrumar, mas não ligo muito para tendências. Adoro mulheres que têm estilo e não têm medo de arriscar.

Vestido e braceletes Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)

Quais são as causas que a movem? Quais são suas paixões?
Crianças e jovens são para mim a causa mais nobre. Igualdade de acesso para todas as crianças do mundo receberem educação, cuidados e atenção. O cinema é uma maneira maravilhosa de ensinar a vida a crianças ou adolescentes. Eu adoraria organizar um evento que trabalhasse nisso. Ensinar aos mais novos como fazemos filmes, o que podem fazer com o que têm.

A beleza da mulher francesa é desejada em todo o mundo. Quais truques de beleza fazem seu estilo?
Acho que o que as pessoas adoram nas francesas é o visual que elas têm sem “fazer” nada. Comemos croissant, fumamos cigarros, bebemos vinho, não usamos maquiagem e o penteado grita “acordei assim”. Eu uso o creme Embryolisse da minha mãe, só coloco isso, o spray da Violette e um pouco de máscara para cílios et voilà! Eu tenho que parar de fumar logo se eu quiser que essa seja minha rotina para sempre. Também faço massagens faciais com Sophie Carboni. É tudo o que você precisa antes de um filme ou de uma filmagem. Devo dizer que amo, amo, amo como as brasileiras também têm essa beleza muito fácil, são as mulheres mais lindas do mundo! Lembro que tinha uma foto da Sônia Braga no meu quarto quando era adolescente! Ela era a perfeição!

Como você usa as redes sociais? Você entende que elas estão destinadas a se aproximar? Invadir? Para democratizar?
Adoro descobrir novos artistas, fotógrafos, diretores. Porém tenho uma relação de amor e ódio com as redes. Toda semana eu quero fechar minha conta e excluí-la. Mas você sente que precisa disso para o trabalho também. Para compartilhar seu último filme, fazer sua própria promoção. Sinto-me sobrecarregada com informações e fatos quando dedico muito tempo a eles...

O sucesso leva à autoconfiança ou é a autoconfiança que leva ao sucesso?
Ambos ! Para alcançar o que você tem em mente precisa visualizá-lo, para já ter sucesso em sua mente. Você precisa ter confiança para convencer as pessoas a seguir o seu caminho. E quando as pessoas seguem o seu caminho, você se sente mais confiante.

Quais são seus novos projetos para 2022/23?
La maison, de Anissa Bonnefont sai na França em novembro e mundialmente, logo depois. Outro projeto é Mme de Sevigne, de Isabelle Brocatt com Karin Viard. Também dirigi um filme digital, ainda é muito secreto, que deve sair em setembro. Agora tenho uma produtora chamada “Chapeau Filmes” e temos grandes desafios chegando!

All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
Bolsa e luvas Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
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All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)
All look Saint Laurent (Fotos: Nicolas Wagner)

Crédito
Fotos: N
icolas Wagner
Direção de moda: Alexandra von Bismarck
Edição de moda: Lucio Fonseca
Texto: Karina Hollo
Maquiagem: Aya Fujita
Cabelo: Paolo Ferreira
Produção de moda: Flavia Agnès.
Nails: Samela Mattos. 
Assistente de foto: Matei Focs. 
Agradecimento: Mob House (St. Ouen)

 

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