Pop culture

Simony rebate insinuações de culpa pelo diagnóstico de câncer

Cantora desabafou sobre o episódio nas redes sociais

clothing glove brown hair hair person adult female woman highlighted hair blonde
Simony | Foto: Reprodução/ Instagram @simonycantora

Nesta última sexta-feira (30.08), a cantora Simony, 48, desabafou em seu perfil oficial do Instagram sobre a insinuação de que ela seria a culpada por seu diagnóstico de câncer nos últimos anos.

Em uma postagem com uma legenda bastante extensa, Simony revelou que ficou chateada com o episódio. Ela ainda fez severas críticas às pessoas que concordam com este tipo de pensamento sobre a doença. A cantora recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em junho de 2022 e enfrentou uma jornada em direção à cura alcançada. O diagnóstico deixou alguns episódios marcantes em sua vida.

 

Na postagem, Simony foi bem objetiva quando se referiu aos sentimentos e às sensações de quem é diagnosticado com a doença e ainda rebateu os comentários que recebeu. "Não culpe quem está doente. É doloroso e profundamente injusto quando alguém insinua ou afirma diretamente que uma pessoa com câncer é culpada por sua própria doença, sugerindo que o câncer é uma consequência de mágoas guardadas ou de uma suposta incapacidade de perdoar”, escreveu ela.

 

A cantora também afirmou que esse posicionamento, adotado por quem a atacou, não é verdadeiro. "Essa perspectiva não apenas falta com a verdade, mas também é cruel, pois ignora a complexidade e a multifatorialidade dessa doença devastadora. A ideia de que uma pessoa 'causou' seu câncer por meio de seus sentimentos ou emoções é uma distorção perigosa. A ciência nos mostra que o câncer resulta de uma combinação de fatores, como genética, exposição a substâncias cancerígenas, estilo de vida e, muitas vezes, fatores além do controle da pessoa. Reduzir tudo isso a uma questão de culpa pessoal é desumanizante e cruel”, desabafou Simony com sinceridade.

 

A cantora também apontou as ações que podem ser feitas para as pessoas com a doença. Para ela, culpar o diagnosticado pode ajudar a agravar o quadro clínico. "Ao invés de oferecer empatia e suporte, essa acusação cria uma barreira de isolamento e vergonha, levando a pessoa a se sentir ainda mais vulnerável e sozinha em sua luta", escreveu ela.

 

Simony continuou o desabafo e explicou sobre os processos emocionais pelos quais o paciente passa em sua jornada com a doença. "Essa postura também reflete uma falta de compreensão sobre a natureza do perdão e do processo de cura emocional. Perdoar é uma jornada pessoal, que pode ser complexa e demorada, e que nem sempre tem um impacto direto na saúde física. Colocar a responsabilidade da doença nas costas do paciente é impor uma carga emocional desnecessária, que pode dificultar ainda mais o processo de enfrentamento da doença”

Entre 2022 e 2023, Simony passou pelo tratamento de câncer no intestino. Nos últimos dias, ela comemorou 10 meses da remissão da doença.

 

Tags

Posts recomendados