De Rihanna a Ariana Grande: veja as celebs que se uniram aos protestos dos Estados Unidos
O coronavírus ainda não se despediu de nós, mas as ruas dos Estados Unidos estão cheias. O motivo? Algo muito além do que a necessidade global de ficar em casa: a justiça e luta contra o racismo. Desde o dia 25 de maio, quando o americano George Floyd foi morto em Minnesota por um policial branco mesmo depois de falar que não conseguia respirar, as coisas ficaram claras: estava na hora de bater de frente. Com isso, multidões em diversas cidades americanas estão unindo forças e contaram também com celebridades para apoiar o movimento.
Nomes como Camila Coelho, Jennifer Lopez, Tinashe, Ariana Grande, Emily Ratajkowski, Tessa Thompson e Timothée Chalamet foram vistos nas ruas, protestando. Enquanto isso, outros nomes como Beyoncé, Rihanna e Tracee Ellis Ross usaram suas redes sociais e toda a sua visibilidade para se posicionarem sobre a situação. Veja mais a seguir:
Além desses artistas, diversos outros usaram as suas redes sociais para poder falar sobre o assunto.
Taylor Swift
Taylor Swift usou o seu Twitter para se pronunciar sobre o presidente Trump, tendo como resultado o seu post com mais likes na história. Na postagem ela fala “Depois de alimentar o fogo da supremacia branca e do racismo em toda a sua presidência, você tem a coragem de fingir superioridade moral antes de ameaçar a violência? "Quando o saque começa, o tiroteio começa? Vamos votar em novembro”.
Cynthia Nixon
A atriz compartilhou em seu Twitter uma imagem fazendo uma doação de $1.000,00 para o Minesotta Freedon Fund.
Sophie Turner
A atriz compartilhou em sua conta de Instagram uma imagens de um protesto. Em um vídeo, também divulgado por seu marido Joe Jonas, é possível ver Turner ajoelhada enquanto pessoas gritam “No justice, no peace” (Sem justiça, sem paz). Em outra imagem, Sophie mostra a placa que levou ao protesto escrito “Silêncio branco é violência”.
Zoë Kravitz
Zoë divulgou em sua conta de Instagram uma foto com a legenda “Go Ahead London!” na qual ela está em um protesto segurando uma placa com a frase “Querida América ‘não consigo acreditar no que você diz, porque eu vejo o que você faz’ - James Baldwin”.
Laura Dern
A atriz participou esta semana de protestos em Los Angeles e compartilhou em seu Instagram imagens do dia. Em um vídeo é possível ouvir barulhos de buzina de carro, enquanto diversas pessoas estão reunidas com placas na mão, enquanto isso, em outro vídeo é possível ouvir uma voz feminina gritando “Diga o nome dele!” e manifestantes respondem “George Floyd!”.
Jennifer Lopez
Jlo e Alex Rodriguez se juntaram aos protestos que aconteceram na Hollywood & Vine, compartilhando imagens em suas contas de Instagram. Um vídeo mostra Lopez segurando uma placa escrito “BLM #enoughisenough”, enquanto Arod levava uma placa “Vamos falar alto para que a vida negra importe”. Na legenda, Jennifer conta que as placas foram feitas por Emme e Maximilian, seus filhos, “este país foi construído com base na crença de liberdade e justiça para todos. Devemos defender o que acreditamos e lutar contra as injustiças neste mundo. Então, continuamos a protestar pacificamente até que haja mudanças.”
Camila Coelho
A influenciadora brasileira compartilhou imagens participando de um protesto pacífico em West Hollywood, na Califórnia. Nas imagens Camila segura uma placa que diz “Ficar em silêncio é ser racista”, e em sua legenda conta: “Foi poderoso e tão inspirador ver uma multidão tão diversa, de milhares de pessoas, juntos, usando a voz para combater o racismo!”.
Tinashe
A cantora compartilhou no Twitter imagens suas nas ruas com a placa “Black Lives Matter”.
Jaz Sinclair, Skye Marshall e Ross Lynch
Os três atores da série "O estranho mundo de Sabrina" estiveram juntos nos protestos e compartilharam fotos segurando um cartaz que dizia “Black Lives Always Mattered” (vidas negras sempre importaram).
Ariana Grande
A cantora não divulgou suas fotos durante o protesto, entretanto, usou sua conta no Twitter para compartilhar diversas informações sobre o movimento e foi vista por fãs que compartilharam sua foto.
“Ariana Grande é uma das maiores artistas do mundo. Ela não apenas usou sua plataforma para expressar sua raiva e dor pelo que está acontecendo, mas também participou das ruas com o resto dos manifestantes” conta o usuário @anthspears
Emily Ratajkowski
A modelo divulgou uma foto sua com uma placa escrito “abaixo às estruturas de poder de opressão”.
Halsey
A cantora compartilhou a notícia de que a polícia estava usando balas de borracha contra os protestantes: “dispararam balas de borracha contra nós. Nós não passamos a linha. As mãos estavam levantadas, imóveis, e eles usaram gás e atiraram”. E divulgou depois que ela estava bem e não havia sido presa. “Mas muitos de nós não estão seguros e muitos de nós estão em custódia”.
Tessa Thompson
A atriz divulgou um vídeo de protestantes falando “essa é nossa América!”
Michael Jordan
O jogador foi visto protestando nas ruas.
Nick Cannon
O cantor compartilhou em sua conta de Instagram uma foto em meio a um protesto usando um moletom escrito “Por favor, não consigo respirar”.
Beyoncé
A cantora compartilhou em sua conta de Instagram um vídeo emocionante. “Precisamos de justiça para George Floyd. Todos testemunhamos seu assassinato em plena luz do dia. Estamos quebrados e com nojo. Não podemos normalizar essa dor. Eu não estou falando apenas com pessoas de cor. Se você é branco, preto, marrom ou qualquer coisa no meio, tenho certeza que você se sente sem esperança pelo racismo que está acontecendo nos Estados Unidos no momento. Chega de assassinatos sem sentido. Chega de ver as pessoas de cor serem menos do que humanas. Não podemos mais desviar o olhar.”
Rihanna
A cantora compartilhou em sua conta de Instagram uma foto de George Floyd e conta: “nos últimos dias, a magnitude da devastação, raiva, tristeza que senti foi esmagadora, para dizer o mínimo! Ver meu povo ser assassinado e linchado dia após dia me levou a um lugar pesado no meu coração! A ponto de ficar longe das redes sociais, apenas para evitar ouvir novamente a agonia de gelar o sangue na voz de George Floyd, implorando repetidamente por sua vida!"
“Se assassinato intencional é a conseqüência adequada para "drogas" ou "resistir à prisão" ... então qual é a conseqüência adequada para assassinato?” conta.