Instagram: por que as celebridades estão sendo bloqueadas na rede?
Após o MET Gala, diversas celebridades foram bloqueadas no Instagram
Após o Met Gala, que aconteceu no último dia 06.05, diversas celebridades passaram a perder milhares de seguidores nas redes sociais. Na porta do evento, que aconteceu na cidade de Nova York, aconteciam protetos pró-Palestina - referente ao conflito entre a Palestina e Israel em Gaza.
Ao chegar no evento, a influenciadora Haley Baylee Kalil gravou um vídeo pronunciando a frase “let them eat cake”, que supostamente teria sido dita por Maria Antonieta ao saber que o povo francês não tinha pão para comer, enquanto ela vivia uma vida luxuosa. Logo, Kalil teria tirado ironizado a situação que acontece em Gaza, debochando da situação do povo palestino.
A influenciadora excluiu o vídeo postado no TikTok, que já somava mais de 21,6 milhões de visualizações e 3,6 milhões de curtidas. Isso acabou gerando uma “guilhotina digital”, conhecida por ser um movimento para que seguidores bloqueiem contas de celebridades, marcas e patrocinadores que participaram do luxuoso Met Gala, mas que em nenhum outro momento se posicionam em relação ao conflito entre Palestina e Israel.
Kim Kardashian, por exemplo, já perdeu mais de 9 milhões de seguidores em suas redes sociais. Juntas, Selena Gomez e Kylie Jenner já perderam mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, enquanto Zendaya perdeu mais de 100 mil. No TikTok, a contra por trás desse movimento se apresenta com o login @blackout2024 e expõe quais celebridades não se manifestaram sobre o conflito.