Kate Middleton aparece para o Dia das mães no Reino Unido
A Princesa de Gales surgiu em imagem capturada pelo Príncipe William ao redor dos filhos para celebrar a data comemorativa
Kate Middleton, 42, pode estar se recuperando da cirurgia abdominal a qual foi submetida, mas também está cercada de amor para comemorar o Dia das Mães no Reino Unido.
Neste domingo (10.03), a Princesa de Gales apareceu, em foto tirada pelo Príncipe William, cercada por seus três filhos – Príncipe George, 10, Princesa Charlotte, 8, e Príncipe Louis, 5. Esta foi sua primeira aparição desde que iniciou seu período de recuperação pós-cirúrgico em 16 de janeiro.
Em seu perfil oficial no Instagram, a imagem da família real é acompanhada por uma mensagem de agradecimento ao público pelo apoio e pelo desejo de felicidades a outras famílias no Dia das Mães. “Obrigada por seus votos gentis e apoio contínuo nos últimos dois meses. Desejando a todos um Feliz Dia das Mães”, escreveu Kate na legenda do post. No alegre momento captado, Kate Middleton está sentada em uma cadeira com seus três filhos ao redor, enquanto George a abraça por trás.
Esta foi a primeira vez em que uma foto de família tirada pelo Príncipe William foi divulgada oficialmente. Na maioria das vezes, Kate é quem está por trás dos cliques de momentos especiais em família. A celebração do Dia das Mães ocorreu após a primeira aparição pública da princesa de Gales desde sua cirurgia em 4 de março, quando ela foi vista em um carro com a mãe, Carole Middleton, 69, perto de sua casa em Windsor. O episódio marcou sua primeira aparição desde 25 de dezembro.
Data Especial
Diferente do Brasil, o Dia das Mães no Reino Unido é comemorado no quarto domingo da Quaresma. A origem da data remonta aos simbolismos históricos e à união dos costumes cristãos e pagãos na cultura inglesa.
A data coincide com o Festival de Hilária, em honra da deusa Cibele, conhecida como a Grande Mãe (Magna Mater), comemorado em Roma e na mesma época do equinócio da Primavera que marca o final do inverno. No século XVI, os fiéis voltavam à paróquia onde foram batizados para visitarem suas mães. Hoje, filhos e netos se reúnem com a família para visitar a matriarca, levando flores, cartões e guloseimas.
Recuperação
Kate Middleton passou 13 dias na Clínica de Londres antes de voltar para casa e cumprir seu período de recuperação. Em nota oficial, o palácio disse que a monarca não retornaria às funções públicas até a Páscoa, ao menos.
No momento da cirurgia, o Palácio de Kensington disse: "A Princesa de Gales aprecia o interesse que esta declaração irá gerar. Ela espera que o público compreenda seu desejo de manter o máximo possível de normalidade para seus filhos; e seu desejo que suas informações médicas pessoais permanecem privadas", declarou o comunicado. “O Palácio de Kensington, portanto, só fornecerá atualizações sobre o progresso de Sua Alteza Real quando houver novas informações significativas para compartilhar”, finalizou o recado oficial.
Ainda que o breve comentário do palácio tenha afirmado que Kate Middleton "continua bem" em sua recuperação, e de sua recente aparição com sua mãe, uma fonte próxima à realeza britânica descreveu à People a falta de informação e o silêncio sobre a condição da Princesa de Gales.
“Ela é a MVP (Minimum Viable Product, o produto mínimo viável, em português) deles, sem dúvida”, disse a historiadora real Amanda Foreman à People. "Ela é, em muitos aspectos, a mais parecida com a falecida Rainha". A estudiosa da realeza emprestou o termo do mundo corporativo que significa a “versão mais simples e enxuta de um produto”, relacionando Kate Middleton à falecida Rainha Elizabeth II. A biógrafa real Sally Bedell Smith acrescentou: “Ela é tão central para a monarquia e para o futuro”.
O sogro da princesa Kate, o rei Charles III, de 75 anos, também foi atendido na Clínica de Londres no início deste ano, na ocasião em que foi submetido a um procedimento para corrigir um aumento benigno da próstata. Desde então, o monarca anunciou que está em tratamento contra o câncer.